sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Foram 26 anos de ausência até que a sigla GTS voltasse ao mercado nacional. Embora o Gol ainda esteja no portfólio da marca, o Polo foi o escolhido para trazer de volta o espírito dos esportivos da Volkswagen da década de 80.

O Novo Polo GTS chega ao mercado com proposta de performance num pacote que, digamos, mais “acessível” se comparado ao Golf GTI ou qualquer outra alternativa de desempenho dentro da marca.

Custando R$ 99.470, definitivamente o Novo Polo GTS não é um carro barato, mas na realidade atual do Brasil, não há como esperar por milagres, infelizmente.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Nesse preço, vai apenas a pintura sólida, que pode ser as Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado. Se a opção for metálica, o preço cobrado é de R$ 1.570 e as opções são: Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum, cor de lançamento.

Se ainda não for suficiente, o sistema de som premium da Beats pode ser incorporado por mais R$ 2.400, porém, ele reduzirá o tamanho do porta-malas, trazendo alto-falantes especiais, tweeters, subwoofer e amplificador.

Para criar um Polo GTS, que não existe na Europa, a Volkswagen foi na escolha óbvia do motor EA211 1.4 TSI Flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm, que vem com sistema Start&Stop para ajudar no consumo.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Aliás, o Polo GTS faz 7,5 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, usando etanol. Na gasolina, ele faz 11,0 km/l no anda-e-para da cidade e 13,7 km/l na rodovia.

Para os amantes de esportivos, ainda mais da linha GTS (não esquecer do saudoso Passat GTS Pointer), a transmissão manual seria o ideal, mas o pacote vem com Tiptronic de seis marchas.

A VW introduziu aí os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), bem como o modo Sport do câmbio e as trocas manuais na alavanca e paddle shifts. Mas as mudanças não ficaram aí.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

A engenharia da Anchieta mexeu na suspensão, recalibrando molas e amortecedores, assim como adicionando barra estabilizadora dianteira maior, tal como o novo eixo de torção traseiro.

Tudo para suportar o desempenho superior do GTS, que ganhou também discos nas quatro rodas com freios reforçados.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

A direção elétrica também foi alterada para ficar mais direta. Para ampliar a sensação de esportividade a bordo, a Volkswagen introduziu um sistema de modulação acústica do motor no habitáculo, usando alto-falantes.

O pacote de equipamentos do GTS também é generoso. Além dos itens de conforto e conectividade que falaremos adiante, vem ainda com detector de fadiga, sistema pós-colisão e bloqueio eletrônico do diferencial diferenciado, chamado XDS+.

Impressões gerais

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

O Volkswagen Polo GTS é um carro vistoso, atraente, quando observado. Embora ouse pouco nas cores, o azul parece muito bonito, mas não estava no evento, o esportivo da marca alemã chama atenção por seus elementos exclusivos.

Na frente, os faróis duplos de LED são iguais aos do Polo GTI europeu, tendo acabamento com máscara negra e friso vermelho, que se funde com a grade afilada, onde a sigla GTS se impõe.

O para-choque traz faróis de neblina e luzes diurnas em LED, além de uma atraente moldura em preto brilhante. Não há spoiler pronunciado. Nas laterais, apenas um friso na base da carroceria.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

O Polo GTS tem o badge específico nas laterais, assim como um vistoso e único na traseira. Os retrovisores são pintados de preto brilhante, mas não são rebatíveis eletricamente.

As rodas de liga leve aro 17 polegadas têm estilo de lâminas e agradam, tendo ainda pneus largos 205/50 R17. Porém, o que não agrada tanto é a altura da suspensão, que tem vão livre como do Polo normal.

Poderia ser mais baixo, mas a VW diz que tem um padrão para evitar raspadas de lombadas na parte inferior do carro… Na traseira, o Polo GTS vem com defletor de ar no teto dotado de elemento vazado e formato proeminente, em preto.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Sem teto solar elétrico, nem como opção, o GTS vem apenas com antena em seu teto, que também não é preto e nem tem essa alternativa de personalização.

As lanternas ganharam iluminação em LED e o para-choque tem difusor de ar discreto, mas com escape duplo devidamente cromado.

Por dentro, o ambiente é obrigatoriamente todo preto, tendo o painel acabamento em Black Piano com filetes vermelhos envolvendo os difusores de ar. É interessante essa mescla.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

O volante esportivo com couro costurado em vermelho, não poderia deixar de levar a sigla GTS. A cor, aliás, também está presente no grafismo do Active Info Display.

Na multimídia Discover Media, a reprodução das funções é similar ao do Golf GTI, com monitor de desempenho com tempo de volta, aceleração, carga g, pressão do turbo e a potência em kW.

Vem com câmera de ré, navegador embutido e sistemas de conectividade Google Android Auto, Apple Car Play e MirrorLink, todos dentro do Ap Connect. CD e SD estão no porta-luvas, que é refrigerado.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

O GTS tem ainda entradas USB e ar condicionado automático, além de trio elétrico completo, controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico, luzes de leitura, porta-óculos, entre outros.

Os pedais são esportivos, assim como a alavanca em couro com costuras vermelhas, as mesmas que adornam os belos bancos esportivos de revestimento premium preto e sigla GTS em revelo. Eles possuem apoios de cabeça integrados.

As soleiras também são exclusivas do GTS, que ainda dispõe de seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), bem como difusor de ar traseiro.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

O acabamento geral não é de todo ruim, sendo direcionado para a reprodução da esportividade. Com boa posição de dirigir, os assentos “vestem” condutor e passageiro, dando maior sensação de conforto ao dirigir.

A direção totalmente ajustável, assim como a altura regulável do assento, deixam o conduto à vontade. Este ainda conta com recursos como sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como medidor de pressão dos pneus.

Podendo optar por três estilos no Active Info Display – que ainda é pouco intuitivo em sua operação – o motorista tem todas as informações necessárias numa apresentação gráfica que inclusive coloca o mapa em tela cheia.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Aliás, o cluster digital tem uma de 10,25 polegadas, enquanto o entretenimento dispõe de 8 polegadas e sensor de aproximação. Na traseira, o espaço para pernas não é dos melhores, parecendo menor que no Polo comum.

Já o porta-malas com o sistema de som Beats realmente não vai agradar quem gosta de enche-lo, mas para o público desse carro, não deve fazer muita diferença.

Impressões ao dirigir

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

O Polo GTS chega com a missão de andar bem. Aliás, missão não, obrigação. Isso porque é equipado com o forte motor 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm, que trabalha com a caixa AQ-250 da VW, a automática Tiptronic de seis marchas.

Recebendo uma programação específica, o conjunto motriz é muito bem dimensionado para a proposta do Polo GTS, que assim entrega um desempenho esperado, indo de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos com máxima de 207 km/h.

Tendo um conjunto já bem equilibrado por conta da plataforma modular MQB-A0, o Polo GTS responde prontamente ao pedido de força quando exigido em qualquer dos três modos pré-definidos.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Estes alteram os parametros de funcionamento de motor e câmbio, assim como o som produzido pelo motor dentro do habitáculo e mesmo a operação do ar condicionado.

Nesses casos, o modo individual oferece opção de ajustes “normal, eco e sport”. Mas, de volta aos modos de condução, o Polo GTS no Eco parece bem dócil em regimes baixos, entre 1.500 e 2.000 rpm, garantindo assim conforto e economia.

Ainda que a proposta seja de economia, basta uma pisada mais forte no acelerador para que o EA211 1.4 TSI mostre sua aptidão para regimes mais elevados, entregando tudo o que tem direito.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

O ótimo torque em baixa garante que o 1.4 TSI se canse pouco e isso é bem agradável num carro, mesmo sendo esportivo. O nível de ruído é bom e reproduz exatamente o que o isolamento acústico do carro permite.

No modo Normal, o ronco do motor invade mais o habitáculo, mas isso se deve ao emulador sonoro que utiliza os alto-falantes. As respostas ao acelerador são mais vigorosas e o Polo GTS deslancham de forma ágil, tendo retomadas animadoras e regimes de trabalho na casa dos 2.000 rpm, suficientes para o dia a dia.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Já no modo Sport, o 1.4 TSI mostra todo seu potencial com giros elevados de até 6.500 rpm, quando o motor corta, garantindo saídas bem rápidas, retomadas dignas de um esportivo de maior calibre e um som alto, que chega a incomodar.

Houve aí um certo exagero por parte da VW, que poderia ter atenuado um pouco mais, para que o ronco não se convertesse em ruído. Mas, há saída para isso. Basta configurar o som do motor em Normal (ou Eco, se preferir) no modo Individual.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Rodando com o Polo GTS na estrada, notamos um carro com bom comportamento, graças à suspensão mais firme que, porém, não evita certa inclinação em curvas fortes, motivadas pela altura da suspensão.

O deslocamento do centro de gravidade torna essa parte não tão prazerosa como imaginávamos. A direção bem mais ágil em resposta, ajuda muito na dirigibilidade do GTS, assim como a boa calibração dos freios em frenagens mais fortes.

A Volkswagen fala que o Polo esportivo para de 100 a 0 km/h em 38,4 m. O compacto tem ainda controle de estabilidade e tração, além do XDS+, que ajuda muito a contornar as curvas mais desafiadoras.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Rodando a 110 km/h, o ponteiro virtual marca 2.000 rpm, o que é bom para um cruzeiro econômico, lembrando que na gasolina, ele faz 13,7 km/l, mas em números do Inmetro. Veremos em nossa Avaliação NA.

Na cidade, ele se comporta bem, mas a suspensão sofre mais com pisos irregulares e buracos, chegando a bater no fim do curso em algumas situações típicas de nossas ruas.

Por fim, fomos até a pista do autódromo Velo Cittá, onde o Polo GTS pôde ser mais explorado. Com pista parcialmente seca, o hot hatch da VW se mostra um carro equilibrado, descontando a suspensão “padrão”.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

Com modo Sport ou seleção manual de marchas, o esportivo respondeu bem nas saídas e garantiu bom tangenciamento nas curvas, mesmo nas mais fechadas. A tendência de sair de frente é notória, mas a eletrônica torna a vida mais fácil.

Tendo marchas bem escalonadas, o Polo GTS vai bem na pista seca. Na chuva, porém, vai apenas um pouco mais de atenção. Sai de frente, corrige. Sai a traseira, traz de volta. A assistência de ESC, TCS e XDS+ garante o resto.

É até divertido guiar assim, pois, exige mais habilidade do condutor. Com cortes esporádicos do motor nas saídas mais acentuadas, o Polo GTS mostra que mesmo na pista molhada, o motorista tem todo o controle.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

No geral, o Polo GTS agradou bastante. Resolvido a questão do ruído elevado no modo Sport, ficou apenas a suspensão mais altinha.

Certamente, para os interessados, é um carro que irá agradar quem busca performance num pacote pequeno. Em fevereiro, chega o Virtus GTS com uma pegada parecida, mas em forma de um sedã bem maior.

Volkswagen Polo GTS 2020 – Galeria de fotos

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir
Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Volkswagen Polo GTS 2020: Impressões ao dirigir publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário