A Ford tem intenção de produzir pelo menos dois novos produtos em Camaçari, Bahia, conforme revelou o presidente da marca para a América do Sul, Lyle Waters, ao jornal Correio 24 Horas.
A montadora americana está com pressa e quer implementar logo um programa de redução de custos na operação baiana para poder contar com investimentos a serem anunciados ainda em 2020.
O objetivo é tornar a operação em Camaçari mais viável para que novos investimentos sejam aprovados por Dearborn, mas para isso, é necessário que a fábrica nordestina atenda aos requisitos em termos de custos para o empreendimento.
A missão, porém, não será nada fácil, já que consiste numa reestruturação interna com foco no custo de mão de obra, bem como outros gastos, que envolvem inclusive os fornecedores. Isso sem contar o desafio logístico.
Waters disse que essa reestruturação dos custos pode acontecer em semanas e isso permitirá uma rápida aprovação dos investimentos em Camaçari, que assim ganhará não só um, mas outros produtos, num portfólio que empolga o presidente da Ford.
Ele descreveu o produto como com “design lindo e uma conectividade excelente”. Ele revela a intenção de trazer um portfólio de produtos novos que os clientes irão gostar. Nesse entendimento, o segmento de SUVs, crossovers e até picapes parece mais do que lógico para a Ford seguir.
Como nos EUA, o foco nesses segmentos pode trazer uma plataforma nova, que sustente um irmão maior para o EcoSport, porém, abaixo do Territory.
A Ford aparentemente vai fazer no México o Bronco Adventurer/Scout com base no Escape, mas seu porte parece até maior que o SUV médio atual.
Acima do EcoSport – e do europeu Puma – não há nenhum SUV da Ford entre 4,30 m e 4,40 m, faixa de tamanho onde temos players como Hyundai Creta e Jeep Compass, por exemplo.
Inspirado no Bronco Scout, o SUV parcialmente oculto, revelado pela Ford, parece bem menor que o Escape. Com a base encurtada deste, poderia abrir uma segunda linha em Camaçari, junto com a próxima picape Courier (nome ainda não oficial). O nome Maverick circulou por lá.
Quanto ao trio feito hoje em Camaçari, o futuro pode estar atrelado ao que a Ford criou com a Mahindra na Índia. O Ka disputa a vice-liderança de mercado, enquanto Ka Sedan e EcoSport têm desempenhos bons.
Crescer o SUV brasileiro seria ir na contramão do mercado? Hyundai, Toyota e VW andam provando que sim, que dá para vender um utilitário esportivo de 4,00 m em quase qualquer lugar.
[Fonte: Correio 24 Horas]
© Noticias Automotivas. A notícia Ford planeja produzir novos modelos em Camaçari é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Ford planeja produzir novos modelos em Camaçari publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário