Como já havíamos falado na época do lançamento, a Fiat Toro 1.8 manual era o que faltava para completar definitivamente a gama de configurações da picape da FCA.
Se tivesse chegado em 2015, teria arrebanhado um grande número de clientes da Strada, o que a Fiat espertamente evitou.
Agora, ela é a porta de entrada da picape para quem ainda é purista, já que a versão automática tem pouca diferença de preço para quem vai gastar quase R$ 100 mil no modelo.
Na versão Endurance, a única dessa forma, a Fiat Toro 1.8 MT 2020 parte de R$ 94.990 e, na configuração avaliada pelo NA, custa R$ 101.490 (sem a pintura metálica), pouco mais que o preço da versão AT6.
Versátil, a Fiat Toro infelizmente ainda sofre com o E.torQ Evo, mas no modo Sport, as coisas mudam um pouco. Pena que o câmbio também não ajude, tendo apenas cinco marchas.
Por fora…
A Fiat Toro Endurance é a mais recente versão da picape da FCA, tendo uma proposta mais simples e menos equipada que as demais, porém, o estilo do modelo chama atenção assim mesmo.
A solução de faróis duplos separados dos piscas com assinatura em LED, inclusive nas laterais, é atraente.
Com os dois pacotes de opcionais, a Toro Endurance aparece com calotas diferentes, mas ainda com rodas de aço aro 16 polegadas.
A configuração também confere dois faróis de neblina e barras no teto com visual aerodinâmico, que não combinam nada com o santantônio tubular de série.
Sem capota marítima, a Toro Endurance com pack Convenience ainda mantém retrovisores e maçanetas pretas, mas dispõe de assoalho cromado no acesso à caçamba e acabamento cinza na grade.
Por dentro…
No interior, o Toro Endurance vem com aquele acabamento que é melhor na versão simples que em outros modelos nacionais da Fiat.
Mais próximo da Jeep, a Fiat Toro tem um ambiente interessante e vem com acabamento em tecido personalizado nos bancos, mas apenas as portas dianteiras os acompanham.
Estranhamente, o volante é em couro e tem piloto automático. Isso é fruto da arquitetura (boa) da Toro, que se fosse desfeita, daria mais custo à Fiat do que cobrar pelo opcional.
É o que acontece, por exemplo, com o VW Polo MPI. Da mesma forma, trio elétrico completo, um volante multifuncional e acabamento de boa montagem, sem muita simplificação.
A Toro com pack Convenience e multimídia, traz a Uconnect com sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, bem como câmera de ré e navegador GPS nativo.
O câmbio de alavanca curta e pomo metalizado chama a atenção. A Toro Endurance tem ar condicionado simples e cluster com display TFT de 3,5 polegadas, cujo computador de bordo é bem completo.
A instrumentação é de boa visibilidade. Já o arranjo interno traz porta-copos individuais separados no túnel, um fica entre os bancos.
Não há apoio de braço central para o motorista, mas há um botão no painel que é muito importante, o Sport. Dele, falaremos adiante.
O espaço interno é bom, sendo que atrás os passageiros contam com cintos e apoios de cabeça completos. Teto e colunas são bege, enquanto na parte inferior, reina o preto.
Já a caçamba de 820 litros vem bem protegida com material plástico reforçado, além de tampa bipartida com trava elétrica e manuseio simples.
Por ruas e estradas…
A Fiat Toro Endurance 1.8 MT 2020 tem de lidar com o E.torQ Evo 1.8 Flex, que poderia ter sido já podado em prol do Tigershark 2.0 Flex, se for para manter as coisas em casa.
Pelo menos o americano é mais potente e daria a Toro o desempenho que ela merece, mas infelizmente o custo do E.torQ é menor e então já sabemos quem vence a disputa.
Com 135 cavalos na gasolina, 139 cavalos no etanol e torques de 18,8 e 19,3 kgfm, obtidos em 5.750 e 3.750 rpm, respectivamente, a Toro 1.8 manual se sente fraca na condução diária.
Basta apertar o acelerador para sentir que ele precisa de mais gás para ter mais agilidade, mesmo vazia. Carregamos uns 250 kg de peso e ela ainda se ressentiu mais, e olha que ainda pode levar mais 400 kg…
O câmbio manual tem cinco velocidades, mas poderia ter seis, como na antiga Toro diesel 4×2/4×4 MT6, deixando assim algumas marchas mais curtas e uma sexta longa.
Dessa forma, em alguns momentos, a força vai embora e a redução se faz necessária. E não se trata de subidas íngremes ou peso máximo, é andando no dia a dia.
As respostas ao acelerador são lentas e as retomadas aquém do desejado, mesmo sabendo da proposta de acesso. As trocas necessárias são feitas mesmo em uns 3.500 rpm para garantir.
Nesse estado, a Fiat Toro Endurance parece doente e nem parece ajudar no consumo. Na cidade, fizemos 6,3 km/l no etanol e obtivemos 9,5 km/l na estrada. O câmbio longo ajuda nesse último.
Com gasolina, 8,8 km/l na cidade até que não está ruim para um carro de seu porte e peso, que ainda tem um motor fraco. Na estrada, alcançamos bons 13,4 km/l. Em todas, sempre vazia.
O Start&Stop também esteve ativado e isso mostra que ela pode ser um pouco pior no consumo sem ele. Pior é com o modo Sport, mas esse é o remédio para que a Toro Endurance 1.8 MT ande melhor.
O E.torQ Evo de repente acordo de um sono profundo e mostra que, apesar da fama de manco, pode ainda dar alguma coisa a mais para a picape da Fiat, que assim ganha disposição com respostas mais ágeis.
O carro anda melhor, mais solto e até parece que tem menos peso para empurrar.
Nesse modo Sport, a Toro até fica legal de dirigir, ainda mais que se pode usar o câmbio de engates macios e precisos da forma desejada.
Se você se esquecer do consumo um pouco mais alto, então o modo Sport será sua opção de condução sempre a bordo da Toro Endurance.
Rodando na estrada (sem o Sport), o ponteiro marca 3.300 rpm a 110 km/h, sendo um indício forte da necessidade de uma sexta marcha.
O nível de ruído é adequado, apesar do giro alto. O bom isolamento acústico ajuda muito também a filtrar parte dos barulhos externos.
Com boa dirigibilidade, a Fiat Toro 1.8 manual tem direção elétrica na medida certa e freios adequados para a proposta, que ainda vem com controles de tração e estabilidade.
Também há assistente de partida em rampa. Já a suspensão alta e robusta tem um comportamento bom e ajuste confortável para a cidade e mesmo usando-a na terra.
Nas curvas, porém, ela mantém a firmeza necessária para dar ao condutor uma boa sensação de estabilidade e segurança.
Por você…
Com todo o pacote de segurança necessário, incluindo Isofix e airbag duplo, a Toro Endurance 1.8 MT é uma opção interessante para quem não quer a idosa Strada, já cansada visualmente.
O bom é que a Fiat sempre tem ofertas que fazem essa opção chegar a R$ 76.990, em média. No caso da opção de câmbio, a versão automática ainda é superior em desempenho.
Sem concorrentes, uma vez que as picapes médias de chassi de longarinas estão bem acima de R$ 100 mil, a Fiat Toro surfa bem entre as picapes leves e essas maiores.
Com quase cinco metros e quase três de entre eixos, ela é uma boa alternativa com design atraente e espaço condizente. Vale a pena? Com desconto sim, senão, parta para a automática.
Medidas e números…
Ficha Técnica da Fiat Toro Endurance 1.8 MT 2020
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, flex
Cilindrada – 1.747 cm³
Potência – 135/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de cinco marchas
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 12,2 segundos (etanol)
Velocidade máxima – 175 km/h (etanol)
Rotação a 110 km/h – 3.300 rpm
Consumo urbano – 6,3/8,8 km/litro (gasolina/etanol)
Consumo rodoviário – 9,5/13,4 km/litro (gasolina/etanol)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multibraço
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Aço aro 16 com pneus 215/65 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.915 mm
Largura – 1.844 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.735 mm
Entre eixos – 2.990 mm
Peso em ordem de marcha – 1.619 kg
Tanque – 60 litros
Caçamba – 820 litros
Capacidade de carga – 650 kg
Preço: R$ 94.990 (preço básico) R$ 101.490 (versão avaliada)
Fiat Toro Endurance 1.8 MT 2020 – Galeria de fotos
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