A Daimler confirmou oficialmente os locais de produção do Mercedes-Benz GLB: Pequim na China e Aguascalientes, esta última no México. Isso significa que o novo utilitário esportivo da marca alemã deve chegar de lá sem imposto de importação, embora possa ser feito também por aqui.
Por conta dos custos de produção menores no país latino, a Daimler pretende coloca-lo diretamente no mercado americano, mas o país oferece uma plataforma de exportação que favorece sua chegada ao Brasil. Feito sobre a plataforma modular MFA2, mesma dos novos Classe A e CLA, por exemplo, o SUV tem proposta mais radical, sendo focado num uso misto de verdade.
Para isso, a Mercedes-Benz apostou em um visual mais parrudo e com inspiração no Classe G, a fim de que o SUV possa unir a praticidade do dia a dia com a capacidade de um off roader. Na China, ele será fabricado pela Beijing-Benz, enquanto no México sairá de linhas compartilhadas com a Renault-Nissan.
A confirmação desses locais veio junto com uma inusitada nota de imprensa, onde a Daimler resolveu contar parte do desenvolvimento do veículo, de forma até descontraída. A história começa com o Concept GLB de Xangai 2015, que era identificado como SC 037 – Showcar Número 37.
A Daimler explica que os show cars tem a missão de “dar às pessoas um apetite por carros novos” e “pré-posicionar” um produto. Também se mede a reação do público com estas “vitrines móveis”. No caso do Concept GLB, houve um problema.
Só em setembro de 2018, a Mercedes teve autorização para fazer um protótipo, mas não havia como produzi-lo em Sindelfingen, Alemanha. Atrasados e não podendo usar um modelo em argila (clay) 1:1, a equipe de designers teve que utilizar um carro de sete lugares (não revelado) e 12 engradados de peças usinadas para compor o conceito para Xangai.
Normalmente um show car demora de 12 a 18 meses para ficar pronto, mas a equipe teve pouco mais de seis meses para finaliza-lo. No processo, as peças elaboradas chegaram a ser recusadas por um dos departamentos da Daimler quando dois caminhões de 40 toneladas chegaram sem aviso. Para Xangai, adaptaram um contêiner para leva-lo num avião com outras cargas para a China. Antes, as marcas fretavam um avião inteiro.
Mercedes-Benz Concept GLB – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Daimler confirma produção do Mercedes-Benz GLB no México é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Daimler confirma produção do Mercedes-Benz GLB no México publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário