segunda-feira, 20 de abril de 2020

Volkswagen chegou ao limite de SUVs, mas pode haver mais

Volkswagen chegou ao limite de SUVs, mas pode haver mais

Há pouco tempo, se você quisesse um SUV da VW, teria apenas duas opções: Tiguan ou Touareg. Por anos, essa dupla representou a marca alemã sozinha, até que a empresa percebeu que o tempo havia passado e o mercado expandido.

Daí, começou uma sequência de lançamentos e era SUV para todo lado, ostentando o logotipo da Volkswagen. Agora, parece que chegaram ao seu limite, de acordo com Frank Welsch, chefe de pesquisa e desenvolvimento de produto da alemã.

Com nada menos que 14 modelos em seu portfólio global, mas limitados a certas regiões, a Volkswagen diz agora que o número já é o suficiente, segundo Welsch.

Volkswagen chegou ao limite de SUVs, mas pode haver mais

Ao site britânico Autocar, ele disse: “Eu não acho que [o crescimento dos SUVs] acabou, mas temos o suficiente. Não precisamos de mais 10. Temos que cuidar. Precisamos ter um portfólio que seja eficiente como reprodutor de volume.”

Deu para notar que a VW ainda pensa em mais 10 modelos nesse segmento, sendo que pelo menos dois deles já podemos vislumbrar na forma do sucessor do Gol (A00) e de seu equivalente indiano, que terá plataforma MQB-A00 IN semelhante.

Pensando na rentabilidade, Welsch explica: “Se temos muitos modelos e vendemos 30.000 ou 40.000 unidades por ano, não podemos ganhar dinheiro. Vamos nos concentrar nos carros que podem ser bem-sucedidos”. De fato, um monte de produtos na prateleira para uma demanda não tão mais elevada, não se justifica mesmo.

Volkswagen chegou ao limite de SUVs, mas pode haver mais

O executivo da VW afirmou que alguns modelos serão podados mais adiante em detrimento de outros mais rentáveis, usando a plataforma MQB como matriz para dispor de uma gama equilibrada. Frank Welsch ainda disse: “Não acho que teremos mais carros do que hoje. Para SUVs, estamos representados em todos os segmentos ”.

Nesse último caso, devemos discordar, visto que abaixo de 4,00 m, marcas importantes como Toyota, Hyundai, Kia, Ford, Honda e outras, já possuem produtos que vão além do mercado indiano. Nos emergentes, a receita pode funcionar, enquanto na Europa, um crossover elétrico no lugar do up é uma consideração já vislumbrada.

Volkswagen chegou ao limite de SUVs, mas pode haver mais

Estes produtos, nessa visão de seleção “passo a passo”, como afirmado por Welsch, podem ganhar espaço de outros que apenas fariam número. Isso sem contar as pretensões elétricas com a família ID.

Então, o mais provável é que alguns produtos com motorização comum deverão sumir no decorrer do período. Com duas linhas para sustentar (combustão e elétrica), mais o mercado chinês sempre dobrando as opções por causa das sócias locais, o portfólio de SUV da VW continuará grande.

[Fonte: Autocar]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen chegou ao limite de SUVs, mas pode haver mais é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Volkswagen chegou ao limite de SUVs, mas pode haver mais publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário