Enquanto a CES 2020 acontece em Las Vegas, Elon Musk vai para bem longe, a fim de promover seu mais promissor produto desde que assumiu a então Tesla Motors. Em Xangai, o bilionário sul-africano anunciou que a Gigafactory 3 fará o Model Y, o crossover menor da marca.
Com direto a dancinha e “strip-tease”, Musk pareceu muito feliz com os lucros que conseguirá na China, onde a planta de Xangai deve ampliar sua produção de 150.000 carros por ano para 250.000 exemplares anuais com o Model Y. Tendo US$ 2 bilhões de investimento e 357 dias de construção, a fábrica asiática terá algo bem diferente em seu processo produtivo.
Ainda que as vendas do Tesla Model Y sejam consideradas fundamentais para a lucratividade da marca, especialmente por conta do preço e do enorme volume que conseguirá com a produção em três países (EUA, Alemanha e China), sua fabricação é considerada o pilar dessa conta.
Elon Musk revelou que a linha de montagem do Model Y será revolucionária e conseguirá contornar os custos elevados do Model 3. O próprio projeto do carro contempla bem isso, embora o que realmente chame atenção de fato, seja o maquinário envolvido na montagem do crossover.
No serviço de patentes dos EUA, vazaram alguns esboços de um processo de montagem bem diferente. Nelas, aparece uma máquina com cinco lados que moldariam a carroceria do Model Y diretamente. Segundo rumores, o processo formaria a carroceria do carro com apenas uma única peça de alumínio em vez de 70 chapas soldadas.
Nem é preciso imaginar que não haverá soldas, mas colagem das partes, uma técnica que alguns fabricante de carros utilizam. O processo vai exigir menos robôs, porém, elevará em muito a automação da linha, além de reduzir os custos de produção enormemente.
Chamada de “unibody multidirectional”, a máquina possui várias fresas e equipamentos para moldagem. O sistema contribuirá para um enorme corte nos custos do Model Y que, por sua vez, terá apenas 100 m de fiação contra 3 km dos S e X. O Model 3 carrega 1,5 km, por exemplo.
[Fonte: Foro Coches Eléctricos]
© Noticias Automotivas. A notícia Tesla Model Y será fabricado na China e terá produção revolucionária é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Tesla Model Y será fabricado na China e terá produção revolucionária publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário