Não era para ele ter uma bateria tão grande. Porém, a Tesla é uma referência de mercado que não se pode ignorar, mesmo que o projeto inicialmente não tenha focado nisso. É o que acontece com o SUV nórdico Volvo XC40 Recharge.
Já com visto brasileiro para chegar em 2020, o XC40 elétrico teve sua proposta alterada pela Volvo por conta da Tesla. De acordo com Henrik Green, que é diretor de tecnologia da marca sueca, o SUV fora projetado para receber baterias de menos de 70 kWh.
Segundo Green, a proposta do XC40 Recharge atendia bem em termos de custos e eficiência energética, no entanto, a Volvo começou a olhar para a Tesla com seu Model 3 Long Range.
A Volvo percebeu que eles poderiam estar certos em oferecer uma autonomia maior que simplesmente reduzir a oferta de alcance por um preço menor.
Assim, a empresa tomou a decisão de mudar o XC40 Recharge, que ganhou um pacote de baterias de lítio não previsto, tendo este 78 kWh.
Green disse que a solução foi acrescentar mais módulos de energia e assim alcançar a Tesla em termos de autonomia. Ele concluiu: “O preço sobe um pouco, mas agrega autonomia, portanto estaríamos na mesma área [do Model 3 LR]”.
Com o mesmo conjunto do Polestar 2, que de fato é mais concorrente do Model 3 que o XC40, o utilitário esportivo tem autonomia de 400 km no ciclo WLTP.
Além disso, tem dois motores elétricos que entregam 408 cavalos e 67 kgfm, suficientes para que o XC40 Recharge vá de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, atingindo máxima limitada de 180 km/h.
Num carregador de 150 kW, o XC40 Recharge precisa de 40 minutos para preencher 80% da carga. Ainda sem preço divulgado por aqui, o SUV da Volvo deve ir direto para a faixa acima dos R$ 400 mil, caso a marca não decida baixar para menos, a fim de tornar seu produto mais competitivo.
[Fonte: Foro Coches Eléctricos]
© Noticias Automotivas. A notícia Volvo aumentou tamanho da bateria do XC40 Recharge por causa da Tesla é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Volvo aumentou tamanho da bateria do XC40 Recharge por causa da Tesla publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário