A Daihatsu é uma marca japonesa que já esteve presente no mercado brasileiro nos anos 90, trazendo modelos como Charade, Feroza, Cuore e o famoso Terios, que quase retornou como um clone chinês.
Conhecida por seus carros compactos e baratos, a Daihatsu faz parte do grupo Toyota e tem boa presença no Sudeste Asiático, além do próprio Japão.
O fabricante tem uma série de modelos, mas um lançamento recente pode faze-lo retornar ao Brasil. Nesse caso, o Daihatsu Rocky, que é irmão gêmeo do Toyota Raize, lançado igualmente no Japão.
O produto tem enorme potencial em diversos mercados, em especial a Índia, onde sua categoria é tributada de forma especial, devido ao porte pequeno.
Com 3,995 m de comprimento, 1,695 m de largura, 1,620 m de altura e 2,525 m de entre eixos, o Rocky tem motor 1.0 Turbo de 98 cavalos e 14,3 kgfm. Sua proposta também é interessante para o Brasil, ao ponto da Toyota considera-lo como opção aqui.
Em entrevista para o site UOL, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, disse o seguinte sobre um possível retorno da Daihatsu ao Brasil: “A possibilidade existe”.
Ao ser questionado sobre o registro do INPI, relativo ao Daihatsu Rocky e sua vinda ao Brasil, o executivo peruano explicou:
“É uma das opções que nós temos. A Daihatsu é uma marca do Grupo Toyota que está focada em carros menores. Isso vai depender muito das condições de cada mercado, se vai dar pra introduzir a marca Daihatsu ou continuar com a marca Toyota”.
No mercado internacional, a Daihatsu tem uma boa gama de produtos, inclusive o Terios atual, que é um SUV bem maior que o modelo antigo, vendido aqui. Ele tem porte de Jeep Compass, mas leva sete pessoas. O hatch Ayla e o roadster kei Copen são outros da empresa.
A maior parte do portfólio, no entanto, são de kei cars, embora a marca venda o Daihatsu Altis, que nada mais é que um enorme Toyota Camry.
Para o futuro, a marca reserva um sedã compacto inspirado em cupê, chamado DN F-Sedan, que mede 4,20 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,43 m de altura e 2,51 m de entre eixos. Seu potencial também é bom.
Se vier, a Daihatsu provavelmente terá produção nacional e uma gama reduzida, porém, bem focada nos compactos, que representam a maior parte de nosso mercado. Mesmo nesse plano, a Toyota manterá o Etios.
[Fonte: UOL]
© Noticias Automotivas. A notícia Daihatsu: Toyota diz que existe possibilidade de retorno ao Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Daihatsu: Toyota diz que existe possibilidade de retorno ao Brasil publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário