sexta-feira, 26 de abril de 2019

Mercedes-Benz Classe X dá adeus antes mesmo de chegar

Mercedes-Benz Classe X dá adeus antes mesmo de chegar

Era uma vez uma picape média de marca de luxo alemã que seria fabricada na Argentina e venderia no Mercosul, sendo vista até sem camuflagem e em lotes numa aparição no Nordeste, que lembrava um test drive de lançamento. Infelizmente, parece que agora ela não vem mesmo.

Antes mesmo de chegar, a Mercedes-Benz Classe X aparentemente dá adeus ao mercado brasileiro, visto que sua produção na Argentina não será mais efetuada, segundo nota oficial da Daimler. O motivo é a crise econômica que se abate sobre o país vizinho, o que teria implicado num aumento dos custos de produção.

Mercedes-Benz Classe X dá adeus antes mesmo de chegar

Estes teriam sido aceitos pela Nissan, o que gerou atrito com a Daimler. Assim, a planta de Córdoba não terá mais a picape da Mercedes-Benz e aguarda suposta produção da Renault Alaskan, que já passou da hora de ser fabricada lá e lançada na região, pairando aí a suspeita de que possa seguir a mesma estrada da Classe X, cujo destino também se mantém na Espanha.

As complicações argentinas parecem apenas mais um dos reflexos da associação entre Renault-Nissan-Mitsubishi e Daimler, cujo novo CEO Ola Källenius parece bem disposto a cancelar a parceria técnica entre as duas empresas. Dessa forma, a Classe X pode eventualmente chegar ao mercado argentino, importada da península ibérica.

Mercedes-Benz Classe X dá adeus antes mesmo de chegar

No caso brasileiro, fica bem difícil trazer uma picape desse porte da Europa, pagando os 35% de imposto de importação, mais a logística entre dois continentes. Ou seja, se os custos eram a maior preocupação da Daimler, uma importação direta da Espanha só traria mais carga tributária sobre a caçamba da Classe X.

Em Córdoba, a situação se complica, pois, das 70.000 unidades por ano de capacidade máxima da planta, 60% seriam da Mercedes-Benz. A Nissan Argentina diz que irá reajustar a produção no norte do país e não comentou a decisão da alemã. Para a marca japonesa, a saída agora – após US$ 600 milhões de investimento – é encontrar novos mercados de exportação. O problema, nesse caso, é o México, um exportador natural e de peso na América Latina.

[Fonte: Autoblog Argentina]

© Noticias Automotivas. A notícia Mercedes-Benz Classe X dá adeus antes mesmo de chegar é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Mercedes-Benz Classe X dá adeus antes mesmo de chegar publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário