O sistema de trava elétrica é uma segurança básica de todo automóvel moderno, sendo um dispositivo de acionamento remoto nos dias atuais, mas que foi bem popular nos anos 80 com o uso da chave.
Hoje, como poucos precisam fazer uso delas, o controle remoto se tornou padrão. A trava elétrica fecha e abre todas as portas do carro.
Em alguns modelos, ela abre também o porta-malas, seja destravando ou abrindo-o automaticamente, além de acionar vidros elétricos.
Com o controle na chave, a trava elétrica deveria ser um sistema para durar, porém, não acontece assim. Existem registros de não funcionamento da trava elétrica apenas na porta do motorista.
Geralmente, nesses casos, o dispositivo não reconhece uma das portas e ela notadamente é a do condutor.
Trava elétrica não funciona em uma porta, por que?
A trava elétrica está associada ao conjunto elétrico do veículo. Então, qualquer falha deste dispositivo, tem na rede do estabelecimento, a saída para contornar o problema.
Ela permite remotamente fechar e abrir as portas do carro, porém, a do motorista acaba ficando de fora.
Isso é tanto para travar quanto para destravar a porta do condutor, ficando as demais normais. Ou seja, se a do motorista ficou aberta, as outras travaram e vice-versa.
Mas, por que isso ocorre?
Atuador eletro-mecânico
Existem alguns motivos disto acontecer, mas um dos principais culpados disso é o atuador eletro-mecânico que fica em cada porta.
Ele tem chances de ser danificado mais que os demais por causa do uso mais intenso do condutor na referida porta.
Então, nesse caso, a falta de lubrificação no mecanismo de fechamento da porta, que é integrado ao atuador elétrico do sistema de travas, faz com que haja mais esforço e isso pode simplesmente gerar problemas com a porta do motorista, geralmente a mais usada.
Assim, ela pode não travar ou, se fizer isso, nunca regressar durante o travamento.
O dispositivo que aciona o pino de travamento de porta é um item que pode ser comprado por preços a partir de R$ 17 na internet ou pouco mais caro nas autopeças. No entanto, o motivo da trava elétrica não funcionar em uma porta também é associado com o sistema elétrico.
Controlador de corpo
O controlador de corpo é, na trava elétrica, o comando central que recebe os sinais ou impulsos elétricos para abrir ou fechar as janelas e travas do seu carro.
Ele é o módulo que comanda todas as portas, estando elas conectadas aos demais sistema de segurança ativa do veículo.
Dentro dele, existe um comando específico para a porta do condutor, visto que é essa porta que possui um tambor de chave para caso de não haver energia no controle remoto, independente de ser presencial ou não.
Esse módulo pode queimar com o tempo de uso ou devido a problemas elétricos.
Assim, se a trava elétrica não bloquear a porta do condutor ou mesmo fechar todas, menos ela, o importante é não tentar arrumar se não possuir conhecimento para isso.
Busque uma oficina especializada em elétrica de autos, pois, o técnico irá verificar se o atuador eletro-mecânico da fechadura está queimado ou lento demais, impedindo seu travamento.
O mesmo em relação ao controlador de corpo, que pode apresentar defeito em sua placa de circuito, por causa de umidade ou chuva, por exemplo.
Nesse, basta substituir o módulo de controle da trava elétrica, liberando assim com toque específico para a porta do condutor.
No mercado, o controlador de corpo custa a partir de R$ 36 na versão de duas portas ou R$ 45 para quem tem carro com quatro portas.
A instalação deve ser feita por um técnico profissional, evitando assim que se provoque um curto-circuito no sistema elétrico do carro, geralmente enorme prejuízo. Um kit com ambos (4 portas) custa em torno de R$ 87.
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