terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Mercedes-Benz Classe X deixará de ser feita na Espanha

Mercedes-Benz Classe X deixará de ser feita na Espanha

Enquanto a Peugeot prepara sua primeira picape média de desenvolvimento conjunto, a Mercedes-Benz está perto de emitir a certidão de óbito de sua Classe X.

Isso deve ocorrer na Catalunha, onde o presidente da Nissan Europa, Gianluca de Ficchy anunciou que a montadora alemã não produzirá mais este modelo em Barcelona.

Mercedes-Benz Classe X deixará de ser feita na Espanha

Operando com apenas 28% da capacidade, a planta da Nissan na Zona Franca da cidade, produziu somente 8.000 unidades da Classe X em 2019, sendo que é o único local onde há fabricação do produto.

Para termos uma ideia, esse volume é o mesmo das vendas da Nissan Frontier no mercado brasileiro em igual período: 8.089 exemplares.

Mercedes-Benz Classe X deixará de ser feita na Espanha

Nossa comparação não é por acaso, já que a Frontier é o produto irmão da Classe X e esta deveria ter sido produzida também em Córdoba, Argentina, onde a picape da Nissan é feita e chega ao nosso mercado. Contudo, um desacordo em relação aos custos de produção, fez com que a Daimler cancelasse o projeto no país vizinho, mantendo-o na Espanha.

Mercedes-Benz Classe X deixará de ser feita na Espanha

Com o fim da produção da Classe X, a Nissan Europa garantiu a manutenção dos empregos catalães, prometendo novos investimentos para reduzir a ociosidade da planta ibérica. Enquanto isso, a Mercedes-Benz parece deixar seu produto morrer de fato, já que sem a fabricação espanhola, não há outro local designado, pelo menos por ora.

Tendo vendas tão baixas, o destino da Classe X parece certo, o fim. O modelo surgiu como uma proposta interessante da marca alemã, que sempre atuou bem no segmento comercial, mas sem nunca ter uma picape média de fato, apenas uma variante da Classe G foi a mais próxima disso.

Mercedes-Benz Classe X deixará de ser feita na Espanha

Na versão X350d, a Mercedes ainda forçou uma corrida por potência no segmento, onde a VW rapidamente abraçou com sua Amarok V6 de 261 cavalos, sendo esta prevista para desembarque aqui em março. O modelo chegou a ter “quase” um evento de lançamento em São Luiz do Maranhão e foi vista diversas vezes em testes.

Versões de trabalho, luxo e desempenho foram apresentadas, mas comparações com a Frontier foram inevitáveis. Agora, a Mercedes-Benz Classe X mostra que nem todos os projetos que parecem promissores, acabam tendo êxito.

[Fonte: Expansion]

© Noticias Automotivas. A notícia Mercedes-Benz Classe X deixará de ser feita na Espanha é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Mercedes-Benz Classe X deixará de ser feita na Espanha publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário