Para esconder a idade do projeto, o Fox aposta em soluções estéticas e de acabamento. Uma das mais recentes investidas da marca é o Volkswagen Fox Xtreme, que nada mais é que um CrossFox “mais pelado”, sem estepe na tampa do porta-malas, por exemplo. Um dos destaques do carro é o custo-benefício.
Atual configuração mais cara da linha do compacto, o Fox Xtreme 2020 chama a atenção pela oferta de equipamentos e o visual mais atraente. Agrada também quem busca por um carro espaçoso e com posição de dirigir mais elevada, como nos SUVzinhos compactos.
Confira abaixo os principais detalhes do Xtreme:
Volkswagen Fox Xtreme – detalhes
Assim como aconteceu com o Volkswagen up!, o Volkswagen Fox sofreu um reposicionamento para não brigar com o irmão maior e mais moderno Polo. Teve a sua gama de versões “enxugada” e hoje está disponível em somente duas configurações: Connect e Xtreme, tal como o subcompacto up!.
O Fox Xtreme é o melhor Fox disponível atualmente dentro da área de 0 km nas concessionárias Volkswagen. Ele é praticamente um CrossFox sem estepe preso na tampa traseira e também sem suspensão elevada. Seu visual tem um misto de aventura com esportividade, se assim podemos dizer.
Por dentro, oferece um bom acabamento e também uma boa lista de equipamentos de série. Ele não é um dos mais baratos do segmento, com preço tabelado na casa dos R$ 57 mil, mas por outro lado não dispõe de qualquer opcional, diferente do rival Fiat Argo Trekking.
De série, ele é equipado com faróis auxiliares de tripla função (neblina, longo alcance e Cornering Light), direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, sensor de estacionamento, piloto automático, rodas de liga-leve aro 16 e central multimídia com espelhamento de smartphones e câmera de ré. O carro não tem qualquer opcional.
Entretanto, a atual linha Volkswagen Fox 2020 não dispõe de uma série de equipamentos já ofertados anteriormente. Isso inclui teto solar elétrico, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, câmbio manual de seis velocidades, sensor de estacionamento dianteiro, entre outros, disponibilizados no antigo Fox Highline 1.6 16V.
O seu visual é marcado pelos para-choques mais robustos, herdados do CrossFox, além das molduras em plástico preto nas caixas de roda e na parte inferior das portas.
Dispõe ainda de frisos laterais, aplique em preto fosco na região do suporte de placa traseiro, spoiler traseiro na cor preta, maçanetas e retrovisores também preto, rodas de liga-leve de 16 polegadas, barras longitudinais de teto, grade frontal tipo colmeia com friso cromado inferior, entre outros.
Por dentro, conta com detalhes de acabamento na cor prata, bancos revestidos em tecido preto e cinza com costuras contrastantes na cor vermelha, volante multifuncional revestido em couro com detalhes prateados e em preto brilhante, entre outros.
Fora isso, ele segue o padrão dos demais Fox já oferecidos por aqui. Um dos grandes destaques do carro é, sem dúvidas, o amplo espaço interno. Embora seja compacto por fora como qualquer outro hatch da categoria, ele tem um habitáculo espaçoso, em especial para quem viaja na frente e também para dois ocupantes no banco de trás.
A receita é a distância entre-eixos boa para o padrão do segmento, além do teto bastante elevado. Peca somente na largura, fazendo com que três ocupantes no banco traseiro viajem esbarrando os ombros um nos outros.
O porta-malas tem capacidade para apenas 270 litros, o menor entre modelos como Ka Freestyle, Argo Trekking, HB20X e Sandero Stepway. Tal problema pode ser resolvido com o banco rebatível por completo (assento e encosto), que não é bipartido, o que impossibilita levar ocupantes atrás se o porta-malas estiver ampliado.
Outro ponto que agrada no carro é a posição de condução mais elevada. O interior do carro também dispõe de uma boa quantidade de porta-objetos, que facilitam a utilização do carro no uso diário.
Como qualquer outro compacto desta faixa de preço, o Volkswagen Fox Xtreme tem acabamento interno com plástico rígido em abundância, mas com bons encaixes das peças. Ao menos as portas possuem um aplique em tecido, tanto nas dianteiras como nas traseiras, algo que vem sendo abolido por muitos dos carros da mesma categoria.
Em suma, se você não liga de estacionar na garagem um carro que já soma 17 anos de mercado, com uma mesma geração desde então, o Volkswagen Fox Xtreme pode te atender bem. Ainda mais porque daqui algum tempo ele vai ganhar Isofix e encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes.
Volkswagen Fox Xtreme – equipamentos
Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS (sistema antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), sistema de alarme com comando remoto, dois encostos de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, alças de segurança dianteira e traseiras no teto, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, faróis auxiliares com tripla função (neblina, longo alcance e “Cornering Light”), entre outros.
Conforto: direção elétrica, ar-condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas, travamento elétrico das portas e porta-malas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos com função “Tilt Down” no lado do passageiro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, chave tipo canivete com comando remoto, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, piloto automático, banco traseiro com encosto e assento rebatível, entre outros.
Visual e acabamento: rodas de liga-leve “Modena” de 16 polegadas com pneus 195/50 R16 de baixa resistência a rolagem, spoiler traseiro, friso de proteção lateral, faróis duplos com máscara negra, acabamento “chrome effect” em detalhes do painel, colunas centrais externas com aplique preto, lanternas traseiras escurecidas, para-choques na cor da carroceria, rack de teto longitudinal, volante revestido em couro, entre outros.
Tecnologia: central multimídia “Composition Touch” com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível, câmera de ré, computador de bordo I-System com Eco-comfort, volante multifuncional com comandos do sistema de som e do computador de bordo, entre outros.
Volkswagen Fox Xtreme – preço
Veja abaixo o preço do Fox Xtreme 0 km:
- Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2020: R$ 57.290
A seguir, você pode conferir também os preços do Fox Xtreme no mercado de seminovos e usados, conforme a Tabela Fipe em janeiro de 2020:
- Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2020: R$ 50.480
- Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2019: R$ 48.650
- Volkswagen Fox Xtreme 1.6 2018: R$ 46.520
Volkswagen Fox Xtreme – cores
A atual linha do Fox Xtreme 2020 está disponível em cinco opções de cores, sendo três sólidas e outras duas metálicas. Confira abaixo as opções oferecidas:
- Branco Puro (sólida, sem custo adicional)
- Preto Ninja (sólida, sem custo adicional)
- Vermelho Tornado (sólida, sem custo adicional)
- Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.610 adicionais)
- Prata Sargas (metálica, por R$ 1.610 adicionais)
Volkswagen Fox Xtreme – motor
O motor usado pelo Fox Xtreme e também no restante da linha do compacto é um velho conhecido dos brasileiros dentro da linha Volkswagen. Ele estreou no Polo no ano de 2003 e logo em seguida passou a fazer parte da gama do VW Fox. Recebeu algumas mudanças de lá para cá, mas sua concepção ainda é a mesma.
Trata-se do 1.6 litro flex da família EA111, dotado de quatro cilindros em linha e oito válvulas (duas válvulas por cilindro). Não dispõe, por exemplo, de duplo comando variável de válvulas e bloco e cabeçote em alumínio, itens já oferecidos pelo novo motor 1.6 16V flex EA211, que inclusive já foi ofertado no antigo Fox Highline.
Ele conta com bloco e cabeçote feitos em ferro fundido, comando de válvulas simples no cabeçote, injeção eletrônica multiponto e, como já citado, somente oito válvulas.
Tal unidade desenvolver 101 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm. Já o torque é de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente, a partir de 2.500 giros.
Apesar da defasagem, o motor 1.6 EA111 da Volkswagen ainda é competente e consegue entregar um bom desempenho para o condutor do Fox, em especial na condução na cidade. Isso devido à boa entrega de torque em baixas e médias rotações.
Por outro lado, peca um pouco no desempenho nas estradas e o consumo no mesmo ambiente, visto que o carro entrega potência baixa para a cilindrada do motor. Para se ter uma ideia, o novo motor 1.6 16V MSI da Volkswagen gera 120 cavalos máximos, enquanto o do rival Hyundai HB20 2020 chega nos 130 cv.
Um dos destaques do conjunto é o câmbio manual MQ200-5F, que embora tenha somente cinco marchas, agrada pelo bom escalonamento e ainda a precisão dos engates, que são também bem macios. O curso da alavanca é curto, o que agrada quem busca por uma condução mais ágil.
Ainda no conjunto mecânico, o Volkswagen Fox usa suspensão independente do tipo McPherson no eixo dianteiro e semi-independente com eixo de torção na traseira. Ele tem acerto firme como em todo Volkswagen, transmitindo parte das imperfeições do solo para a cabine do carro, mas priorizando a estabilidade – ainda mais porque o Fox é um carro curto e alto.
Volkswagen Fox Xtreme – consumo
De acordo com os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Fox 2020 na versão Xtreme são estes:
- Consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 11,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina;
- Nota “D” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.
Volkswagen Fox Xtreme – desempenho
A Volkswagen divulga os seguintes números de desempenho do Fox na versão Xtreme:
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
- Velocidade máxima de 183 km/h (etanol) e 181 km/h (gasolina).
Volkswagen Fox Xtreme – concorrentes
Ford Ka FreeStyle 1.0 – R$ 57.440
Entre os compactos com visual aventureiro, o Ford Ka na versão FreeStyle aparece com preço na casa dos R$ 57 mil, próximo do Fox Xtreme. Por outro lado, ele oferece um motor 1.0 litro flex de três cilindros, que rende 85 cv e 9,3 kgfm, com câmbio manual.
Este modelo é equipado de série com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco traseiro bipartido, trio elétrico, Isofix, rodas de liga-leve aro 15, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto, sistema de proteção anti capotamento, central multimídia com tela flutuante no painel, entre outros.
Fiat Argo Trekking 1.3 – R$ 59.990
Outro rival do Fox Xtreme, mas com preço ligeiramente superior, é o Fiat Argo Trekking. Ele se sobressai pelo projeto mais moderno e motor mais atual e eficiente, mas perde na lista de equipamentos. Traz um propulsor 1.3 flex de até 109 cv e 14,2 kgfm, também com transmissão manual.
De série, tem ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, volante multifuncional, central multimídia com tela de sete polegadas e espelhamento de smartphones, faróis de neblina, rodas de aço com calotas e pneus de uso misto, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, computador de bordo, entre outros.
Renault Stepway Zen 1.6 – R$ 62.390
Há também o Renault Sandero Stepway, atualmente vendido somente como Renault Stepway. Junto do antigo CrossFox, ele é um dos aventureiros mais antigos do mercado. Este modelo foi renovado recentemente e parte de R$ 62,4 mil na variante Zen, com motor 1.6 flex de até 118 cv e 16,3 kgfm, com câmbio de cinco velocidades.
Este modelo é equipado de fábrica com rodas de 16 polegadas, airbags frontais e laterais, Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, sensor de estacionamento, chave canivete, sistema start/stop, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, sistema de som com Bluetooth, entre outros.
Hyundai HB20X Vision 1.6 – R$ 62.990
Por último, há o Hyundai HB20X, que estreou uma nova geração na linha 2020. O compacto aventureiro na versão de entrada Vision é bem equipado de fábrica e se destaca pelo motor 1.6 litro flex, agora com até 130 cv e 16,8 kgfm, com transmissão manual de seis velocidades.
Tem itens como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alarme, Isofix, rodas de liga-leve aro 16, faróis de neblina com projetor, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, chave canivete, tomada USB para carregamento rápido de celular, computador de bordo, central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento de smartphones, entre outros.
Volkswagen Fox Xtreme – ficha técnica
Motor |
1.6 8V MSI |
Tipo |
Dianteiro, Transversal e Bicombustível |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1.598 |
Válvulas |
8 |
Taxa de compressão |
12,1:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Potência Máxima |
104 cv a 5.250 rpm |
Torque Máximo |
15,6 kgfm a 2.500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual de cinco marchas |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson |
Traseira |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Liga-leve de 16 polegadas |
Pneus |
195/50 R16 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
3.868 |
Largura (mm) |
1.660 |
Altura (mm) |
1.552 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.467 |
Capacidades |
|
Porta-malas (litros) |
270 |
Tanque (litros) |
50 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
448 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.072 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,353 |
Volkswagen Fox Xtreme – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Fox Xtreme: equipamentos, preço, motor, consumo, desempenho é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Fox Xtreme: equipamentos, preço, motor, consumo, desempenho publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário