A Mitsubishi está lançando no mercado nacional o Novo Pajero Sport 2020, que chega completamente renovado em uma geração que mantém o compartilhamento de chassi e motorização com a picape média L200 Triton. O novo SUV da marca japonesa chega importado da Tailândia e tem preço sugerido de R$ 265.990.
Concorrente dos utilitários esportivos Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 chega com pacote tecnológico melhor e desempenho adequado para enfrentar essa dupla de SUVs e se impor como o produto topo de linha da marca daqui em diante.
Medindo 4,785 m de comprimento, 1,815 m de largura, 1,805 m de altura e 2,800 m de entre eixos, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 tem um espaço amplo para uma família de sete pessoas, oferecendo ainda um porta-malas com 571 litros (com terceira fileira abaixada), podendo chegar a 1.731 litros com duas fileiras rebatidas.
Visualmente, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 vem com a linha de estilo Advanced Dynamic Shield, que se caracteriza por avanço das laterais sobre o para-choque, estreitando a grade numa superfície de baixo relevo e tendo lâminas cromadas na parte superior, bem como elementos envolventes de mesma aparência emoldurando essas inserções.
O aspecto visual é bem expressivo, ainda mais com os faróis full LED, dotados de luzes diurnas em LED e molduras cromadas. Sob a grade central, o para-choque não adicionou um protetor reforçado, como é tendência no segmento, adotando um desenho mais fluido e com molduras pretas nas extremidades, onde se encontram os faróis de neblina.
Com frente bem fluida, o modelo apresenta uma carroceria volumosa e com teto reto, onde possui um vidro de tamanho padrão e abertura elétrica, bem como barras longitudinais e ressaltos que reforçam a proposta utilitária do veículo. O SUV tem ainda um defletor de ar no teto, na traseira, bem proeminente, além de uma discreta antena frontal.
A linha de cintura é bem elevada e a área envidraçada é suficiente para a proposta, tendo vigias traseiras elevando-se até as colunas D. As saias de rodas são “cortadas” para ficaram retilíneas em relação às formas da carroceria. Os retrovisores com capas cromados são de bom tamanho e possuem rebatimento elétrico, além de repetidores de direção.
Vincos pronunciados nascem das lanternas e das lentes dos faróis, desaparecendo ao centro. Bem abaixo, estribos integrados se fundem com o desenho da carroceria. As rodas de liga leve são aro 18 polegadas com pneus 265/60 R18. Estas apresentam design imitando lâminas e aspecto geral bom.
A traseira do Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 é bem polêmica. As lanternas em LED possuem desenho triangular, mas uma extensão em direção ao para-choque, não atrai pela beleza. A marca segue uma tendência japonesa, que pode ser bem observada em certos modelos da Toyota para o mercado nipônico.
Mas, além das lanternas, chama atenção o para-choque pouco pronunciado, que praticamente se funde com o desenho da carroceria, tal como a Honda fez com o Fit na geração atual, antes da atualização. Em relação à proteção, a Mitsubishi diz que a maioria dos impactos traseiros deverão ocorrer abaixo do para-choque, onde fica o estepe, não prejudicando tanto a tampa do bagageiro, motivo pelo qual a conterrânea modificou sua minivan recentemente.
No mais, a vigia tem um bom tamanho e um aplique cromado realça o status do produto. “Sem” para-choque traseiro, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 tem ângulo de saída de 24,8°, enquanto o dianteiro é de 30°. Já a distância livre do solo é de 218 mm. Com para-barros, estepe proeminente e cano de escape aparente, o SUV não tenta ser luxuoso em seu visual geral.
O Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 vem com suspensão dianteira de duplo braço triangular e traseira com eixo rígido e braços triplos. Molas helicoidais e amortecedores progressivos compõem o conjunto, que ainda tem barras estabilizadoras nos dois eixos.
Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 – Interior e outros detalhes
Por dentro, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 tem um ambiente muito parecido com a L200 Triton Sport, sendo que o painel difere mais na parte central, onde os difusores de ar são mais verticais e o acabamento cinza brilhante desce para o túnel central, que é mais vistoso, tendo alavanca de câmbio com aspecto mais moderno.
Próximos, ficam o seletor de tração Super Select II com as opções 2H para tração 4×2 (traseira), 4H para tração 4×4 integral, 4HLc para tração 4×4 parcial e 4LLc para tração 4×4 parcial e reduzida. Há também controle de descida ajustável. Freio de estacionamento eletrônico, bloqueio do diferencial do eixo traseiro, controle de ventilação traseira, ar condicionado dual zone, partida por botão e porta-luvas com chave.
O cluster é colorido e tem display central TFT com animações relativas às funções do veículo, onde é possível reproduzir os modos de condução Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock, uma novidade que altera o funcionamento de motor, câmbio, freios, tração e estabilidade.
O volante é bem sofisticado em relação à L200. Tem comando para tudo, incluindo controle de cruzeiro adaptativo e limitador de velocidade, além de mídia, telefonia e computador de bordo. Em couro, ele também apresenta ajuste de profundidade e altura, bem como paddle shifts fixos.
A multimídia tem tela de 7 polegadas e vem com os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, bem como câmera de ré, Bluetooth, Wi-Fi, entre outros.
O ambiente ainda é dominado por bancos em couro bem confortáveis, especialmente do motorista, que tem ajustes elétricos. Os assentos e encostos envolvem bem o corpo. Na segunda fileira, existe um comando independente de ventilação do ar, que sai através de difusores instalados no teto, inclusive para a terceira fileira.
Existem duas entradas USB para carregamento, assim como uma fonte de 12V com potência de até 120 watts. Para quem vai na frente, mais dois conectores USB. O banco é bipartido e tem ajustes de encosto e distância, além de permitir acesso aos últimos bancos através de rebatimento.
O espaço é bom, sendo razoável para quem vai na última fileira. Nesta, os encostos são ajustáveis também. Existe um apoio de braço central na terceira fileira com porta-copos escamoteável.
O Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 tem um bom aproveitamento do espaço oferecido, cujo assoalho é bem elevado e a altura interna é mediana, devido a carroceria ser montada sobre um chassi de longarinas de duplo C fechado. Esta é apoiada em oito pontos para ter melhor rigidez junto ao chassi.
Para fechar o pacote, o Pajero Sport 2020 tem frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e sistema de mitigação de aceleração involuntária, evitando que o motorista acione erroneamente o acelerador ao invés do freio durante manobras.
O SUV tem sete airbags com os de cortina abrangendo toda a lateral. A direção é hidráulica e os freios são a disco nas quatro rodas com ABS, BOS, EDB, TCS e ESP, tendo ainda um controle de estabilidade de reboque. Os pneus são de uso misto e há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Com tudo isso, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 tem raio de giro de apenas 5,6 m. Para move-lo, a marca introduziu o mesmo MIVEC 2.4 turbo diesel com injeção Common Rail da L200 Triton Sport, entregando igualmente 190 cavalos e 43,9 kgfm, mas com sistema de tratamento de gases diferente da picape, o que não altera em nada sua performance.
No entanto, o que muda realmente é o câmbio automático, um Aisin de oito marchas com conversor de torque. Assim, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e tem máxima de 190 km/h, pesando 2.130 kg.
Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 – Impressões ao dirigir
Poços de Calda-MG – O Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 é um veículo de proposta mista com grande capacidade no fora de estrada. O veículo ainda é bem purista em certos aspectos, tendo, por exemplo, sistema de engate da tração ainda mecânico, embora com acionamento eletrônico.
Assim, a ordem para mudança não altera o acoplamento de imediato, mas apenas quando as engrenagens se encaixam, o que pode levar alguns segundos. Os quatro modos de atuação no off road são os mesmos da L200 Triton Sport e, da mesma forma, com limitações, como mudança para 4×4 até 100 km/h e 4×4 com reduzida apenas com o veículo parado e igualmente com velocidade baixa.
O sistema não desacopla se perceber que o veículo está num ambiente diferente, por isso é necessário desfazer as mudanças ao sair de um trecho off road. No Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020, a novidade é que surgiram quatro modos de condução, que melhoram as respostas do utilitário esportivo no fora de estrada, devendo-se escolher a opção indicada para cada terreno, como areia, lama ou pedra, por exemplo.
O conjunto motriz garante ao Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 até descer ladeiras apenas na primeira marcha, sem a necessidade do controle eletrônico, que pode ter a velocidade ajustada. Da mesma forma, na subida, motor e câmbio trabalham em perfeição com o sistema de tração.
Com bons ângulos de entrada e saída, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 tem um bom vão livre e pode inclinar-se em até 45º. Para rampas bem íngremes, basta colocar na primeira marcha e acelerar, que o SUV sobe sem problemas. A suspensão possui um bom curso para enfrentar buracos enormes e depressões. Mesmo em trechos alagados, o japonês se dá bem, suportando até 700 mm de profundidade.
Na estrada, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 se comporta bem. A direção hidráulica é bem ajustada e não passa aquela impressão de leveza exagerada, como visto na picape. Isso garante mais conforto ao dirigir, assim como o bom câmbio de oito marchas, que deixa a rotação a 110 km/h em apenas 1.800 rpm.
Nas mudanças manuais, seja na alavanca ou no volante, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 responde de bate pronto, parecendo ter mais disposição do que a Triton nesse aspecto. As retomadas também são agradáveis, assim como o nível de ruído interno, ainda mais com o motor esforçando-se menos com mais marchas.
O conjunto de suspensão privilegia o conforto e, como em todo SUV sobre chassi, tem tendência a inclinar-se mais em curvas e desvios rápidos de direção. Ainda assim, está dentro do esperado. O controle de cruzeiro adaptativo é um item apreciável para um veículo que verá muitas viagens interestaduais.
Obviamente não testamos a frenagem automática de emergência, mas está lá. Os freios atendem bem, mesmo se bem exigidos. Na cidade, apesar do tamanho, o Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 tem um raio de giro pequeno, que o faz sair-se bem em algumas situações. No geral, nestas impressões, este SUV se mostrou melhor que os rivais no conjunto da obra.
Novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Novo Pajero Sport 2020 parte de R$ 265.990 – Impressões ao dirigir é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Novo Pajero Sport 2020 parte de R$ 265.990 – Impressões ao dirigir publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário