
Quando se fala em Itália, uma das marcas mais lembradas do país é a Fiat. Isso é mais que natural, afinal, é a principal montadora de veículos da península e praticamente domina o setor automotivo local, porém, não exatamente em market share.
No mês de março, a marca de Turim caiu para seu menor nível histórico: 9,9% de participação nas vendas. Com o coronavírus devastando o país, as vendas caíram 91% na Itália, só na segunda quinzena do mês passado. O volume interno caiu 85%.
Diante disso, a Fiat desabou de forma expressiva no mês passado. O motivo é a falta de investimento na programação diante da situação que se impôs. Com lojas fechadas, a marca não conseguiu buscar uma alternativa eficiente diante da quarentena, tendo assim uma resposta ruim do mercado.
Contudo, ela não é a única, pois, várias marcas europeias foram pegas de surpresa com o rápido avanço da Covid-19 e no imediatismo da instauração de quarentena na maioria dos países. Algumas pensaram rápido e iniciaram vendas online e entrega doméstica de seus carros, como é o caso da Citroën, por exemplo.

Ainda assim, a perda de espaço da Fiat em sua própria casa não é tão expressiva se comparado ao desempenho da marca anteriormente. No primeiro bimestre, ainda sem efeito do coronavírus, ela tinha só 17%. No ano passado, a média ficou em 15%. Isso foi pouco menos que aqui, onde a empresa tem seu maior mercado com 13,77% de market share em 2019.
Mesmo assim, a Fiat Chrysler – como grupo industrial – domina mais de 50% do mercado italiano, que viu a Fiat ficar abaixo de 40% em 1990. Oito anos depois, a presença caiu para menos de 30% e assim foi caindo até 21% na época que Marchionne assumiu, no caso, em 2004. Até 2017, o market share se manteve nesse patamar.
Com lineup reduzido (só tem 3 modelos) e sem investimentos em produtos mais modernos, a Fiat viu seu alcance reduzido com maior concorrência de marcas estrangeiras. A VW ficou em segundo com 8,1% de participação com 2.316 unidades ante 2.794 da italiana.
[Fonte: Auto News/Focus2Move]
© Noticias Automotivas. A notícia Fiat despenca para 9,9% de market share na Itália é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Fiat despenca para 9,9% de market share na Itália publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário