O Jeep Compass é um dos únicos SUVs médios que dispõe de motores flex e diesel como opções para os consumidores brasileiros. Ele oferece essas duas configurações de motorização desde o seu lançamento no País, em setembro de 2016. O Jeep Compass Diesel se sobressai pelo melhor desempenho, além do conjunto com câmbio mais moderno e tração nas quatro rodas.
De acordo com dados, o Compass Diesel responde por mais de 33% das vendas do Jeep Compass em nosso mercado. Uma participação até que elevada, visto que o modelo diesel é cerca de R$ 30 mil mais caro que a mesma versão com motorização flex.
Hoje o Jeep Compass Diesel pode ser encontrado nas versões Longitude, Limited e Trailhawk. Há ainda a série especial “L”, que tem como base o Jeep Compass Limited Diesel e se diferencia por detalhes visuais e de acabamento e ainda uma lista de equipamentos mais recheada.
Para levar um Compass Diesel 0 km para a casa, você precisará desembolsar pelo menos R$ 161.990. A configuração mais completa do SUV, com todos os opcionais, ultrapassa os 200 mil reais.
Confira abaixo tudo sobre o Jeep Compass Diesel:
Jeep Compass Diesel – detalhes
Dá para dizer que o Compass é um Renegade que atende bem em todos os quesitos, diferente do irmão menor. Tem mais espaço interno e um porta-malas bem maior que do Jeep mais em conta (são 410 litros). O conjunto mecânico da versão diesel é o mesmo do Renegade Diesel. Embora o Compass Diesel seja mais pesado, ele não faz feio quando o assunto é desempenho.
Como já era de se esperar em um SUV que custa mais de R$ 160 mil (no caso do modelo diesel), o Compass 2020 não decepciona quando o assunto é conforto, acabamento e equipamentos. O único vacilo do Jeep é a ausência de airbags laterais e de cortina na versão Longitude, ofertados como opcionais nesta configuração e de série a partir do Limited.
Ele oferece material emborrachado no painel e volante revestido em couro. Nas portas, também há material emborrachado. O espaço do carro acomoda até cinco adultos ou, de preferência, quatro adultos e uma criança. O ocupante do meio do banco traseiro sofre um pouco pelo túnel central elevado, por conta do cardã da tração 4×4.
A configuração mais “básica” do Compass Diesel 2020 já sai de fábrica com ar-condicionado de duas zonas com saída para os ocupantes do banco traseiro, chave presencial, sensores de luz e chuva, bancos em couro, painel de instrumentos com tela TFT colorida de sete polegadas, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.
Já o mais completo pode dispor até de piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, teto solar panorâmico com abertura elétrica, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, som premium Beats, entre outros.
A respeito do desempenho, ele oferece boas acelerações e retomadas imediatas. O motor diesel não emite ruído expressivo, que inclusive não invade a cabine por conta do bom isolamento acústico. A transmissão automática de nove marchas tem trocas ágeis e suaves. A respeito da estabilidade, mesmo sendo um carro alto e com altura do solo elevada, ele se sai bem, com pouca inclinação da carroceria.
Jeep Compass Diesel – versões
Jeep Compass Longitude Diesel 2020
Este é o Compass Diesel mais em conta que o seu dinheiro pode comprar. O Compass Longitude Diesel tem preço inicial de R$ 161.990. Porém, por este valor o SUV não oferece airbags laterais e de cortina como itens de série. Eles são parte de um pacote opcional que custa elevados R$ 4.050 e inclui ainda airbags de joelho para o motorista.
O Longitude oferece itens como bancos em couro, retrovisor interno eletrocrômico, ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, rodas de liga-leve de 18 polegadas, painel de instrumentos com tela TFT colorida de sete polegadas, central multimídia com tela de 8,4 polegadas e espelhamento de smartphones, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sensores de luz e chuva, chave presencial, entre outros.
Jeep Compass Limited Diesel 2020
Por R$ 20 mil a mais, o Jeep Compass Limited Diesel 2020 agrada quem busca por um modelo mais equipado e com visual mais arrojado. Ele chama a atenção por conta das belas rodas de liga-leve de 19 polegadas com acabamento diamantado. Custa R$ 181.990.
Em relação ao Longitude, se diferencia pelo teto pintado em preto, faróis de xênon, detector de pontos cegos, sete airbags, alavanca de câmbio em couro, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), partida remota do motor pela chave, banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições, rack de teto cromado, entre outros.
Tem como opcional o Pack High Tech (R$ 8 mil a mais, com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, porta-malas elétrico, aviso de mudança de faixa, farol alto automático e som Beats e 506 watts), Pack Protection (R$ 1.350 a mais, com protetor de carter, para-barro e badge exclusivo), teto solar panorâmico Command View (R$ 8.600 a mais) e bancos em couro Ski Gray (R$ 1.500 a mais).
Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020
Este é o modelo mais aventureiro da família Jeep Compass 2020. O Trailhawk tem vocação mais voltada para o fora-de-estrada e traz recursos como suspensão off-road, ganchos de reboque vermelhos (dois na frente e um atrás), seletor para cinco tipos de terreno, rodas aro 17 com pneus 225/60, protetores de cárter, transmissão e tanque, entre outros.
Ele é equipado ainda com bancos revestidos em couro com costuras exclusivas e molduras da janela e coluna “C” com acabamento escurecido e adesivo em preto fosco no capô (para evitar reflexos no motorista no off-road).
Pode receber o Pack High Tech (por R$ 8 mil, com porta-malas elétrico, som Beats de 506 watts, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixas e farol alto automático) e o teto solar panorâmico Command View (R$ 8.600 a mais).
Custa os mesmos R$ 181.990 do Compass Limited Diesel.
Jeep Compass Série S Diesel 2020
Por fim, mas não menos importante, o Jeep Compass Série S Diesel 2020 é o Compass Diesel mais sofisticado que o seu dinheiro pode comprar. Ele parte de (muito) salgados R$ 195.990. Porém, vem completo de fábrica, sem qualquer opcional.
O Compass Série S está disponível na cor metálica Deep Brown (marrom) e na perolizada Branco Polar, ambos com teto e colunas pintados na cor preta. No visual, tem ainda rodas de liga-leve de 19 polegadas, fendas de grade frontal, capa dos retrovisores e moldura dos faróis de neblina na cor grafite.
Por dentro, há revestimento do teto, molduras das saídas de ar e moldura da alavanca de câmbio na cor preta.
Ainda entre os diferenciais frente ao Compass Limited Diesel (sua versão de base), ele agrega teto solar elétrico panorâmico Command View, porta-malas com abertura elétrica, sistema de som premium da marca Beats, monitoramento de ponto cego, farol alto automático, sistema de estacionamento semiautomático (Park Assist), controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.
Jeep Compass Night Eagle Diesel 2018
Lançado em outubro de 2017, o Jeep Compass Night Eagle foi ofertado como uma série especial limitada com motores flex ou diesel. O modelo Compass Night Eagle Diesel chegou ao mercado custando R$ 146.990.
Baseado no Longitude, o Night Eagle trazia visual com detalhes em preto na grade frontal, logotipo e frisos das janelas. Por dentro, molduras das saídas de ar e do console central em preto brilhante faziam parte do pacote. Ele podia ser adquirido somente nas cores Preto Shadow sólido e Preto Carbon metálico.
Jeep Compass Diesel – preços
Confira os preços do Compass Diesel 2020 0 km:
- Jeep Compass Longitude Diesel 2020: R$ 161.990
- Jeep Compass Limited Diesel 2020: R$ 181.990
- Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020: R$ 181.990
- Jeep Compass Série S Diesel 2020: R$ 195.990
Jeep Compass Diesel – motor
Disponível também no Renegade e na Fiat Toro, o motor usado no Compass Diesel é um 2.0 Multijet II turbodiesel de quatro cilindros. Este propulsor faz parte de uma família de motores a diesel que também é usado em carros da FCA Fiat-Chrysler na Europa.
Ele é dotado de quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas variável, cabeçote de alumínio com 16 válvulas, bloco em ferro fundido, turbina de geometria variável, intercooler do tipo ar-água e injeção direta de combustível.
O 2.0 Multijet II consegue entregar potência máxima de 170 cavalos, a 3.750 rpm. Já o torque é de 35,7 kgfm, que aparece logo aos 1.750 giros.
Tal propulsor trabalha juntamente com uma transmissão automática ZF 9HP de nove velocidades, que dispõe de modo Sport e paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha.
O conjunto inclui ainda o sistema de tração integral Jeep Active Drive Low. Este sistema opera quase que o tempo todo no modo 4×2 com tração dianteira e transfere a força também para as rodas traseiras no modo 4×4 somente quando necessário – quando uma das rodas dianteiras gira em falso, por exemplo, onde o programa detecta a “falha” e acopla automaticamente o eixo traseiro.
A versão diesel do Jeep Compass 2020 também dispõe do sistema Selec-Terrain com até cinco modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama) e o Rock (pedra), este último uma exclusividade da versão Trailhawk.
Jeep Compass Diesel – consumo
Veja a seguir os números de consumo do Compass Diesel, conforme os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro:
- Consumo de 10,1 km/l na cidade com diesel;
- Consumo de 13,7 km/l na estrada com diesel;
- Notas “B” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral do Inmetro.
Jeep Compass Diesel – desempenho
A Jeep divulga os seguintes números de desempenho do Compass Diesel:
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos;
- Velocidade máxima de 194 km/h.
Este conjunto de motorização oferece ao condutor do Jeep Compass Diesel uma tocada mais forte, proporcionada pelo torque já em baixas rotações. Juntamente com o câmbio automático de nove marchas, o propulsor opera sempre em baixas rotações, sempre com força disponível, em especial para retomadas. As trocas de marchas são suaves e quase imperceptíveis.
Além disso, o motor diesel não transmite tanta vibração e ruído para a cabine, fruto do bom trabalho de isolamento feito pela Jeep.
Os proprietários do Compass Diesel dificilmente o colocam em trilhas, por exemplo. Logo, quase não usufruem do sistema de tração 4×4, que é moderno e opera no modo permanente, reduzida e com bloqueio do diferencial.
Jeep Compass Diesel – revisões
A Jeep oferece revisões programadas com preços fixos do Compass Diesel em seu site. Veja abaixo os valores:
- Revisão de 12.000 km ou 1 ano: R$ 887
- Revisão de 24.000 km ou 2 anos: R$ 1.329
- Revisão de 36.000 km ou 3 anos: R$ 1.741
- Revisão de 48.000 km ou 4 anos: R$ 2.362
- Revisão de 60.000 km ou 5 anos: R$ 1.303
Jeep Compass Diesel – garantia
Assim como os demais carros da marca, o Compass Diesel é comercializado com garantia de fábrica de três anos.
Todavia, a marca oferece a garantia estendida Mopar Vehicle Protection, que pode aumentar o tempo da garantia em mais 12 ou 24 meses, podendo chegar a cinco anos de garantia. Os valores das garantias variam de R$ 1 mil a R$ 2 mil, aproximadamente.
Jeep Compass Diesel – ficha técnica
Motor |
2.0 Multijet II Diesel |
Tipo |
Dianteiro, transversal, diesel |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1.956 |
Válvulas |
16 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão |
16,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Direta |
Potência Máxima |
170 cv a 3.750 rpm |
Torque Máximo |
35,7 kgfm a 1.750 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Automático de nove marchas com conversor de torque |
Tração |
|
Tipo |
Integral |
Freios |
|
Tipo |
Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Traseira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Liga-leve de 17, 18 ou 19 polegadas |
Pneus |
225/60 R17, 225/55 R18 ou 235/45 R19 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4.416 |
Largura (mm) |
1.819 |
Altura (mm) |
1.635 (ou 1.654 no Trailhawk) |
Distância entre os eixos (mm) |
2.636 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
410 (ou 388 no Trailhawk) |
Tanque (litros) |
60 |
Porta-malas (litros) |
400 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
1.750 |
Jeep Compass Diesel – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Jeep Compass Diesel: versões, preços, motor, consumo e desempenho é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Jeep Compass Diesel: versões, preços, motor, consumo e desempenho publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário