A Renault inaugurou em São Paulo um espaço para captar ideias de startups para investir em diversas áreas. Chamado Renault Lab, este local fica dentro do Cubo Itaú, maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina. Trata-se de um espaço unificado onde empresas e desenvolvedores podem se encontrar, conversar e fechar negócios.
No Cubo Itaú, ideias de novas ações tecnológicas encontram investidores dispostos a injetar dinheiro em projetos inovadores. A Renault agora também compra a ideia com este espaço, onde pretende conhecer projetos de startups que possam atender às áreas que a empresa visa atuar no futuro, tais como mobilidade elétrica, condução autônoma, conectividade, compartilhamento, entre outros.
Para iniciar os trabalhos, a Renault fechou uma parceira com o aplicativo Joycar, que compartilha carros da marca francesa com funcionários da empresa. Porém, ampliou a ação com o compartilhamento de um Zoe ZE40 para mais de mil colaboradores de startups do Cubo Itaú e 300 funcionários da marca, cujo escritório fica no mesmo baixo, a Vila Olímpia.
O custo do serviço é de R$ 6,00 por R$ 15 minutos de uso. Por ora, o serviço não será ampliado para os consumidores. Na fábrica da Renault, em Curitiba, o serviço de compartilhamento já conta com 10 carros de diversos modelos da marca, mas já existe a previsão de aumentar a frota para atender os funcionários.
No caso do Renault Zoe, a tendência é que o compacto elétrico amplie sua atuação em compartilhamento por meio de startups parceiras. O modelo já faz parte desse tipo de serviço em várias cidades da Europa, em especial na capital espanhola. Em Madrid, a frota da aplicativo Zity tem nada menos que 650 exemplares do hatch elétrico.
Smart Island, Moov´In Paris, Renault Mobility e Marcel, este com motoristas, são serviços de compartilhamento onde a marca francesa utiliza seus carros elétricos. No Brasil, a Renault já vendeu mais de 200 veículos eletrificados para empresas públicas e privadas, assim como 20 exemplares do Zoe para clientes comuns através de duas concessionárias em São Paulo e Curitiba.
O Renault Zoe também é o primeiro carro 100% elétrico disponível no mercado nacional com entrega imediata, visto que o BMW i3 possui gerador de extensão de alcance. Com preço sugerido de R$ 149.990, o compacto é oferecido na versão ZE40, que tem autonomia de 400 km no ciclo NEDC ou cerca de 300 km na vida real. A marca diz que ainda em abril chega mais um lote para atender os pedidos dos clientes.
Renault Zoe – Impressões ao dirigir
São Paulo-SP – Falando no Renault Zoe, durante a inauguração deste espaço no Cubo Itaú, foi disponibilizado um test drive com uma unidade do hatch elétrico, mas não era a ZE40 e sim a ZE20.
Esta versão mais antiga do hatch elétrico tem autonomia menor, entre 210 e 240 km, no ciclo NEDC, dependendo do motor utilizado (Q210 ou R240, respectivamente), embora ambos entreguem 90 cavalos e 22,5 kgfm. Isso porque utiliza baterias de lítio 22 kWh contra 41 kWh da versão ZE40.
Experimentamos o Renault Zoe ZE20 nas ruas de São Paulo em um teste rápido, que deu uma noção do potencial desse pequeno carro elétrico. Produzido em Flins, França, o hatch é um equivalente em tamanho do Sandero. Ele mede 4,084 m de comprimento, 1,730 m de largura, 1,562 m de altura e 2,588 m de entre eixos.
Visualmente, o Renault Zoe ainda conserva aquele ar futurista, que chama atenção das pessoas nas ruas, em especial nessa região de São Paulo, onde muitos circulam entre os escritórios. A atração não é por acaso, já que o compacto da marca francesa tem uma aparência amigável e a cor azul clara realça ainda mais essa impressão.
Seus faróis monoparabola com lentes puxadas em conexão com o losango da Renault, dá um aspecto mais sofisticado ao produto, que tem ainda para-choque liso com luzes de neblina em forma de meia-lua, bem como grade inferior com elementos envolventes. Na traseira, as lanternas de LED em forma de losango e dotadas de lentes transparentes, chama atenção.
Equipado com rodas de liga leve aro 16 polegadas, devidamente estilizadas, o Renault Zoe tem uma carroceria com linhas fluidas e colunas C levemente arqueadas, tendo portas traseiras com maçanetas embutidas. Devido suas formas, o hatch elétrico até parece menor do que a realidade.
Por dentro, o ambiente é simples, já que a proposta na Europa é ser um carro acessível. Lá, ele é vendido sem o custo das baterias, revertido em um aluguel com franquia de quilometragem, estratégia que o fez ser o carro elétrico mais vendido da Europa.
O acabamento é feito em plásticos com cores e texturas que evocam a proposta de emissão zero e uso consciente do produto. O cluster é digital e tem uma tela bem larga e afilada, tendo ali informações básicas como nível da bateria e seu carregamento ou reposição de carga em desacelerações e frenagens.
Ao centro, multimídia com sistema bem intuitivo e fácil de usar, mostrando no momento em que o veículo está usando carga da bateria ou recuperando, assim como os principais itens que estão consumindo mais energia, como o ar condicionado. Também com funcionalidades de mídia e navegação.
O ar condicionado é automático e similar em aparência dos comandos ao dos Logan e Sandero, por exemplo. O volante tem ajuste em altura e comandos do piloto automático/limitador, cujo acionamento também é entre os bancos, numa posição pouco ergonômica. Pelo menos não fica sob a alavanca do freio de estacionamento, como na dupla de populares.
Logo ao lado, existe o botão da função, que atenua o uso de alguns itens para reduzir o consumo de energia e ampliar o alcance. A partida é por botão, mas a chave é aquela em estilo cartão, como do Fluence, com o devido slot para encaixe. O compacto tem alguns espaços para smartphones e trio elétrico completo, bem com ajuste de altura dos faróis.
Apesar do tamanho, possui 388 litros no porta-malas. Com baterias no assoalho, o Renault Zoe tem espaço interno limitado para quem vai atrás. Embora com cinco lugares, ele foi feito mesmo para apenas quatro. Para o condutor, a surpresa é o banco alto, traduzindo-se em uma posição de dirigir elevada, como num minivan. O ajuste do volante é suficiente nesse caso.
Mesmo assim, a cabeça fica longe do teto. Atrás, uma pessoa de estatura elevada dificilmente encostará a cabeça no teto, que possui linhas que imitam um circuito elétrico. O mesmo pode ser visto no lado do passageiro, no painel. Os bancos são pequenos, mas apresentam conforto razoável para a cidade. O console central tem três porta-copos.
Ao volante, o Renault Zoe é somente silêncio ao rodar. Ouve-se levemente um zumbido vindo do motor elétrico e nada mais. Mesmo o rodar dos pneus é bem filtrado no carro. Porém, o conjunto é bem rígido, feito para as boas ruas e estradas da Europa, então sofre com a buraqueira nacional e transmite o som desagradável dos impactos.
Com boa arrancada, o Renault Zoe despeja todo seu torque de forma imediata, mas não abruptamente, conseguindo saídas de semáforo bem ágeis e retomadas igualmente espertas. Tudo sem barulho de motor ou trancos. A direção elétrica é bastante leve e progressiva, passando uma sensação agradável ao volante.
Já os freios não são borrachudos como em alguns elétricos e híbridos, atuando como se fosse num carro comum movido por gasolina ou etanol. Eles não possuem a função de frenagem regenerativa quando se tira o pé do acelerador, como nos BMW i3 e Nissan Leaf, por exemplo. Nem há um modo Boost para arrancadas mais vigorosas.
Com alavanca de marchas semelhante à do Captur, inclusive com as mesmas posições de marcha, o Renault Zoe tem dirigibilidade agradável para seu ambiente, que é o urbano.
Se não fosse pelo preço elevado, seria uma boa compra para muita gente que dirige muito na cidade e precisa de um carro prático, compacto e que não depende da rede de postos de combustíveis. Pode ser recarregado em casa com um custo muito menor.
Por ora, sem uma infraestrutura adequada que permita também recarga em condomínios e em pontos de interesse público, como shoppings, estacionamentos, supermercados, farmácias, lanchonetes, entre outros, ter um carro elétrico agora é viável somente para quem pode contar com assistência em alguns desses pontos.
De qualquer forma, o Zoe está aí na rede Renault para quem quiser compra-lo e assim ter essa experiência, que é muito diferente do tradicional. Confira abaixo da galeria, nosso vídeo de detalhes do modelo no Salão do Automóvel.
Renault Zoe – Galeria de fotos
Evento a convite da Renault.
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