quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Toyota Hilux Hybrid será produzida na Argentina

Toyota Hilux Hybrid será produzida na Argentina

A Toyota pretende produzir na Argentina um modelo híbrido feito sobre o chassi da picape Hilux. A declaração foi de Daniel Herrero, presidente da filial local, ao site Autoblog.

Embora não tenha mencionado exatamente uma “Hilux Hybrid”, o executivo disse que a Toyota já dispõe no mercado internacional de picapes com versões eletrificadas e que a filial argentina está se encaminhando rápido nessa direção.

Lá fora, a Toyota ainda testa a Tundra Hybrid, que supostamente terá motorização híbrida derivada do Lexus LS 500h, que compreende um V6 3.5 twin-turbo com propulsor elétrico e algo em torno de 450 cavalos, mais do que os 354 cavalos do sedã de luxo japonês.

Rumores no mercado sugerem que a Hilux, assim como a Tacoma e a Tundra, compartilharão um mesmo chassi, modificado para cada aplicação e que o sistema de propulsão híbrido pode ir junto com ele. Obviamente, uma Hilux Hybrid com essa mecânica seria algo “além da imaginação”, exceto se a Gazoo Racing decidisse por uma “Raptor” nipo-argentina.

De qualquer forma, a opção híbrida colocará a Hilux em um patamar que apenas esperávamos ver em picapes vendidas no mercado norte-americano. Se seguir a tecnologia hoje disponível, a picape média da Toyota usaria o propulsor Dynamic Force 2.5 do RAV4 Hybrid, mas com uma transmissão automática dotada de motor elétrico dentro da caixa.

A Aisin produz um câmbio assim, o AW RHM, que é montado em longitudinal nos carros da Lexus, adicionando 179 cavalos. Dessa forma, a Hilux poderia manter sua tração 4×4 com reduzida e ainda com um diferencial central nessa transmissão, conforme pode ser visto na imagem abaixo.

Com 178 cavalos na gasolina e quem sabe algo além de 180 cavalos no etanol, o propulsor combinaria seus 22,5 kgfm ao torque do propulsor elétrico da transmissão, ultrapassando a marca do atual 2.7 Flex, que é de 25 kgfm.

Toyota Hilux Hybrid será produzida na Argentina

Com esse conjunto híbrido a gasolina, a Hilux poderia ter não só um desempenho melhor, mas também uma economia que é impossível num modelo flex como o atual com o 2.7 da família TR.

Aliás, o Dynamic Force 2.5 (que tem dupla injeção) obrigatoriamente seria flexível no Brasil, melhorando assim a recepção no mercado. Agora, resta saber como de fato chegará esse produto ao mercado, que poderia ainda receber uma versão da SW4 com proposta igual. Confira uma animação da Aisin abaixo:

[Fonte: Autoblog]

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