segunda-feira, 13 de abril de 2020

Peugeot 5008: equipamentos, preços, motor, consumo, desvalorização

Peugeot 5008: equipamentos, preços, motor, consumo, desvalorização

A venda no Brasil desde março de 2018, o Peugeot 5008 é o SUV da marca para quem tem família grande. Ele pode ser considerado uma versão “esticada” do irmão menor 3008, para comportar uma terceira fileira de bancos e, assim, poder levar até sete pessoas em seu interior.

Entre os destaques, o 5008 entrega um visual arrojado, interior com desenho futurista e bom acabamento, boa oferta de equipamentos e também uma motorização eficiente. Ele está disponível atualmente em versão única de acabamento, apenas com pintura metálica ou perolizada como opcional.

Abaixo, você pode conferir os principais detalhes do Peugeot 5008 vendido no Brasil:

Peugeot 5008: equipamentos, preços, motor, consumo, desvalorização

Peugeot 5008 – detalhes

Por R$ 16,5 mil a mais, ao invés de estacionar um Peugeot 3008 na garagem, você pode levar um 5008 na mesma configuração, com a mesma dose de equipamentos e também o mesmo conjunto mecânico. A principal diferença fica por conta dos 20 centímetros adicionais no comprimento, o que faz uma boa diferença no espaço interno.

O desenho de ambos os modelos é praticamente os mesmos. E ainda que você não seja um grande apreciador de carros franceses, não dá para negar que o Peugeot 5008 é um automóvel com visual para lá de arrojado. A dianteira tem um design agressivo, enquanto as laterais encantam pelos detalhes cromados, as belas rodas de 19 polegadas e a linha de cintura elevada.

A traseira, obviamente, é onde o 5008 mais se diferencia. A coluna “C” e a coluna “D” do carro são maiores, justamente para transformar o porta-malas em um espaço para acomodar uma terceira fileira com dois bancos adicionais. O desenho da tampa do porta-malas, vidro e lanternas em LED também são diferentes, deixando o SUV mais “careta” que o 3008, mas, ainda assim, bonito.

Pulando para o interior, o Peugeot 5008 oferece um bom espaço interno na largura, altura e também no espaço para as pernas dos ocupantes. Claramente, como acontece em praticamente todos os outros carros de sete lugares, a terceira fileira é indicada somente para crianças ou outras pessoas de baixa estatura, visto que o espaço para as pernas é limitado.

No porta-malas, o espaço é de 1.940 litros com apenas os dois lugares dianteiros, 780 litros com cinco lugares ou 237 litros com sete lugares. Quando desocupados, os bancos da terceira fileiras podem ser recolhidos e ficam embutidos no assoalho do porta-malas, criando um piso plano.

O painel do carro tem um desenho que é um show a parte, criando a sensação de “dual cockpit” para o motorista e o passageiro, onde cada um tem o seu espaço. Tudo é bastante moderno, desde o volante pequeno que permite uma visão do painel de instrumentos em posição superior até alguns mimos como uma espécie de geladeirinha no console central e bancos dianteiros com massageador e aquecimento.

Há também outros recursos como cortina para os vidros das portas traseiras, vários porta-objetos, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, teto solar panorâmico com iluminação ambiente em LED, painel de instrumentos totalmente digital, ar-condicionado de duas zonas com saída de ar traseira, entre outros.

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Peugeot 5008 – versões

O Peugeot 5008 foi lançado no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: Griffe e Griffe Pack. Todavia, o 5008 Griffe já não consta mais no configurador online da marca. Sendo assim, o SUV de sete lugares agora pode ser encontrado somente no modelo topo de linha.

A versão disponível na linha do Peugeot 5008 2020 é a seguinte:

  • Peugeot 5008 Griffe Pack THP 2020

Peugeot 5008 – equipamentos

Peugeot 5008 Griffe Pack THP 2020

Segurança: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freios com ABS (antitravamento) e REF (distribuição eletrônica de frenagem), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, sinalização de frenagem de emergência, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, protetor de cárter, assistente de farol alto, alerta de ponto cego, piloto automático inteligente com sistema de parada, alerta e frenagem automática de emergência, leitor de sinalização de velocidade, alerta e correção de permanência em faixa, detector de fadiga, faróis e lanterna de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, luzes diurnas em LED, faróis de neblina em LED com função cornering light, alarme perimétrico e volumétrico, entre outros.

Conforto: ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída para os bancos traseiros, direção elétrica com assistência variável, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial, partida do motor por botão, banco do motorista com ajustes elétricos em oito posições, massageador e memória para duas posições, banco do passageiro com ajustes elétricos em quatro posições e massageador, porta-luvas refrigerado, retrovisores externos elétricos e com rebatimento automático, retrovisores com função tilt down, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, segunda fileira de bancos com assentos individuais, com regulagem longitudinal e inclinável, terceira fileira de bancos com assentos rebatíveis e removíveis, entre outros.

Visual: faróis full LED com ajuste automático de altura do facho, lanternas traseiras em LED, repetidores de seta em LED nos retrovisores externos, faróis com função Follow me home, teto solar panorâmico com abertura elétrica, rodas de liga-leve diamantadas de 19 polegadas, moldura cromada nos faróis de neblina, grade dianteira com detalhes cromados, acabamento em preto brilhante nas molduras dos vidros, detalhe cromado no para-choque traseiro, faixa black piano nas lanternas traseiras, barras de teto em alumínio, entre outros.

Acabamento: compartimento de redes na parte traseira dos encostos dianteiros, mesas de apoio tipo avião nos encostos dos bancos dianteiros, cortinas retráteis nos vidros traseiros laterais, iluminação de teto para terceira fileira de bancos, bancos e volante com revestimento em couro, tapetes em carpete, maçanetas internas cromadas, painel soft touch, iluminação ambiente em LED nas portas, console central e teto, compartimento refrigerado no console central, acabamento em tecido e couro no painel e portas, entre outros.

Tecnologia: freio de estacionamento eletrônico, seletor de marcha com acionamento elétrico, sistema VisioPark com câmera de ré traseira com visão 180º, carregamento de celular WiFi, painel de instrumentos digital com tela personalizável de 12,3 polegadas, volante multifuncional com paddle shifts, central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, saída de energia 12V no console central e no porta-malas, entre outros.

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Peugeot 5008 – preços

Veja abaixo os preços do 5008 vendido no Brasil:

  • Peugeot 5008 Griffe Pack THP 2020: R$ 207.490
  • Peugeot 5008 Griffe Pack THP 2020 + pintura metálica: R$ 209.280
  • Peugeot 5008 Griffe Pack THP 2020 + pintura perolizada: R$ 210.280

Vale ressaltar que o Peugeot chegou ao Brasil em março de 2018 com preço de R$ 166.490 na configuração Griffe Pack. Logo, o modelo atual 0 km está expressivos R$ 41 mil mais caro. O modelo é importado da fábrica da marca de Sochaux, na França, assim como o irmão menor 3008.

Peugeot 5008 – cores

A Peugeot vende o SUV 5008 com somente quatro opções de cores para a carroceria. Destas, somente uma tem uma tonalidade diferenciada, no caso a Emerald Crystal (que também é a única que não acresce qualquer valor no preço final do carro), que é mais puxada para o verde.

Veja abaixo as cores e seus respectivos preços para o 5008 2020:

  • Cinza Artense (metálica, por R$ 1.790 adicionais)
  • Preto Perla Nera (metálica, por R$ 1.790 adicionais)
  • Emerald Crystal (metálica, sem custo adicional)
  • Branco Nacré (perolizada, por R$ 2.790 adicionais)

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Peugeot 5008 – desvalorização

Ao contrário do que sugere a fama dos carros franceses no mercado brasileiro, o 5008 não é um veículo com desvalorização expressiva no mercado de carros usados e seminovos aqui no Brasil.

