Prossigo com o resumo das principais ideias do livro de autoria de Rachel Polito e Reinaldo Polito: “29 minutos para falar bem em público” (Rio de Janeiro: Sextante, 2015).
COMO TER SUCESSO NA COMUNICAÇÃO EM CINCO PASSOS
- Conteúdo
- Emoção
- Voz
- Ouvintes ou Público-Alvo
- Naturalidade
- Conheça o assunto e demonstre domínio do tema a ser apresentado. Quanto mais conhecimento tiver sobre a matéria a ser exposta, maiores serão sua segurança e sua desenvoltura.
- Ordene bem o raciocínio: tenha uma linha lógica com começo, meio e fim.
- Fale com envolvimento e emoção. Se não demonstrar interesse pelo objeto de sua fala, não poderá envolver e interessar os ouvintes.
- Tenha personalidade na voz e na maneira de se expressar. Procure falar sempre um pouco mais alto do suficiente para as pessoas o ouvirem.
- Aprenda o máximo possível sobre os ouvintes e adapte a mensagem de acordo com as características deles.
- Seja natural e espontâneo.
COMO CRIAR E ELABORAR APRESENTAÇÕES
- Concentre-se para criar.
- Determine o tema e seus objetivos
- Fale sobre um assunto sob seu domínio
- Delimite o tema
- Associe o tema ao bem conhecido por você
- Escolha um assunto apropriado à circunstância
- Seja cuidadoso na pesquisa
- Tome cuidado de não revestir com roupagem nova informações ultrapassadas
- Inove
- Fale do mais apreciado por você
- Dedique-se ao momento da criação. Pense nos possíveis temas a se abordar.
- Escolha o tema e determine de maneira clara os objetivos pretendidos a atingir.
- Discorra sobre assuntos bem conhecidos e prazerosos para você. Quanto mais envolvido estiver com o assunto, mais facilidade terá de falar sobre ele.
- Delimite o assunto aos aspectos possíveis de serem estudados e desenvolvidos dentro do tempo disponível para a pesquisa e a apresentação.
- Em qualquer tópico, adapte-o sempre ao interesse e às expectativas dos ouvintes. Pequenos ajustes ou ilustrações podem ajudar.
- Torne sua apresentação atraente. Se o tema já estiver meio desgastado pelo tempo ou por excesso de uso, adorne-o com uma roupagem mais interessante.
COMO ORGANIZAR SUA MENSAGEM RAPIDAMENTE
- Organize a mensagem pensando sempre em facilitar o entendimento dos ouvintes.
- O melhor método permite a você usar mais seus conhecimentos.
- Os ouvintes devem achar as informações interessantes.
- Use marcos temporais para ajudar a estabelecer o contexto. Por exemplo, como as pessoas se comportavam no passado, como se comportam hoje e o comportamento esperado no futuro.
- Use também marcos espaciais. Fale sobre como o tema se aplica nas diferentes regiões.
- Aborde o tema considerando os problemas componentes dele e as soluções a ser oferecidas.
- Associe vários métodos para planejar a apresentação e organizar o raciocínio.
COMO USAR A MELHOR TÉCNICA PARA FALAR EM PÚBLICO
- Experimente todas as técnicas possíveis e escolha a julgada mais conveniente.
- Olhe para as anotações como se estivesse pensando, sem se precipitar.
- Leia a frase e depois comente, amplie, discorra.
- Ao terminar o comentário, leia a frase seguinte e faça outras observações e considerações. Você se sentirá seguro com o apoio das anotações e livre para desenvolver o raciocínio diante dos ouvintes.
- Procure segurar as folhas com anotações na altura da cintura.
- Decorar a fala é considerada a pior de todas as técnicas de apresentação. Mas se você tiver facilidade para memorizar, capacidade de interpretação e jogo de cintura para contornar algum esquecimento, não haverá qualquer problema em recorrer a esse artifício.
- Recursos visuais na medida certa também podem servir de apoio.
29 Minutos Para Falar Bem Em Público – Parte II publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com
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