Mesmo não sendo um dos mais equipados e com o visual mais arrojado da linha, o Jeep Renegade Sport é o modelo que mais vende dentre as variantes do SUV compacto (responde por cerca de 40% do mix de vendas).
Ele custa quase R$ 90 mil e compete diretamente com as versões intermediárias ou de entrada de HR-V, Creta, Kicks e T-Cross.
O Renegade Sport é comercializado em configuração única, sempre com motor 1.8 flex e câmbio automático. Tem vários pacotes opcionais e pode receber até ar-condicionado automático digital de duas zonas, item exclusivo na categoria.
Confira abaixo tudo sobre o modelo:
Jeep Renegade Sport – detalhes
Um dos principais chamarizes do Renegade é, sem dúvidas, o seu visual. Ele tem uma carroceria com formato mais quadrado, digna de um jipinho mesmo, além de algumas características como os faróis circulares, grade frontal com sete fendas e lanternas com desenho que lembra galão de combustível americano.
Além disso, tem um interior bem-acabado e com bom espaço para até quatro adultos. Possui plástico emborrachado no painel e plástico texurizado de boa aparência e suave ao toque nas portas e demais regiões do habitáculo.
O Sport possui bancos em tecido e pode receber revestimento em couro como opcional pelo preço extra de R$ 2.250.
A lista de equipamentos não impressiona e traz apenas o essencial – fica devendo, por exemplo, uma central multimídia com tela sensível ao toque e espelhamento de smartphones, algo já ofertado pelos rivais.
O conforto a bordo também é garantido pelo bom isolamento acústico e o conjunto de suspensão independente do tipo McPherson nas quatro rodas.
Peca no porta-malas, que tem capacidade para 320 litros, ampliado recentemente com a adoção de estepe de uso temporário. Para se ter uma ideia, este porta-malas tem a mesma capacidade do porta-malas de um Renault Sandero, modelo menor e de categoria inferior.
Um dos principais pecados do Renegade Sport Flex, porém, é o seu motor 1.8 E.torQ. Ele é insuficiente para um carro tão pesado – o modelo tem 1.393 kg. Isso rende uma relação peso-potência de 10 kg/cv.
Para efeito de comparação, o HR-V tem relação de 9,18 kg/cv.
Por conta disso, o câmbio automático precisa trabalhar sempre com trocas de marcha em rotações mais altas para beneficiar o desempenho – mesmo que ele, ainda assim, não fique tão ágil.
Contudo, o consumo do carro se torna elevadíssimo, um dos piores (senão o pior) da categoria.
Jeep Renegade Sport – equipamentos
Segurança: airbags frontais, freios ABS, alarme, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, controle eletrônico anti capotamento, controle de estabilidade para trailer, freio a disso nas quatro rodas, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico, luzes de condução diurna, monitoramento da pressão dos pneus, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro, Panic Break Assist, entre outros.
Conforto: ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas com one touch, travas elétricas nas portas e porta-malas com travamento automático a 20 km/h, piloto automático, banco do motorista com regulagem de altura, volante ajustável em altura e profundidade, apoia-braço central dianteiro com porta-objetos, bolsa porta-objetos atrás do banco do motorista, banco traseiro bipartido e rebatível, chave canivete com telecomando, entre outros.
Visual e acabamento: maçanetas e retrovisores externos na cor preta, rodas de liga-leve de 17 polegadas, revestimento externo nas colunas das portas, refletor lateral cristal, rack de teto na cor preta, bancos revestidos em tecido com costura preta, pavimento do porta-malas com revestimento duplo, porta-celular, porta-óculos, entre outros.
Tecnologia: sistema de som com tela sensível ao toque de cinco polegadas, comandos de voz e Bluetooth, seis alto-falantes, sistema start/stop, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, indicador de trocas de marcha, entrada USB para os ocupantes do banco traseiro, entre outros.
Jeep Renegade Sport – opcionais
Pack Uconnect (R$ 4.000): central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital de duas zonas e sensor de estacionamento traseiro;
Bancos revestidos parcialmente em couro preto (R$ 2.250);
Pack Audio (R$ 3.400): central multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, Bluetooth, entradas USB e auxiliar, navegador GPS, câmera de ré, TV digital e DVD player e comandos de áudio no volante;
Pack Convenience (R$ 770): faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro;
Pack Outdoor (R$ 510): frisos laterais, adesivo de capô e protetores de soleira;
Pack Landscape (R$ 2.400): barras transversais e estribos laterais;
Pack Protection Plus (R$ 700): protetor de cárter, parafusos antifurto nas rodas, protetor para-barro dianteiro e traseiro e badge Jeep Authentic Accessories;
Pack Traveler (R$ 3.090): barras de teto, bagageiro de teto e estribos laterais;
Pack Bike (R$ 1.600): suporte de bike de teto, adesivo de capô e lateral e barras transversais em alumínio.
Jeep Renegade Sport – preços
Veja a seguir o preço do Renegade Sport 2020:
- Jeep Renegade Sport 1.8 Flex AT 2020: R$ 89.990
Jeep Renegade Sport – cores
A Jeep vende o Renegade 2020 com duas opções de cores sólidas e outras três metálicas. Destas, somente a cor vermelha não tem custo adicional.
Veja abaixo as cores do Renegade Sport:
- Vermelho Colorado (sólida, sem custo adicional);
- Branco Ambiente (sólida, por R$ 750 adicionais);
- Preto Carbon (metálica, por R$ 1.550 adicionais);
- Cinza Antique (metálica, por R$ 1.550 adicionais);
- Prata Billet (metálica, por R$ 1.550 adicionais).
Jeep Renegade Sport – motores
A atual linha do Renegade 2020 está disponível somente com o motor flex. Trata-se do 1.8 Flex E.torQ da FCA, que atualmente equipa também outros modelos da Fiat, como a picape Toro (que divide a base e vários outros componentes com o Jeep), além do Argo, Cronos, Strada e Doblò.
Este propulsor conta com quatro cilindros em linha, 16 válvulas, cabeçote de alumínio, bloco de ferro fundido e comando por corrente.
Recentemente, o 1.8 EtorQ recebeu algumas mudanças para aumentar os números de potência e torque e ainda melhorar os números de consumo de combustível.
Adotou bomba de combustível e alternador com funcionamento sob demanda, sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar de gasolina, óleo de baixo atrito no motor e câmbio, novo coletor de admissão variável e sistema start/stop de desligamento automático do motor em paradas.
Ele consegue gerar 135 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 139 cv com etanol, a 5.750 rpm. Seu torque é de 18,7 kgfm e 19,3 kgfm, respectivamente, entregue a partir de 3.750 rpm – de acordo com o fabricante, 85% do torque está disponível a 2.000 giros.
Junto ao 1.8 E.torQ está um câmbio automático de seis velocidades com conversor de torque e sistema de tração dianteira. Até a metade de 2019, o Renegade Sport Flex tinha também a opção de câmbio manual, que foi descontinuado com a chegada do Renegade 2020.
Além do Renegade Sport Flex manual, a Jeep deixou de oferecer o Renegade Sport Diesel. Este modelo foi descontinuado na linha Renegade 2018. Até a linha 2017, esta configuração podia ser encontrada na rede de concessionárias por R$ 115.990.
O Renegade Sport Diesel contava com um motor 2.0 Multijet II turbodiesel de quatro cilindros, com cabeçote de alumínio, intercooler, injeção direta de combustível, turbocompressor, entre outros. Ele rende 170 cv, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm, a 1.750 rpm.
Tem câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
Hoje o Renegade Diesel mais em conta da linha é o Jeep Renegade Longitude Diesel, que parte de R$ 134.990.
Jeep Renegade Sport – consumo
Veja abaixo os números de consumo do Renegade 1.8 flex, segundo os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro:
- Consumo de 6,9 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina;
- Notas “D” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral do Inmetro.
Jeep Renegade Sport – desempenho
Confira a seguir os números de desempenho do Renegade Flex:
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos;
- Velocidade máxima de 183 km/h.
Jeep Renegade Sport – garantia
O Renegade Sport é comercializado com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.
Como opção, a Jeep oferece a opção da garantia estendida Mopar Vehicle Protection, com mais 12 ou 24 meses de proteção, adicionais aos três anos da garantia de fábrica.
Jeep Renegade Sport – revisões
Diferente dos rivais, que possuem revisões com intervalos de 10.000 quilômetros rodados, o Jeep Renegade possui revisões a cada 12.000 km ou por ano, o que ocorrer primeiro.
As cinco primeiras revisões do Jeep Renegade Flex têm preços tabelados e divulgados no site oficial da marca. Confira:
- Revisão de 12.000 km ou 1 ano: R$ 454
- Revisão de 24.000 km ou 2 anos: R$ 784
- Revisão de 36.000 km ou 3 anos: R$ 866
- Revisão de 48.000 km ou 4 anos: R$ 784
- Revisão de 60.000 km ou 5 anos: R$ 1.411
Jeep Renegade Sport – concorrentes
Hyundai Creta Smart 1.6 AT 2020 – R$ 86.490
Em primeiro lugar desta lista está o Creta em sua versão de entrada Smart. Ele vai fechou o ano de 2019 como o SUV compacto mais vendido do Brasil. O Hyundai é mais barato que o Renegade Sport e oferece a mesma dose de equipamentos.
Tem monitoramento da pressão dos pneus, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, repetidores de seta nos retrovisores, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, start/stop, computador de bordo, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, sensor de estacionamento, piloto automático, sistema de som com Bluetooth, entre outros.
O motor usado no Creta Smart é um 1.6 litro flex, que entrega até 130 cavalos de potência e 16,5 kgfm de torque, combinado a uma transmissão automática de seis velocidades.
Nissan Kicks SV 1.6 CVT 2020 – R$ 92.790
Segundo SUV compacto que mais vende no Brasil, o Nissan Kicks entrega uma boa relação de custo-benefício na versão intermediária SV. Este modelo usa exclusivamente um motor 1.6 flex de até 114 cv e 15,5 kgfm, com câmbio CVT, que se dá bem com o baixo peso do carro.
Ele tem itens de série como rodas de liga-leve de 17 polegadas, piloto automático, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, chave presencial, partida por botão, sensor de estacionamento, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com tela touchscreen de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.
Honda HR-V LX 1.8 CVT 2020 – R$ 94.400
Este é, talvez, o principal concorrente do Renegade. Lançado na mesma época, o Honda HR-V pode ser adquirido por a partir de R$ 94,4 mil. Ou seja, mais caro que o seu rival na versão Sport.
A versão LX do HR-V é equipada com ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, piloto automático, câmera de ré, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, descansa-braço central dianteiro com porta-objetos, luzes diurnas e lanternas traseiras em LED, faróis de neblina, freio a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, rodas de liga-leve aro 17, sistema de som com Bluetooth, entre outros.
Seu motor é um 1.8 litro flex, que desenvolve até 140 cavalos de potência e 17,3 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático do tipo CVT que simula até sete marchas.
Volkswagen T-Cross 200 TSI AT 2020 – R$ 94.490
O T-Cross até tem uma versão mais barata, mas com câmbio manual. O Volkswagen T-Cross automático mais em conta custa R$ 94,5 mil e sai equipado com um motor 1.0 TSI turbo flex de até 128 cavalos e 20,4 kgfm, com transmissão automática de seis velocidades.
Tem seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, volante ajustável em altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, luzes diurnas, computador de bordo, rodas de liga-leve aro 16, sensor de luminosidade, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com Bluetooth, volante multifuncional, entre outros.
Jeep Renegade Sport – ficha técnica
Motor |
1.8 E.torQ Flex |
Tipo |
Dianteiro, transversal, gasolina e/ou etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1.747 |
Válvulas |
16 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão |
12,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Potência Máxima |
135 cv na gasolina e 139 cv no etanol a 5.750 rpm |
Torque Máximo |
18,8 kgfm na gasolina e 19,3 kgfm no etanol a 3.750 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Automático de seis marchas com conversor de torque |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Traseira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Liga-leve de 17 polegadas |
Pneus |
215/60 R17 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4.232 |
Largura (mm) |
1.805 |
Altura (mm) |
1.658 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.570 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
400 |
Tanque (litros) |
60 |
Porta-malas (litros) |
320 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
1.393 |
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