De acordo com um estudo promovido pela KBB Brasil em agosto de 2019, o Peugeot 5008 foi o SUV com menor depreciação no mercado nacional, ficando a frente de modelos mais tradicionais como Toyota SW4, Volvo XC60, Chevrolet Tracker e Honda HR-V.

Ele apresentou uma depreciação de 0,59% nos primeiros seis meses de 2019.

A análise levou em consideração os utilitários-esportivos vendidos zero quilômetro entre janeiro e junho de 2019 e que já contavam com ofertas de modelos seminovos no mercado também no começo daquele ano. Mais de 400 versões foram analisadas.

Isso se deve muito por conta do programa “Renova Peugeot”, um plano de fidelização e recompra do mercado oferecido pela própria marca. Nele, o cliente tem a garantia de valorização na recompra do seu usado e a cada três anos pode estar com um Peugeot zero quilômetro na garagem.

Através deste programa, a Peugeot se compromete a pagar até 85% do valor indicado pela Tabela Fipe. A empresa diz que este plano “quebra o mito de desvalorização dos carros da marca”.

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Peugeot 5008 – motor

Se você está habituado com os carros do grupo PSA no Brasil, o que inclui as marcas Peugeot e Citroën, provavelmente já teve algum contato ou ao menos ouviu falar do motor 1.6 THP. E é justamente este propulsor que equipa o 5008 – encontrado também no 3008, 2008 THP, 208 GT e vários outros automóveis.

Este propulsor THP é um projeto BMW e produzido pela PSA. É dotado de bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbocompressor, intercooler, injeção direta de combustível e coletores variáveis.

Consegue desenvolver 165 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e 24,5 kgfm de torque, a partir de 1.400 rpm.

Ele está acoplado a uma transmissão automática EAT6 (Efficient Automatic Transmission) de seis velocidades com conversor de torque, seletor de marchas com acionamento elétrico, modo Sport e opção de trocas manuais de marcha por meio de paddle shifts instalados atrás do volante. Tal câmbio é produzido pela marca Aisin no Japão. Este modelo é oferecido somente com tração nas rodas dianteiras.

O conjunto inclui ainda suspensão com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo independente tipo McPherson na dianteira e semi-independente com eixo de torção na traseira. Os freios são a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

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Peugeot 5008 – consumo

De acordo com os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o 5008 entrega os seguintes números de consumo de combustível:

  • Consumo de 9,5 km/l na cidade com gasolina;
  • Consumo de 12,1 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “C” na comparação absoluta na categoria e na comparação absoluta geral do Inmetro.

Peugeot 5008 – desempenho

A Peugeot divulga os seguintes números de desempenho do 5008 com motor 1.6 THP turbo e câmbio automático:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 206 km/h.

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Peugeot 5008 – garantia e revisões

Assim como os demais carros da marca, o 5008 é comercializado com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

Vale lembrar que a empresa dispõe ainda do programa “Peugeot Total Care”, com 10 compromissos da marca com o consumidor.

Entre elas, revisões agendadas com entrega do carro em até 24h (caso contrário, o cliente não paga), apresentação das peças substituídas do carro no momento da entrega, entrega do carro na data e hora combinada e lavado após a revisão, empréstimo de outro Peugeot nos casos em que o reparo ultrapasse quatro dias (mesmo com o veículo fora da garantia), serviço de reboque gratuito, 24h por dia, durante oito anos, em casos de pane ou colisão, entre outros.

Já as revisões do Peugeot 5008 têm preços tabelados e são realizadas a cada 10 mil quilômetros rodados ou um ano de uso, o que ocorrer primeiro. Veja abaixo todos os valores, conforme a tabela online da marca francesa:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 560
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 975
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 560
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 1.375
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 560
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 975

Sendo assim, as seis revisões do Peugeot até os 60 mil km ou seis anos totalizam um valor de R$ 5.005.

Peugeot 5008 – concorrentes

Kia Sorento S.173 – R$ 189.990

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Um dos primeiros concorrentes do Peugeot 5008 no mercado brasileiro é o Kia Sorento. O SUV de sete lugares da marca coreana na versão S.173 (intermediária) oferece um motor 2.4 litros a gasolina, que rende 172 cv e 22,5 kgfm, com transmissão automática de seis marchas. Há ainda a S.276 topo de linha com um 3.5 V6 de 280 cv e 33,6 kgfm, com câmbio de oito velocidades.

Sai equipado de fábrica com recursos como ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, botão start/stop, piloto automático, acabamento interno em couro, rodas de liga-leve aro 18, faróis com acendimento automático, seis airbags, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

Mitsubishi Outlander HPE-S 3.0 V6 – R$ 194.990

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Também um SUV de sete lugares, o Mitsubishi Outlander compete diretamente com o 5008 em sua versão HPE-S com motor 3.0 V6, que entrega 240 cv e 31 kgfm, com transmissão automática de seis marchas e tração 4WD. O SUV japonês dispõe de uma boa lista de equipamentos de série.

De série, dispõe de sistema de frenagem autônoma, teto solar elétrico, piloto automático inteligente, sistema de alerta de mudança de faixa, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, central multimídia com Waze e Spotify, faróis de neblina em LED, farol alto automático, farol baixo em LED, alerta de colisão, ar-condicionado automático digital de duas zonas, sete airbags, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos, sensores de luz e chuva, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Toyota SW4 SRV Flex – R$ 194.990

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O SW4 pode ser considerado como o único “SUV de verdade” desta lista, visto que somente ele é construído sob chassi de uma picape, enquanto os demais tem estrutura monobloco. Este modelo pode ser encontrado por R$ 195 mil na versão SRV Flex, a mais completa e cara do Toyota com motor 2.7 flex de 163 cv e 25 kgfm, câmbio automático de seis marchas e tração 4×2.

Também equipado com sete lugares, o SW4 SRV Flex oferece sensores de luz e chuva, central multimídia com tela de oito polegadas com GPS e TV digital, retrovisor interno eletrocrômico, chave presencial, partida por botão, tampa do porta-malas com abertura elétrica e memória, ar-condicionado automático digital com saída traseira, sete airbags, assistente de subida e de reboque, entre outros.

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line – R$ 195.690

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Por último, mas não menos importante, o Tiguan Allspace é o único Volkswagen à venda no Brasil que consegue levar até sete pessoas. O modelo em sua versão topo de linha R-Line se destaca pela oferta de equipamentos e sobretudo pelo motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm, com transmissão DSG de sete marchas e dupla embreagem e tração nas quatro rodas.

O modelo é equipado com seis airbags, ar-condicionado de três zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, memória e ajuste lombar elétrico, controle adaptativo de velocidade e distância, retrovisores externos com aquecimento, sistema de som premium Dynaudio, rodas aro 19, painel de instrumentos totalmente digital, tampa do porta-malas elétrica, bancos dianteiros com aquecimento, detector de fadiga do motorista, entre outros.

Peugeot 5008 – ficha técnica

Motor

1.6 THP

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.598

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

Gasolina: 165 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

Gasolina: 24,5 kgfm a 1.400 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Barra de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 19 polegadas

Pneus

235/50 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.641

Largura sem retrovisores (mm)

1.906

Altura (mm)

1.646

Distância entre os eixos (mm)

2.840

Capacidades

Porta-malas (litros)

1.940 litros (2 lugares), 780 litros (5 lugares) ou 237 litros (7 lugares)

Tanque (litros)

56

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1.632

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Peugeot 5008 – fotos

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