ISA. Esta é a sigla que está incomodando os fabricantes de carros esportivos na Europa. Mas, o que ela significa? Trata-se Intelligent Speed Assistance, que é um limitador de velocidade inteligente, que pode se tornar obrigatório no continente a partir de 2022. Essa imposição está tramitando na Comissão Europeia.
A proposta está sendo avaliada como uma medida eficaz para redução de mortes e feridos em ruas e estradas da Europa e deve ser aprovada até lá. A tecnologia do ISA é baseado em localização via GPS e/ou dados oriundos de leitores eletrônicos de placas de sinalização, item presente em vários carros vendidos na região.
Assim, quando um automóvel estiver rodando, o GPS/câmera indicará a velocidade limite no local e ajustará a potência do motor para menos, assim como reduzir a velocidade do carro para se ajustar. No entanto, o ISA não será uma imposição de forma imediata.
A proposta da UE é que os carros novos a partir de maio de 2022, deverão portar o limitador inteligente, mas ainda com opção de desativação. Os carros atualizados (facelift) a partir de maior de 2024, também passarão a portar o dispositivo. Para não ficar “refém” do ISA em casos específicos, o condutor poderá acelerar acima do limite para fazer ultrapassagens ou fugir de uma situação perigosa.
No entanto, nestes casos, alertas visuais e sonoros indicarão a ultrapassagem do limite da via. Então, neste ambiente, como ficam os carros esportivos? O limite de velocidade já se faz presente em carros de alta performance, no caso aqueles de 250 km/h, um acordo de cavalheiros entre os fabricantes.
A Volvo, por sua vez, vai limitar a velocidade de seus carros a 180 km/h no próximo ano. No entanto, nenhum deles chega perto do ISA em limitação de velocidade, pois a tecnologia se baseia nos limites locais. A ACEA, associação dos fabricantes europeus, ainda não se posicionou sobre a imposição deste sistema, mas havia alertado que não há padronização de sinais no continente e muitas placas podem estar encobertas.
Então, o sistema não poderia fazer uma leitura exata do limite de velocidade local, apontou a ACEA no ano passado. Por ora, a questão ainda está longe de ser votada diretamente no plenário do Parlamento Europeu, estando ainda em análise nas comissões específicas.
Entretanto, sua imposição contraria a proposta dos carros esportivos, visto que é exatamente a performance que faz a diferença nesse caso. Mesmo de saída, o Reino Unido já sinalizou que manterá as mesmas regras impostas na Europa continental após o Brexit.
[Fonte: Motor 24]
Agradecimentos ao Bruno Landim.
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