Dentro da linha do Virtus 2020, o Volkswagen Virtus Comfortline é o modelo mais em conta com motor 1.0 TSI flex e câmbio automático que o seu dinheiro pode comprar.
Ele parte de R$ 78,6 mil e, além do motor turbo flex de três cilindros e transmissão automática, oferece mais equipamentos e um acabamento mais esmerado.
O Virtus Comfortline 200 TSI está disponível desde o lançamento do Virtus no mercado brasileiro, no início de 2018. Ele agrada pelo motor eficiente, boa oferta de equipamentos e amplo espaço interno.
Saiba agora tudo sobre o carro:
Virtus Comfortline – detalhes
Apesar do acabamento simplório, o Volkswagen Virtus está mais para Jetta do que para Voyage. O carro é moderno, tem motor eficiente e usa a plataforma MQB-A0, que rendeu ao sedã compacto boas medidas externas e um excelente espaço interno.
Ele conta com 4,48 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura, com entre-eixos de 2,65 m. O porta-malas tem capacidade para bons 521 litros de bagagens, um dos maiores da categoria – além do bom espaço, as caixas de roda são afastadas, o que garante um bom espaço útil, e também a tampa do porta-malas é larga e possibilita acomodar grandes objetos sem dificuldade.
Por conta disso, o Virtus oferece um bom espaço para os ocupantes, sobretudo para as pernas dos ocupantes que viajam no banco traseiro. Devido ao caimento do teto na parte traseira, o espaço para a cabeça dos passageiros de trás não é excepcional, mas também não decepciona aqueles que possuem estatura média.
Nesta configuração Comfortline, o acabamento do Volkswagen Virtus é mais esmerado que o das versões de entrada. Há, por exemplo, um aplique em plástico brilhante no painel e também detalhes em alumínio nas maçanetas, aro da alavanca de câmbio e das saídas de ar e volante com detalhes cromados e em preto brilhante.
Todavia, há plástico por todos os lados. Somente os ocupantes dos bancos da frente contam com uma porção de tecido na área de contato com os braços nas portas. Atrás, é tudo plástico. Ao menos os ocupantes traseiros contam com saídas de ar e tomada USB.
O carro é confortável e o motor 1.0 TSI flex, com o câmbio automático de seis marchas, garante um bom equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível. Mesmo carregado com quatro ou cinco pessoas e bagagens no porta-malas, o motor turbo tricilíndrico não faz feio e garante ao carro um bom desempenho.
Virtus Comfortline – equipamentos
Segurança: airbags frontais, airbags laterais, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida, alarme com comando remoto, encosto de cabeça de cinto de três pontos para os cinco ocupantes, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, sistema Isofix com Top tether para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, faróis de neblina com luz de conversão estática, alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, entre outros.
Conforto: direção elétrica, ar-condicionado manual, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch nos dianteiros, retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem milimétrica de altura, banco traseiro com encosto rebatível e bipartido, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.
Visual e acabamento: luzes de leitura dianteira e traseiras, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, manopla da alavanca de câmbio revestida em couro, bancos em tecido, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, para-sois com espelhos iluminados para motorista e passageiro, rodas de liga-leve “Scimitar” de 15 polegadas, entre outros.
Tecnologia: computador de bordo com display multifuncional plus, central multimídia Composition Touch com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, suporte para celular no painel com entrada USB para carga, volante multifuncional, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.
Virtus Comfortline – opcionais
Bancos em couro sintético Native (R$ 550);
Rodas de liga-leve “Nick” de 16 polegadas (R$ 1.285);
Pacote Tech I (R$ 1.920): volante multifuncional revestido em couro com paddle shifts, sensor de chuva, sensor de luminosidade, faróis com função coming/leaving home, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, sensor de estacionamento dianteiro, chave presencial e partida do motor por botão;
Pacote Tech II (R$ 3.135): volante multifuncional revestido em couro com paddle shifts, sensor de chuva, sensor de luminosidade, faróis com função coming/leaving home, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, sensor de estacionamento dianteiro, chave presencial, partida do motor por botão, indicador de pressão dos pneus, Post Collision Brake, detector de fadiga, ar-condicionado digital Climatronic e câmera de ré;
Pacote Beats Sound (R$ 2.185): sistema de som Beats com quatro alto-falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer com ajustes especiais, rede no porta-malas e sistema “s.a.v.e.” de ajuste variável de espaço no porta-malas.
Virtus Comfortline – preços
Veja abaixo os preços do Virtus na versão Comfortline 200 TSI:
- Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI 2020: R$ 78.590
- Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI 2020 + opcionais + pintura metálica: R$ 86.765
Virtus Comfortline – cores
A atual linha do Virtus Comfortline está disponível em sete opções de cores para a carroceria, sendo três sólidas e outras quatro metálicas. Destas, somente uma não tem custo adicional.
Veja abaixo as cores do Virtus 2020:
- Preto Ninja (sólida, sem custo adicional);
- Branco Cristal (sólida, por R$ 490 adicionais);
- Vermelho Tornado (sólida, por R$ 490 adicionais);
- Azul Night (metálica, por R$ 1.570 adicionais);
- Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.570 adicionais);
- Prata Sirius (metálica, por R$ 1.570 adicionais);
- Prata Tungstênio (metálica, por R$ 1.570 adicionais).
Virtus Comfortline – motor
Debaixo do capô, o Virtus na versão Comfortline intermediária esconde o motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros em linha, que atende pelo codinome “200 TSI” (fazendo referência ao torque do propulsor em Newton-metro, enquanto a sigla TSI é uma abreviação de “Turbocharged Stratified Injection”).
Tal propulsor também é usado no Volkswagen Virtus Highline, a configuração mais completa do sedã compacto, além de modelos como up! Connect e Xtreme, Polo Comfortline e Highline e T-Cross 200 TSI e Comfortline 200 TSI. Ele também já foi usado na versão de entrada do hatch médio Golf, que já não é mais vendido por aqui.
Ele conta com turbocompressor, intercooler, injeção direta de combustível de alta pressão (250 bar), bloco fabricado em alumínio, sistema de arrefecimento com duas válvulas termostáticas, quatro válvulas por cilindro (12 válvulas no total), sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar de gasolina, três cilindros em linha, entre outros.
O 1.0 TSI usado no Virtus, Polo e T-Cross consegue desenvolver 116 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 128 cv com o uso do etanol. Esta potência está disponível a partir de 5.500 rpm. Já o torque é de 20,4 kgfm, independente do combustível utilizado, e ele aparece entre 2.000 e 3.500 giros.
Neste caso, há uma transmissão automática Tiptronic de seis marchas com conversor de torque, que dispõe do modo Sport que muda o comportamento do câmbio para entregar uma tocada mais esportiva. Como opcional, o Virtus Comfortline pode receber paddle shifts para trocas manuais de marcha sem tirar a mão do volante.
Ainda falando da mecânica, o Virtus conta com suspensão dianteira independente do tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora e suspensão traseira com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores verticais.
Há também freio a disco nas quatro rodas, do tipo ventilado no eixo dianteiro e sólido no eixo traseiro, sempre com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Todas as versões do Virtus 2020 saem de fábrica ainda com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas e bloqueio eletrônico do diferencial.
A exemplo do Polo e do T-Cross, o Virtus é construído a partir da plataforma modular MQB-A0, uma variação mais compacta da nova base do Grupo Volkswagen que é usada também no Golf, Jetta, Passat, Tiguan Allspace, entre diversos outros carros.
Virtus Comfortline – consumo
De acordo com a aferição do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Virtus com motor 1.0 TSI flex e caixa automática são estes:
Volkswagen Virtus 200 TSI 2020
- Consumo de 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina;
- Notas “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.
Virtus Comfortline – desempenho
Veja a seguir os números de desempenho do Virtus com motor 1.0 TSI turbo flex e transmissão automática de seis velocidades. Os dados são da própria Volkswagen do Brasil:
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos com gasolina;
- Velocidade máxima de 194 km/h com etanol;
- Velocidade máxima de 189 km/h com gasolina.
Virtus Comfortline – concorrentes
Chevrolet Onix Plus Premier 1.0 Turbo AT – R$ 75.090
Modelo mais vendido da categoria, o Onix Plus faz jus ao sucesso por conta da sua boa relação custo-benefício. O modelo Premier topo de linha é mais em conta que o Virtus Comfortline, traz mais equipamentos e também usa motor 1.0 turbo, neste caso sem injeção direta, com 116 cv e 16,8 kgfm, combinado a um câmbio automático de seis marchas.
É equipado com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção elétrica, ar-condicionado, bancos revestidos em couro, carregador wireless para smartphones, chave presencial, central multimídia MyLink com tela de sete polegadas e espelhamento de smartphones, câmera de ré, internet WiFi a bordo, rodas de liga-leve aro 16, luzes diurnas em LED, sensor de luminosidade, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.
Fiat Cronos Precision 1.8 AT – R$ 75.490
Em sua versão topo de linha Precision, o Fiat Cronos aparece como o segundo rival mais em conta do Virtus. Porém, boa parte dos seus bons recursos são opcionais – completo, o Cronos Precision vai para R$ 86.440. Não tem motor turbo, mas sim um 1.8 flex aspirado de 139 cv e 19,3 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.
Dispõe de controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado, piloto automático, sensor de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus, painel com tela TFT de 3,5 polegadas, trio elétrico, central multimídia com tela de sete polegadas e espelhamento de smartphone, volante multifuncional em couro com paddle shifts, rodas de liga-leve aro 16, entre outros.
Honda City LX 1.5 CVT – R$ 75.600
Mais em conta que o Virtus, o City LX é a configuração intermediária do Honda. Há também o City EX por R$ 81,4 mil, que também compete com a versão Comfortline do VW. Ele também não tem motor turbo e usa um 1.5 flex de 116 cv e 15,3 kgfm, com câmbio CVT.
O Honda City LX oferece recursos como rodas de liga-leve aro 15, lanternas em LED, ar-condicionado digital com comandos touchscreen, central multimídia com tela de sete polegadas, espelhamento de smartphones e câmera de ré, piloto automático, computador de bordo, trio elétrico, quatro airbags, entre outros.
É o único que não oferece controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
Toyota Yaris Sedan XL Plus Connect 1.5 CVT – R$ 75.990
Assim como o City, o Toyota Yaris Sedan apela para um lado mais tradicional e não usa motor turbo. O sedã compacto da marca japonesa oferece um 1.5 litro flex de 110 cv e 14,9 kgfm, associado a um câmbio CVT de sete marchas.
Este modelo XL Plus Connect tem recursos como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix, central multimídia com tela de sete polegadas e espelhamento de smartphones, ar-condicionado automático, computador de bordo, chave presencial, partida do motor por botão, direção elétrica, rodas de liga-leve aro 15, entre outros.
Hyundai HB20S Diamond 1.0 T-GDI AT – R$ 76.890
Em uma nova geração lançada recentemente, o Hyundai HB20S também dispõe de um motor 1.0 litro turbo flex de três cilindros com injeção direta de combustível. Neste caso, são 120 cv e 17,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. O HB20S Diamond Turbo é o que mais se aproxima do Virtus Comfortline.
Equipado de fábrica com quatro airbags, guias em LED nos faróis, chave presencial, partida por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor de luminosidade, volante multifuncional em couro, rodas de liga-leve aro 15, start/stop, controles de estabilidade e tração, assistente de partida, entre outros.
Virtus Comfortline – ficha técnica
Motor |
1.0 TSI Flex |
Tipo |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Número de cilindros |
3 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
Válvulas |
12 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão |
10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Direta |
Potência Máxima |
116 cv com gasolina e 128 cv com etanol a 5.500 rpm |
Torque Máximo |
20,4 kgfm com gasolina ou etanol a 2.000 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Automático de seis marchas com conversor de torque |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Traseira |
Eixo de torção, com molas helicoidais |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Liga-leve de 15 ou 16 polegadas |
Pneus |
195/65 R15 ou 205/55 R16 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4.482 |
Largura (mm) |
1.851 |
Altura (mm) |
1.472 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.651 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
400 |
Tanque (litros) |
52 |
Porta-malas (litros) |
521 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
1.192 |
Virtus Comfortline – fotos
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