quinta-feira, 23 de abril de 2020

Volvo e Daimler criam empresa para produção de células de combustível

Volvo e Daimler criam empresa para produção de células de combustível

A Daimler (dona das marcas Mercedes-Benz, Smart, Mercedes-AMG e outras) e a Volvo anunciaram na última quarta-feira (22) uma parceria para desenvolver, produzir e vender sistemas de células de combustíveis para automóveis pesados. Para isso, as duas fabricantes estão criando uma joint venture (empreendimento conjunto).

Volvo e Daimler serão parceiros no negócio e cada uma terá 50% de participação na nova empresa. Ambas ainda ressaltam que a joint venture irá funcionar de forma autônoma. Portanto, a sueca e a alemã continuam concorrentes em outros setores.

Para apostar nas células de combustível, elas acreditam que a parceria ajudará a reduzir custos, bem como acelerar a produção e introdução nos transporte pesados. Além disso, a união se tornou ainda mais significativa com a atual crise do coronavírus, para assim, conseguir atingir os objetivos “Green Deal” (Acordo Verde), que planeja uma Europa livre de emissões de carbono até 2050.

Volvo e Daimler criam empresa para produção de células de combustível

No escopo, Volvo e Daimler querem produzir veículos pesados com células de combustível em série. Outros usos ainda para o setor automotivo e não automotivo também fazem parte do negócio.

“Transporte verdadeiramente neutro quanto ao CO2 pode ser viabilizado com trens de força elétricos que utilizam energia proveniente de baterias ou por meio da conversão de hidrogênio em eletricidade”, ressaltou Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG. “Para que os caminhões possam trabalhar com cargas pesadas em longas distâncias, as células de combustível são uma resposta importante e uma tecnologia na qual a Daimler já adquiriu know-how substancial nas últimas duas décadas”.

A Mercedes recorda que existem duas formas principais de produzir o hidrogênio. Há o hidrogênio verde, que pode ser produzido na estação de gás localmente a partir da eletricidade, convertendo água em hidrogênio. O segundo é o hidrogênio azul, que é feito a partir do gás natural e usa a tecnologia de captação de carbono para produzir um combustível neutro.

[Fonte: Mercedes-Benz]

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