domingo, 30 de junho de 2019

Guerreiro: Lada Niva passa no WLTP e continua a ser vendido na Europa

Guerreiro: Lada Niva passa no WLTP e continua a ser vendido na Europa

Um dos utilitários 4×4 mais emblemáticos de todos os tempos, o longevo Lada Niva continua firme e forte após mais de 40 anos de serviço ativo. O jipinho russo, que foi vendido no Brasil nos anos 90 e quase retornou alguns anos depois, teve mais uma prova dura para enfrentar na União Europeia.

Por conta da pressão ambiental sobre os carros, o Lada Niva não escapou de realizar a homologação de emissão pelo ciclo WLTP, que reproduz as condições reais de condução no trânsito urbano e rodoviário, atingindo assim resultados que os consumidores realmente conseguirão no cotidiano.

Guerreiro: Lada Niva passa no WLTP e continua a ser vendido na Europa

O Niva precisava passar pelo WLTP para ser certificado na norma Euro6d-TEMP, que é a última exigência ambiental antes do próximo ciclo, que deverá ser o Euro 7 com 95 g/km de CO2. No caso do vetusto 4×4 de origem soviética, a emissão ficou em 226 g/km atualmente, mas dentro dos limites estabelecidos pela UE.

Assim, após breve interrupção nas vendas, como em outros carros, o Lada Niva retorna ao mercado europeu, mas ainda sem data para reinicializar as entregas. A Lada não mexeu em quase nada para atualizar seu eterno utilitário. Apenas o sistema de controle de emissão foi modernizado, a fim de cortar muito de dióxido de carbono, hidrocarbonetos e particulados produzidos pelo velhíssimo motor.

Guerreiro: Lada Niva passa no WLTP e continua a ser vendido na Europa

Este, por sinal, continua sendo o quase lendário 1.7 de quatro cilindros com injeção eletrônica e seus 83 cavalos de sempre. Além dele, o Lada Niva tem como companheira fiel a caixa manual de cinco marchas com sistema de redução e transferência, permitindo que todas as marchas possam ser reduzidas.

Sem qualquer mudança estrutural ou de segurança, o Lada Niva segue sem ter bolsas infláveis para motorista e passageiro, embora tenha recebido freios com ABS. Como a legislação europeia não exige airbags, o jipe russo se mantém por lá, diferente do Brasil, onde não pode ser vendido. Os preços começarão em 11.900 euros. A oferta será de apenas 1.000 unidades por ano na Europa.

© Noticias Automotivas. A notícia Guerreiro: Lada Niva passa no WLTP e continua a ser vendido na Europa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Guerreiro: Lada Niva passa no WLTP e continua a ser vendido na Europa publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário