O Koenigsegg Gemera está marcando a estreia de uma nova tecnologia, que promete altíssima eficiência em um pacote pequeno. O hiperesportivo sueco tem nada menos que 1.700 cavalos e leva quatro pessoas para um passeio estonteante.
Este “familiar” de Christian von Koenigsegg é um “Mega GT”, como ele próprio descreve seu hipercarro híbrido plug-in, que tem quatro poderosos motores, sendo que três deles são elétricos e entregam nada menos que 1.100 cavalos.
Só com esse trio energético, o Gemera já seria um bólido de tirar o fôlego, mas a cereja do bolo é o quarto engenho a bordo, um propulsor de três cilindros e 2.0 litros, que agora é o mais potente de seu tipo no mundo.
Com 600 cavalos e 61 kgfm, o motor 2.0 vem com a tecnologia FreeValve, que substitui o comando de válvulas tradicional por um sistema de válvulas eletro-pneumáticas que abrem e fecham no tempo exato de qualquer regime de trabalho.
Até agora, a tecnologia vinham sendo exibida pela chinesa Qoros, que é a parceria da Koenigsegg e que deve adicionar isso em algum momento. Tudo isso somente um exército de ginetes que catapulta o Gemera até os 100 km/h em mísero 1,9 segundo. Isso sem contar que chega fácil aos 400 km/h.
Usando apenas a energia, ele pode rodar 50 km, mas pode alcançar também 300 km/h sem emitir CO2 de queima de gasolina do TFG (Tiny Friendly Giant), que também usa etanol (E85).
Com tração nas quatro rodas, o Koenigsegg Gemera terá apenas 300 exemplares feitos e cada um custando US$ 1,7 milhão. Ele certamente fará com que a arquirrival franco-germânica Bugatti crie um bólido também com quatro assentos, conforme rumores de algum tempo.
Por ora, a tecnologia FreeValve fica restrita ao Gemera, mas poderia fazer muito nos modelos Jesko, Jesko Absolut e Regera, os outros dois bólidos que a escandinava Koenigsegg vende atualmente no mercado internacional.
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