A JAC Motors não desistiu de produzir carros no Brasil. A marca chinesa, representada no país pelo grupo SHC, mantém os planos de fabricação de um ou mais modelos, mesmo após o fracasso do projeto da fábrica de Camaçari-BA. A empresa, que está em recuperação judicial, quer aproveitar o parque industrial já instalado para nacionalizar parte de seu portfólio.
O motivo é que, para não pagar multa ao governo em virtude dos créditos obtidos com IPI no caso do projeto baiano, a JAC Motors precisa nacionalizar produtos. Assim, estaria mantendo conversas com duas montadoras nacionais. A primeira já é conhecida nesse caso, sendo o grupo HPE, cuja planta de Catalão-GO, fabrica carros da Mitsubishi e Suzuki.
Segundo fontes da empresa, um JAC T40 chegou a ser testado na linha de montagem da planta goiana, mas o objetivo não seria finaliza-lo ali. A HPE tem uma segunda planta, esta em Itumbiara-GO, onde era feito o Suzuki Jimny, transferido para Catalão. Nesse caso, a ideia era – e ainda é – fazer o crossover compacto da JAC.
Porém, ao site UOL, o empresário Sérgio Habib, diz que também negociação com a CAOA, que tem fábrica em Anápolis e que produz atualmente carros da Hyundai e Chery, esta uma concorrente da JAC. As conversas com a HPE continuam igualmente, apesar do negócio ter tido uma fase até de testes na fábrica para avaliar a possibilidade de montagem do T40.
O projeto, no entanto, não será concluído este ano, mas em 2020, conforme indica o executivo. Por ora, a JAC mantém uma rede pequena, com 21 lojas (16 da própria SHC) e prepara a chegada de seu primeiro modelo elétrico, o iEV40, versão do T40, que chega em agosto por R$ 139.990.
Este, que pretende ser o carro elétrico mais barato do Brasil, terá companhia mais adiante. Trata-se da picape média T8, já vista no mercado chinês e que chegará em uma versão elétrica com autonomia de 350 km (no ciclo NEDC) e capacidade para uma tonalidade.
O foco da SHC é o mercado comercial, atuando junto aos frotistas. Haverá uma opção mais luxuosa, porém, ambas preços elevados. Habib estima que a de trabalho custará “abaixo de R$ 200 mil”. Na China, a JAC Motors tem diversos modelos elétricos, sendo o mais recente o SUV iEVS4, que tem porte de Jeep Compass.
[Fonte: UOL]
© Noticias Automotivas. A notícia JAC Motors pode produzir no Brasil com CAOA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
JAC Motors pode produzir no Brasil com CAOA publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário