
Qual será o futuro do mercado automotivo? Na visão dos investidores, parece que ainda está atrelada aos carros elétricos. O banco Goldman Sachs, um dos maiores em investimentos do mundo, está orientando seus clientes a investir em ações de marcas e empresas focadas nesse segmento.
O motivo é a queda expressiva nas vendas de carros comuns, que afetará diretamente os fabricantes tradicionais. No caso de empresas direcionadas aos carros elétricos e tecnologias, o horizonte a longo prazo parece melhor. Empresas como Tesla e Aptiv são indicadas para investimento, servindo como exemplos do banco.
Com o custo de propriedade caindo ao longo dos anos, os carros elétricos surgem como uma forma de mudança depois da pandemia, algo que ficou bastante evidente em seu surgimento em larga escala após a crise mundial de 2008.
Na ocasião, produtos como Nissan Leaf, Chevrolet Volt e até mesmo a Tesla, ganharam impulso e fizeram o mercado mundial chegar ao atual momento. A visão é que a partir de agora, eficiência e preço farão com que os carros elétricos alcancem os consumidores de massa nos próximos anos.
O custo maior de desenvolvimento de modelos a gasolina e diesel, pressionados por legislações ambientais mais rígidas, também será um impulsionador para a troca de carros com motor a combustão, beneficiando diretamente os elétricos. Mesmo com o petróleo em seu menor nível de preço em muitos anos.
Em 2019, apenas 2% do mercado mundial era preenchido por carros elétricos, mas a projeção é que esse percentual alcance 15% em 2030. No caso das empresas indicadas pelo Goldman Sachs, a Tesla é tida como a principal marca em nível global.
Com recuperação acelerada na China, a Tesla coloca no mercado o Model Y, crossover com potencial maior de vendas que o irmão Model 3. Já produzindo em grande volume, a marca americana é tida como sólida, com imagem forte e prazos longos de investimentos, com lançamentos de produtos bem espaçados.
A Aptiv produz peças e componentes para carros elétricos e é outra empresa que está no alvo do banco de investimentos, já que a tendência é que a carteira de clientes e pedidos aumentem exponencialmente nos próximos anos. Até a chinesa XPeng, que recebeu aporte da Xiaomi, também é indicada como um destino para aplicação de recursos.
[Fonte: FCE]
© Noticias Automotivas. A notícia Investidores são orientados a investir em marcas de carros elétricos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Investidores são orientados a investir em marcas de carros elétricos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário