terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Alemanha: 410 mil postos de trabalho em risco com eletrificação

Alemanha: 410 mil postos de trabalho em risco com eletrificação

A Alemanha está preocupada com o impacto da eletrificação veicular na indústria do país. O governo federal criou um conselho consultivo para calcular o efeito da mudança no processo produtivo automotivo dentro das empresas e chegou ao número de 410 mil postos de trabalho perdidos nessa alteração.

O cálculo é até 2030 e somente sobre a produção de motores e transmissões para carros a combustão, a Alemanha perderá 88 mil empregos. O governo criou a Plataforma Nacional para o Futuro da Mobilidade (NPM) para estimar a perda de emprego no país por causa da eletrificação.

O cálculo foi feito com base no processo produtivo que envolve a fabricação de motores, sendo que um motor a combustão normal tem 1.200 partes, enquanto um elétrico tem apenas 200 peças. Além disso, a estimativa de 7 a 10 milhões de carros elétricos produzidos na Alemanha até o fim da década, reforça a projeção de perdas expressivas na indústria.

Outro fator é a elevação da automação, o que impacta diretamente na manutenção de vagas de empregos. Montadoras como a Volkswagen, por exemplo, pretendem inundar o mercado automotivo alemão com carros elétricos que, em geral, necessitarão de menos de mão de obra.

Alemanha: 410 mil postos de trabalho em risco com eletrificação

Além disso, outro incentivador é o custo de produção menor, sendo 30% no caso do ID.3 em relação ao e-Golf, por exemplo, o que estimula a construção de linhas de montagem mais automatizadas e modulares. A Alemanha se comprometeu a trocar 30% da frota por veículos elétricos até 2030.

O objetivo é cumprir um acordo ambiental com a União Europeia. Em transição, a indústria automobilística alemã enfrenta a dura realidade de ter de mudar seus processos para conversão para motores elétricos e baterias de lítio.

O setor de autopeças é um dos que mais sofrerá com as mudanças, já que o mercado de reposição logo estará estagnado por causa da demanda continuamente decrescente para peças e componentes automotivos de carros comuns.

[Fonte: Handelsblatt]

© Noticias Automotivas. A notícia Alemanha: 410 mil postos de trabalho em risco com eletrificação é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Alemanha: 410 mil postos de trabalho em risco com eletrificação publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário