segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Mazda MX-30 volta atrás e ganha versão híbrida leve com motor 2.0

Mazda MX-30 volta atrás e ganha versão híbrida leve com motor 2.0

Geralmente os modelos desenvolvidos para serem elétricos seguem seu caminho, como o Tesla Model 3, Volkswagen ID3 ou Buick Velite 7, por exemplo. Contudo, nem todos parecem querer seguir em frente, como o japonês Mazda MX-30.

Ele surgiu para ser um carro elétrico dentro do portfólio tradicional da marca, que sempre aposta na manutenção do motor a combustão, ainda mais após o Skyactiv-X, que possui ciclo de funcionamento HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition), que só utiliza vela de ignição (no caso da Mazda) para giros muito baixos e partida.

Mazda MX-30 volta atrás e ganha versão híbrida leve com motor 2.0

Contudo, nem esse entra na história. O 100% elétrico MX-30, crossover derivado do CX-30, agora terá uma versão híbrida com o motor SkyActiv-G 2.0 comum. Esse propulsor de alta taxa de compressão será oferecido com a tecnologia MHEV, ou seja, terá um pequeno motor elétrico funcionando como alterador/motor de partida/propulsor auxiliar.

Nessa alternativa, o MX-30 lembra a proposta da PSA para seus modelos tradicionais com versões elétricas, que geralmente aparecem nesta opção antes daquelas movidas por gasolina ou diesel. Porém, a Mazda não havia dito nada…

Por ora, não se sabe onde essa variante será oferecida, mas o MX-30 nascera para reduzir a média de CO2 da Mazda na Europa, assim como a Honda fez com seu compacto “e”. Chamado e-SkyActiv, esse motor elétrico do crossover tem 141 cavalos e 26,8 kgfm, utilizando baterias de lítio de 35,5 kWh e tendo autonomia de apenas 200 km no ciclo WLTP.

Mazda MX-30 volta atrás e ganha versão híbrida leve com motor 2.0

Apenas considerando o alcance, dá para notar que o MX-30 não é a proposta que a Mazda quer parta seus clientes, porém, é obrigada a dispor dela. Algo mais ou menos parecido acontece com a Honda em seu atual carro movido por células de combustível, o Clarity 2020.

Feito originalmente para rodar apenas abastecido por hidrogênio, o sedã japonês acabou ganhando uma versão 100% elétrica que não parecia estar nos planos originais da Honda.

[Fonte: FCE]

© Noticias Automotivas. A notícia Mazda MX-30 volta atrás e ganha versão híbrida leve com motor 2.0 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Mazda MX-30 volta atrás e ganha versão híbrida leve com motor 2.0 publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário