A Yamaha sempre teve uma pé no mundo automotivo, embora nunca tenha se convertido de fato em um fabricante regular de automóveis. Seu forte continua sendo motos, dispositivos de força e instrumentos musicais.
Contudo, geralmente quando a Yamaha decide flertar com as quatro rodas (sem ser a bordo de seus ATV´s), a coisa fica bem interessante e assim seria com uma parceira encerrada no ano passado.
Gordon Murray, ex-engenheiro da Fórmula 1 e criador de alguns projetos interessantes sobre quatro rodas, havia fechado uma parceira com a Yamaha para colocar no mercado mundial um carro esportivo compacto.
Há uma década, a Yamaha se lançava novamente na ideia de fazer um carro de produção em série e com ajuda de Murray. Em cinco anos, o projeto evoluiu e chegou ao conceito Sports Ride (foto mais abaixo).
O pequeno esportivo de linhas sinuosas não passou da fase de conceito e desapareceu nos anos seguintes. Contudo, ele não seria exatamente como estava sendo mostrado ao público de Tóquio de 2019.
Um registro de patentes em nome da Yamaha mostra que o projeto era bem mais consistente e estava realmente perto de ver a luz, num formato mais realista que o conceito visto.
Este pequeno esportivo se mostra agora em desenhos industriais, em todas as vistas. O cupê de dois lugares tem um visual bem interessante, com frente em cunha e faróis em forma de gota, tendo uma cara de superesportivo.
A parte frontal ainda agrega entradas de ar laterais para freios e parte da refrigeração, já que o motor é central. O para-brisa amplo tem um único limpador, enquanto as portas possuem maçanetas retráteis, melhorando a aerodinâmica.
Pequenas entradas de ar podem ser vistas no capô e no teto, enquanto a traseira tem uma vigia ampla com segmentos que se abrem junto com a tampa do cofre do motor.
Entradas de ar menores são vistas nas colunas B, enquanto a base das laterais tem aberturas maiores para arrefecimento do propulsor. A traseira dispunha ainda de aerofólio integrado, lanternas circulares e difusor de ar pronunciado, com escape centralizado e circular.
Não dá para saber se por dentro, ele seguia o mesmo estilo do conceito. De qualquer forma, dá para imaginar esse pequeno carro de 4 metros ou menos com motor 1.0 Turbo de três cilindros.
Ele poderia começar em 100 cavalos no Japão e com uma opção 1.5 Turbo de três cilindros alcançando 150 cavalos ou indo além, no mercado internacional.
Manual de seis marchas ou com dupla embreagem de sete velocidades, seria interessante em muitos lugares. Uma versão roadster também seria apreciável.
Yamaha Sports Ride Coupé – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Este é o esportivo da Yamaha com Gordon Murray que foi cancelado é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Este é o esportivo da Yamaha com Gordon Murray que foi cancelado publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário