O JAC T80 chegou como novo topo de linha da JAC no Brasil. Ele surfa em um segmento que tem bom retorno comercial, sim, é verdade, mas na sua faixa de preço a concorrência é bem pesada.
Já acumulando um aumento e custando R$ 142.490 (era R$ 139.990 no lançamento), o JAC T80 alcança R$ 149.480 com o pacote mais completo. O preço está na mesma faixa do VW Tiguan Comfortline e bem acima do rival Lifan X80, só para citar duas das propostas de sete lugares.
Com visual expressivo e acabamento bem melhor que os demais produtos da JAC, o JAC T80 carrega uma família grande com bom desempenho e economia mediana, ostentando um motor 2.0 Turbo de 210 cavalos e câmbio de dupla embreagem.
Fora isso, o pacote de equipamentos deixa o JAC T80 bem atrativo, porém, realmente é andando com ele que se pode ver e sentir além da estética pura e simples, algo que nos agradou no dia a dia.
Por fora…
Como a maioria dos carros chineses, o JAC T80 tem uma cara expressiva. Seus faróis com projetores e LEDs diurnos se fundem com a grade devidamente cromada e hexagonal. A ideia é parecer imponente.
Os faróis de neblina também apresentam desenho elaborado, enquanto o capô se limita até parte da frente, ajudando a reforçar a musculatura lateral sobre as rodas. A linha de cintura elevada realça as janelas com frisos cromados.
No teto, vidro elétrico panorâmico (opcional), enquanto os retrovisores possuem rebatimento elétrico e duas das quatro câmeras do sistema de monitoramento em 360 graus. As rodas de liga leve aro 18 com pneus 235/60 R18 apresentam um visual interessante.
Já na traseira, o JAC T80 exibe um layout bem inspirado na linha Q da Audi, ostentando lanternas em LED integradas à tampa do bagageiro, que não tem abertura elétrica e cujo curso é um tanto limitado em altura, incomodando quem tem estatura alta.
O para-choque com refletores, luzes de neblina e ré, também lembram os quatro anéis alemães, enquanto as duas saídas de escape emolduradas são apenas cosméticas, tal como no Audi Q5 atual, por exemplo.
Defletor de ar e antena barbatana fecham o pacote exterior.
Por dentro…
No interior, o JAC T80 realmente quer impressionar, embora não surpreenda de modo geral. Os detalhes cromados chamam atenção pelo acabamento, mas o aplique imitando fibra de carbono destoa do conjunto. Poderia ser um material com aspecto e textura mais natural.
Mesmo assim, o painel é revestido com material soft na parte superior e central.
O cluster digital e configurável tem três temas, mas apenas o tradicional tem bom aspecto, ficando os outros dois com impressão de produto “xing ling”. Podia ter fica somente o comum, alterando-se as cores e grafismos. Além disso, a troca só pode ser feita com o carro parado e em “P”.
O volante tem bons comandos e empunhadura razoável, mas parece desatualizado diante do ambiente do T80, em especial com o detalhe inferior, com espaço dedicado sem um badge. Isso sem contar que não tem ajuste de profundidade, algo que poderia ser revisto na China.
A multimídia tem tela de 10 polegadas, o que é muito bom, ainda mais que a instrumentação tem 12,3 polegadas. Ruim é que não tem navegação GPS nativa e muito menos aceita os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play. O espelhamento é bem chato de fazer (quando funciona).
Uma animação 3D do JAC T80 no sistema de monitoramento em 360 graus lembra o T50. Porém, não há câmera frontal para gravação. Falando nisso, podem-se ativar as câmeras e escolher a visualização.
Os quatro difusores de ar cromados e circulares lembram a Classe S da Mercedes, porém, o relógio analógico de aspecto antigo não cai muito bem no conjunto.
Abaixo, ajustes da direção elétrica (3), controle de descida, modo Eco e outros, se apresentam em comandos bem elaborados.
No túnel, um console possui comandos do ar condicionado dual zone, que ainda traz ventilação e aquecimento dos bancos dianteiros, algo apreciável no primeiro caso.
O sistema de som pode ser Infinity, adquirido com teto panorâmico, custando R$ 6.990.
Ele dispõe de sistema Hi-Fi e 10 alto-falantes, entregando 280 watts de potência RMS. A alavanca de câmbio tem bom aspecto, tendo ainda mudanças manuais e modo Sport, além de botão de partida, Brake Hold e freio eletrônico de estacionamento.
Existem comandos ainda para ajuste dos faróis, painel e rebatimento dos espelhos, bem como retrovisor eletrocrômico e iluminação interna em LED.
Os bancos em couro são bem envolventes e ergonômicos, sendo que os dianteiros têm ajustes elétricos e o do motorista vem ainda com duas memórias e massagem.
Na traseira, mais saídas de ar e ajustes diversos para a segunda fileira, mas a terceira tem acesso limitado e banco com encosto único, não sendo assim tão versátil quanto em outros SUVs de sete lugares. O T80 tem 620 litros até o teto e dispõe de apenas 150 com lotação completa.
Por ruas e estradas…
O JAC T80 se mostra um carro bem mais acertado que outros modelos da marca chinesa, o que seria de se esperar, devido ao seu preço.
O SUV de sete lugares possui uma construção sólida e uma rigidez torcional parecida com as de modelos de marcas importantes no cenário mundial.
O conjunto vem com motor 2.0 16V, que possui turbocompressor e intercooler, mas não dispõe de injeção direta de combustível, o que realmente faz falta num carro desse porte e preço.
Não é apenas modismo, mas uma tecnologia que permite melhor rendimento e performance, reduzindo ainda as emissões de poluentes. Este propulsor tem em torno de 190 cavalos na China, mas aqui, a SHC tratou de dar um up nele, passando assim a entregar 210 cavalos a 5.000 rpm.
O torque fica em bons 30,6 kgfm a partir de 1.800 rpm, uma rotação realmente baixa. Entretanto, na prática, muito disso é polido de várias formas.
A ausência da injeção direta contribui, assim como as relações de marcha bem longas na caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas. O foco no conforto – antes da economia – faz com que ele tenha saídas suaves, embora condizentes com um motor acima de 150 cavalos.
O conjunto permite até saídas animadoras, mas entre segunda e terceira, o câmbio parece aliviar bastante e a condução já não empolga tanto. Ainda assim, mesmo em retomadas e ultrapassagens, o JAC T80 não faz feio, só não vai mostrar que realmente tem 210 cavalos.
Na cidade, anda-se com desenvoltura e até nos esquecemos desse detalhe. Na estrada, especialmente em acelerações longas, dá para notar certa amortecida no impulso. No entanto, nada que deponha contra a proposta do T80, que não é ter pegada esportiva, diferente do Tiguan Comfortline.
Suavizado, o JAC T80 gira facilmente na casa de 2.000 rpm na cidade e fica na mesma durante rodagem na estrada a 110 km/h. Apenas pisando forte (e esperando um pouco…) é que o ponteiro virtual vai lá para a casa dos 5.000 rpm.
Nas mudanças, nenhum tranco e indicação de mudança, tudo muito suave. Nas reduções de velocidade, ajusta bem as marchas para um bom uso do freio motor.
No consumo, o propulsor 2.0 Turbo garantiu uma boa média de 9,1 km/l na cidade. Na estrada, contudo, fez apenas 10,4 km/l, o que é pouco, mesmo pesando 1.775 kg.
Ele só utiliza gasolina e assusta quando o nível de combustível começa a descer rápido. Fora isso, o conjunto motriz atua de forma aceitável. O mesmo em relação ao sistema de direção, que tem três ajustes de resistência: leve, normal e pesado. O último dá melhor sensação de controle e conforto.
Os freios atuam de forma moderada e cumprem seu papel, mas não surpreendem pela eficiência. Já a suspensão tem um ajuste realmente bom. O conjunto não deixa o T80 macio demais, como em alguns carros de origem chinesa, sendo bem acertado em firmeza e absorção de impactos.
A ideia da JAC de trocar as rodas aro 20 por 18 polegadas parece ter sido bem acertada, pois, deu mais conforto ao dirigir e sem perder a estabilidade. Mesmo em pisos muito esburacados ou paralelepípedos, o conjunto filtra muito bem, assim como o acabamento justo evita ruídos indesejáveis.
Pelo conjunto apresentado, o melhor do JAC T80 é a dirigibilidade, que agradou. Mesmo com tração dianteira, o SUV de sete lugares se apresenta bem à mão. A suspensão traseira é do tipo multilink. Os pneus 235/60 R18 também ajudam.
Por você…
O JAC T80 nos pareceu um bom carro pelo tempo em que ficou conosco.
Deveria receber injeção direta, um câmbio melhor escalonado e algumas modificações, como coluna ajustável em profundidade e itens de segurança avançada, como alerta de faixa e colisão, piloto automático adaptativo, etc.
Não é pedir muito em um carro de R$ 150.000, mas infelizmente até a concorrência anda devendo muito nesse aspecto. Poderia ter um preço mais competitivo. Itens como Android Auto e Car Play fazem falta, mas, mimos como ventilação e massagem no banco também ajudam a mexer na balança.
Sistema de som de qualidade e teto solar panorâmico contribui para realçar o pacote, embora o conjunto motriz não entregue tudo o que oferece.
Se não fosse pelo preço, o JAC T80 seria uma interessante opção no segmento de utilitários esportivos de sete lugares. Vale a pena experimentar para tirar a dúvida antes de comprar.
Medidas e números…
Ficha Técnica do JAC T80 2019
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1.997 cm³
Potência – 210 cv a 5.000 rpm (gasolina)
Torque – 30,6 kgfm a 1.800 rpm (gasolina)
Transmissão – Automatizado de dupla embreagem de 6 marchas com mudanças manuais
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,2 segundos
Velocidade máxima – 217 km/h
Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm
Consumo urbano – 10,4 km/litro
Consumo rodoviário – 9,1 km/litro
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 18 com pneus 235/60 R18
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.790 mm
Largura – 1.760 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.900 mm
Entre eixos – 2.750 mm
Peso em ordem de marcha – 1.775 kg
Tanque – 64 litros
Porta-malas – 620 litros
Preço: R$ 142.490 (preço básico) R$ 149.480 (versão avaliada)
JAC T80 2019 – Galeria de fotos
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