Apesar da pandemia do coronavírus, as montadoras continuam trabalhando entre si para quando os mercados voltarem ao normal.
Com os olhos nos carros elétricos, quatro delas decidiram se unir para reduzir custos com baterias e avançar na tecnologia de células de energia.
Na China, a BYD fechou um acordo com a Toyota que criou uma joint-venture, a BYD Toyota EV Technologies, que visa o desenvolvimento de futuros carros elétricos para as duas empresas.
Com 300 funcionários e 50% das ações para cada lado, a sociedade prepara o terreno para um avanço nas vendas de eletrificados no país.
Como se sabe, recentemente a BYD apresentou um novo tipo de bateria, batizada de Blade. Sem os pacotes de células de energia, usados por todos os fabricantes do setor, esta dispensa essa pacote, tendo apenas um revestimento exterior.
Sendo 50% mais fina que as baterias de lítio usadas nos carros elétricos de hoje, a Blade permite não só mais leveza e espaço interno ao carro, como também maior densidade de energia, o que permitirá alcances cada vez maiores. Além disso, a célula também é mais segura quanto ao vazamento de líquidos tóxicos ou explosão.
A outra parceria envolve Honda e GM. Com certo atraso, a montadora japonesa precisa acelerar a chegada de carros elétricos, mesmo que a administração da empresa não veja esse tipo de propulsão como viável. De qualquer forma, para ter emissão zero, não há outra opção com as mesmas vantagens.
Para ter dois carros elétricos até 2024, a Honda fechou parceria com a GM para utilizar uma ou duas plataformas elétricas da montadora americana, que deverá ceder ainda a nova bateria modular Ultium.
A japonesa deverá ajustar o estilo e a dinâmica de condução, enquanto a americana entrará com a base e as baterias. Honda e GM já trabalharam juntas no passado, envolvendo células de combustíveis, entre outros.
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