A General Motors é ainda uma empresa bastante conservadora, porém, ela já vislumbra um mundo onde vender carro não será mais o negócio final. Nessa estratégia, a Cruise entra como uma parte importante dessa virada de mesa.
A Cruise lidera o projeto do Bolt autônomo e foi a autora de sua versão sem volante, que chocou muita gente quando a GM divulgou. Mas, isso é só o começo. O Origin é a bola da vez para a empresa, que diz abertamente que o produto já está pronto (e entrará) para produção. E o que é?
O Cruise Origin surge como um veículo de transporte urbano elétrico e totalmente autônomo, imerso completamente no Nível 5 de automação, quando não há lugar para um controle humano sobre o veículo. Feito para levar seis pessoas em um lounge convidativo, o produto não será vendido para terceiros.
É aí que a GM entra. Sem dar muitos detalhes, a Cruise diz que será proprietária dos veículos e terá seu próprio serviço de transporte de passageiros no meio urbano, obviamente centrado em um aplicativo que possibilita “pegar uma carona” num Origin que estiver mais próximo.
Sem motorista, volante ou pedais, o Cruise Origin prioriza os passageiros em um ambiente que deverá ser conectado. Mesmo retrovisores e limpadores de para-brisa foram removidos, afinal, as câmeras de alta resolução, GPS altamente preciso e os lasers da LiDAR – sem contar um poderoso software de fusão de dados – permitem ao carro “ver” ao redor.
De acordo com a Cruise, pessoas e mesmo objetos ocultos pela chuva, escuridão ou névoa podem ser identificados pelo Origin, que assim pode transitar sem problemas num ambiente real.
Pelo visto, esse é o primeiro passo para a GM definitivamente iniciar sua jornada para mudança de negócio, onde no futuro, a propriedade privada será trocada pelo uso de serviços como o do Origin, por exemplo.
Cruise Origin – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia GM: Cruise apresenta autônomo Origin pronto para produção nos EUA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
GM: Cruise apresenta autônomo Origin pronto para produção nos EUA publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário