A válvula termostática faz parte do sistema de arrefecimento do motor, que é um dos mais importantes de um veículo.
Ele é essencial para que o motor funcione em temperatura adequada, evitando assim superaquecimento e danos catastróficos ao propulsor.
Mas, um item é essencial nesse conjunto e se trata de uma válvula. Afinal, para que serve a válvula termostática?
Um motor refrigerado a água precisa trabalhar numa determinada faixa de temperatura. As explosões na câmara de combustão geram uma energia térmica muito elevada e é necessário que haja uma troca de calor entre cabeçote/bloco e o ar atmosférico.
Neste último caso, a válvula termostática é o dispositivo que fará toda a diferença no equilíbrio entre esses dois pontos.
A válvula termostática consiste em um dispositivo térmico localizado entre radiador e motor, geralmente próxima do primeiro.
Ele permite ou não a livre circulação de água do sistema de refrigeração do motor dentro do radiador. Ela utiliza uma cera expansiva que, em temperaturas mais altas, aumenta seu volume e empurra um pino de passagem, tensionado por uma mola.
Com esse movimento, o pino permite a passagem da água do motor para o radiador.
Para que serve a válvula termostática?
Então, para que serve a válvula termostática? A válvula termostática tem como função permitir que a troca de calor ocorra entre motor e a atmosfera através do radiador.
Em níveis de temperatura mais baixos, a água ou líquido de refrigeração circula dentro das galerias do bloco e do cabeçote, permitindo aquecimento até o nível adequado de funcionamento.
Esse pré-aquecimento é rápido e necessário para que o motor possa funcionar numa temperatura adequada. Só então, a partir de 90° C, é que geralmente a válvula termostática entra em ação, deixando que o radiador possa fazer uma troca de calor do líquido de arrefecimento, retornando este para o propulsor em temperatura mais baixa.
Calibrada para determinada faixa de temperatura, quando esta abaixa, a válvula termostática se fecha novamente. Mas, por que ela não fica aberta direto? Se isso acontecer, a temperatura do motor nunca atingirá a faixa adequada de funcionamento e isso prejudicará seu desempenho e consumo.
Num carro com injeção eletrônica, a válvula termostática travada aberta obrigaria o sistema a enriquecer a mistura ar-combustível e isso acarretará em falhas, bem como consumo elevado e alto índice de emissão de poluentes. Se ficar fechada, então, ocorre o contrário.
Com a passagem sempre fechada, o motor irá superaquecer, podendo queimar a junta de cabeçote e outros componentes mecânicos. Por isso, é fundamental que qualquer alteração na temperatura do motor, um dos itens que devem ser verificados é a válvula termostática.
Este dispositivo possui temperaturas pré-determinadas, então, em caso de substituição, a nova válvula termostática tem que ter a mesma indicação de temperatura da anterior.
Normalmente, ela inicia a abertura por volta de 80°C e fica completamente aberta aos 95°C.
No passado, quando os carros eram carburados, muitos trocavam a válvula própria para álcool por gasolina, pois, a temperatura inicial de abertura era menor que no caso do combustível vegetal, evitando assim que o motor superaquecesse.
Obviamente, isso alterava bastante o funcionamento do motor e para o lado negativo.
Existem dois tipos de válvula termostática. A primeira é do tipo By-Pass – que possui uma flange com mola, como descrito acima – ou Refil, onde a válvula é inserida dentro de uma carcaça de plástico ou alumínio, podendo ser substituída de forma rápida.
Nesses dois casos, o processo de abertura é termomecânico. No caso da chamada eletroválvula, esta possui acionamento elétrico através de sensor de temperatura da água. Em carros abastecidos com 100% de gasolina, a abertura ocorre aos 97°C.
No caso do etanol, a temperatura de abertura da válvula é de 100°C.
© Noticias Automotivas. A notícia Para que serve a válvula termostática? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Para que serve a válvula termostática? publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário