sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Chattanooga: Passat chinês e ID Crozz devem dobrar produção americana

Chattanooga: Passat chinês e ID Crozz devem dobrar produção americana

Em 2019, a Volkswagen lançou um Passat bastante estranho no mercado americano. Após oito anos e uma crise bilionária pelo caminho, o prático sedã médio da marca alemã deveria ter ido pelo mesmo caminho de seu irmão NMS chinês, ou seja, migrar para a plataforma modular MQB.

Contudo, não foi assim que aconteceu. Apresentado em Detroit, no começo do ano passado, o Passat 2020 se apresentou como um segundo facelift, este até bastante forçado em relação ao anterior, que era mais condizente com a missão de meia vida. O motivo: baixas vendas e ameaça dos SUVs.

Nesse caso, o Passat 2020 ficou parecendo aqueles projetos que conhecemos bem, onde o produto parece uma nova geração, mas não é. Ainda feito sobre a PQ46, o modelo fabricado em Chattanooga, Tennessee, ficou devendo em evolução. Ele tem o 2.0 TSI com 176 cavalos e câmbio Tiptronic de seis marchas.

Ganhou um ar mais expressivo e até contornos alterados, mas não passa de um facelift. Com vendas iniciadas no outono americano, o Passat 2020 a princípio deve durar pelo menos mais alguns anos. Pelo menos deveria, mas não é isso o que diz o site Wards Auto, citado pelo mexicano Al Volante.

Chattanooga: Passat chinês e ID Crozz devem dobrar produção americana

Segundo o que se fala, a segunda geração do Passat começará a ser feita ainda este mês em Chattanooga. Estranho, uma vez que o facelift faz aniversário agora e nem tem seis meses de vida comercial. Falar em segunda geração, significa que o produto terá plataforma MQB e, essencialmente, será o maior NMS II chinês, evolução natural para o mercado americano desde sempre.

Antes de Detroit 2019, o NMS II era dado como certo, pois, era lógico para atender o mercado americano, ainda mais por ter um porte maior que o anterior e ainda dispor de tecnologias mais recentes, como cluster digital e multimídia com telas maiores. Mais leve e rígido, com alguma redução de custo para os states, seria o ideal.

A Wards Auto fala também do ID Crozz com produção ainda este ano nos EUA, o que ajudaria a fábrica à atingir o dobro da capacidade atual, ou seja, 240.000 carros por ano. O Atlas Cross Sport é outro reforço para bater a meta. A planta tem 3.800 funcionários e atualmente não atinge os 120.000 carros por ano planejados.

[Fonte: Wards Auto via Al Volante]

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