O site da Ford está mais vazio hoje. Saiu de cena o Fiesta, ou melhor, New Fiesta. O hatch compacto premium da marca americana se despede após quase duas décadas e meia de mercado, deixando para trás uma trajetória vencedora. Com a venda da fábrica de Taboão, São Bernardo do Campo, a aposentadoria do modelo chegou mais cedo.
Aliás, mais cedo até do que se pensava com a venda da fábrica, cuja produção era esperada para se encerrar em outubro ou no máximo novembro. Com apenas motor 1.6 Sigma disponível e em três versões que restaram, o Ford Fiesta deixa a produção no ABC Paulista e nenhum sucessor em seu lugar.
Lá fora, o Fiesta só viu uma nova geração na Europa, onde ainda é uma boa base de vendas para a Ford. Sem vislumbre de um sucessor, a Ford agora concentrará suas forças no pequeno Ka, que fica junto com os solitários Ka Sedan e Fusion, num espaço vazio que sobrou na gama de automóveis da marca.
New Fiesta Sedan, Focus e Focus Fastback também foram outros que arrumaram as malas e partiram para a história do automóvel no Brasil, onde agora o New Fiesta se junta aos irmãos que padeceram na nova estratégia da Ford, que será igualmente funesta para muitos outros carros, em especial nos EUA.
No próximo ano, será a vez do Fusion também morrer, embora relatório recente diga que o sedã executivo terá seu fim definitivo mesmo em 2021. Enquanto o Fiesta, vai sobrar a saudade dos proprietários e fãs desse carro, que chegou aqui importado da Espanha, virou nacional na atualização, mudou de geração por duas vezes e chegou a ter o desejado motor EcoBoost 1.0.
O Ford Fiesta também sofreu com o Powershift, mas resistiu ao tempo e aos rivais até aonde pôde. Teve motores Kent, CVH, Zetec, Zetec Rocam e Sigma, além do EcoBoost.
© Noticias Automotivas. A notícia Ford Fiesta dá adeus ao Brasil e entra para a história nacional é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Ford Fiesta dá adeus ao Brasil e entra para a história nacional publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário