O mercado de carros elétricos no Brasil é praticamente inexistente neste momento, mas as marcas estão de olho no crescimento desse segmento por aqui e assim preparam lançamentos para os próximos meses. Então, conheça os Carros elétricos no Brasil 2019.
As vendas de carros elétricos, incluindo híbridos, foi de 893 unidades em 2018, sendo que apenas uma pequena parcela realmente foi de automóveis movidos apenas por energia.
No Brasil, esse segmento começou a surgir com iniciativas empresariais e governamentais, incluindo empresas públicas e privadas.
Com isso, concessionárias de energia elétrica e de rodovias, os Correios, transportadoras de encomendas, polícias militares, guardas municipais, Itaipu Binacional, prefeituras, entre outras entidades, começaram a receber carros elétricos para seus serviços, sendo depois expandido para taxistas e serviços de compartilhamento público-privado.
O consumidor final ficou distante dessa realidade, exceto pelo BMW i3 em 2014, mas este utilizava somente uma versão com gerador a bordo, abastecido com 9 litros de gasolina.
O restante da oferta era composta apenas de carros híbridos e uns raros híbridos plug-in.
A partir do Salão do Automóvel 2018, o brasileiro passou a ter uma ideia de quanto custará os produtos desse segmento.
Embora a paranaense HiTech Electric já comercializasse minicarros elétricos, estes eram de baixa velocidade e bem restritos para utilização.
A BMW mudou sua oferta, enquanto GM, Nissan, JAC, Jaguar e Renault anunciaram seus carros, mas apenas a última efetivamente passou a vender e a entregar seus carros ainda durante o evento.
A promessa é de mais lançamentos a partir de 2020, ano em que a previsão, segundo o empresário Sérgio Habib, ficará em torno de 5.000 unidades.
Confira abaixo os carros elétricos com preços e esperados para 2019:
BMW i3
O BMW i3 chegou ao Brasil em 2014, mas apenas na versão REx, que tem um gerador de dois cilindros e 600 cm3 para alimentar as baterias de lítio em caso de necessidade.
A oferta sempre se manteve dessa forma até a recente atualização visual do compacto alemão, que passou a ter duas versões BEV com baterias de lítio de 42,2 kWh.
Em pré-venda, o BMW i3 120Ah é oferecido com preços a partir de R$ 205.950, enquanto a versão REx Full, que tem gerador a gasolina, custa R$ 257.950.
As duas versões BEV não possuem o gerador e usam apenas a energia elétrica de fonte externa em carregadores domésticos (com ou sem i-Wallbox) ou estações de carga rápida.
No ciclo WLTP, o BMW i3 120Ah BEV alcança 335 km sem recarga, enquanto o REx consegue fazer 385 km de autonomia, mas gastando gasolina.
O hatch compacto de quatro lugares continua a ser feito sobre uma plataforma de alumínio com carroceria em plástico reforçado com fibra de carbono.
Como um lounge, o BMW i3 120Ah apresenta um ambiente convidativo, onde os assentos individuais são bem estreitos, o piso é alto e a área envidraçada é generosa, inclusive com teto solar panorâmico triplo.
Cluster e multimídia são digitais, permitindo também o gerenciamento de energia de forma remota.
No BMW i3 120Ah, o consumidor terá um carro mais urbano, com porta-malas pequeno, porém, bem amplo para uso urbano.
O hatch elétrico tem ainda sistema de recuperação de energia com frenagem parcial do veículo, permitindo enorme redução no uso dos freios.
Chevrolet Bolt
O Chevrolet Bolt chega no segundo semestre, mas já tem preço sugerido oficialmente pela General Motors Mercosul: R$ 175.000.
O monovolume feito nos EUA é o primeiro 100% elétrico que é fabricado em massa, diferente do EV1 que teve poucas unidades e todas destruídas pela montadora após recompra dos clientes.
Equipado com motor elétrico de 203 cavalos e baterias de lítio de 60 kWh, montadas sob o assoalho, o Chevrolet Bolt tem autonomia de 383 km no ciclo EPA (EUA) ou 520 km no NEDC, da Europa.
Medindo 4,166 m de comprimento, 1,765 m de largura, 1,595 m de altura e 2,601 m de entre eixos, a minivan é bem espaçosa por dentro.
Indo de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, o Chevrolet Bolt procura se aproximar de um crossover, ostentando barras longitudinais no teto.
Entretanto, a GM promete um belo SUV compacto chamado Bolt EUV para atender a demanda por utilitários esportivos.
No caso do Bolt EV, o painel é digital com cluster informando os dados de consumo e gerenciamento de energia de forma resumida, já que a gestão fica mesmo na multimídia.
Esta tem tela de 10,25 polegadas sensível ao toque, apresentando de forma clara e fácil as informações, incluindo gráficos e tabelas comparativas.
O Chevrolet Bolt tem console encurtado, possibilitando a passagem para o outro lado, além de alavanca em estilo joystick, bem como carregador sem fio para smartphones.
Existem 4 entradas USB, sendo duas para o banco traseiro. A GM ainda não detalhou o plano de vendas desse elétrico por aqui.
HiTech e.coTech
Outro elétrico que está disponível para venda não é um carro comum. Trata-se do HiTech e.coTech, uma iniciativa paranaense e bem segmentada.
De projeto chinês, este veículo é de baixa velocidade, mas pode ser adquirido para rodar normalmente no trânsito urbano.
Disponível em dois tamanhos, o e.coTech 2 tem espaço para duas pessoas, enquanto o e.coTech 4 leva quatro ocupantes.
Nos dois casos, a velocidade é limitada a 60 km/h, suficiente para circular nos grandes centros urbanos sem emitir poluição e com silêncio ao rodar.
Equipado com baterias de gel ou íons de lítio, o HiTech e.coTech tem autonomia de 80 a 100 km, respectivamente, permitindo deslocamentos rápidos e facilidade de estacionamento, visto que são bem pequenos, não medindo mais do que 3,5 m. Com custo de recarga de R$ 4,50, o tempo plugado na tomada é de 6 h.
Ambos possuem faróis de LED e rodas de liga leve aro 13 polegadas, tendo ainda como opcional ar-condicionado.
Eles podem ser recarregados em tomadas de 110V ou 220V, permitindo ainda o gerenciamento de energia através de um aplicativo. Os HiTech e.coTech 2 e 4 tem boa altura interna e área envidraçada bem ampla.
A HiTech diz que a economia com combustível chega a R$ 10.000 por ano e o investimento pode ser retornado a partir do terceiro ano de uso.
Para a manutenção, a empresa fechou uma parceria com a rede DPaschoal para troca de pastilhas de freios, lonas, amortecedores, entre outros itens de revisão básica, buscando assim cobrir uma enorme área em território brasileiro.
O e.coTech 2 parte de R$ 54.890, enquanto o e.coTech 4 começa em R$ 57.890.
JAC iEV40
Ele custa R$ 153.500 e chega ao mercado em agosto. O JAC iEV40 é a primeira ação da JAC Motors para atuar no segmento de carros elétricos no Brasil, onde quer lançar ainda outros dois utilitários esportivos, sendo eles o pequenino iEV20 e o maior iEV60, que tem porte de Jeep Compass.
O iEV40 é a versão elétrica do JAC T40 e tem autonomia de 400 km no ciclo NEDC, o que dá em torno de 300 km em condições reais de rodagem.
Equipado com baterias de lítio de 40 kWh, o crossover da JAC tem motor elétrico de 115 cavalos e 27,5 kgfm, números semelhantes aos de um motor diesel pequeno.
Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos, tendo velocidade limitada em 140 km/h. Com tempo de recarga de até 17 horas em tomada comum, o crossover tem ainda opção de recarga rápida em até 2 h.
Muito similar ao T40 CVT, o JAC iEV40 tem visual com detalhes diferenciados, utilizando-se de cor azul para evidenciar a limpeza em relação aos carros comuns.
A ausência de grade e o badge iEV40 chamam atenção.
Com cluster digital e multimídia com informações do sistema de energia, o JAC iEV40 tem bancos em couro, ar condicionado automático, direção elétrica, modo Eco com e-Pedal, que recupera eletricidade para as baterias com frenagem gradativa, bem como trio elétrico completo, rodas de liga leve aro 16 polegadas, sistema de áudio, câmeras com visão em 360 graus e piloto automático, entre outros.
Jaguar I-Pace
Lançamento recente da marca inglesa, o Jaguar I-Pace chega ao mercado nacional com preços a partir de R$ 437.000. O crossover elétrico da marca inglesa é o único de luxo entre os carros elétricos à venda no Brasil.
Feito em alumínio, o modelo tem baterias de lítio de 90 kWh, que permitem autonomia de 470 km no ciclo WLTP, que reproduz a vida real.
O Jaguar I-Pace possui estas baterias no assoalho, liberando assim o habitáculo e o porta-malas, que tem 656 litros.
Com 4,682 m de comprimento, 2,011 m de largura, 1,565 m de altura e 2,990 m de entre eixos, o crossover tem dois motores elétricos de 200 cavalos e 35,5 kgfm cada um, totalizando 400 cavalos e 71 kgfm.
Com tudo isso, o Jaguar I-Pace vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge máxima limitada de 200 km/h.
Pesando 2.208 kg, o utilitário esportivo inglês tem coeficiente aerodinâmico de 0,29 cx, empregando um sistema de gerenciamento de tração integral.
Feito na Áustria, o Jaguar I-Pace pode ter 80% da carga reposta em apenas 40 minutos num carregador de 100 kW, enquanto num doméstico, instalado na parede, o tempo sobe para 10 horas.
O crossover também dispõe de vários itens de conforto e segurança, entre eles suspensão pneumática adaptativa, que baixa 10 mm em velocidades mais altas.
Além disso, vem com cluster e multimídia digitais, tendo gestão de energia apresentada de forma gráfica e em 3D, além de teto solar panorâmico e bancos revestidos em couro, com ajustes elétricos nos dianteiros. O Jaguar I-Pace tem ainda software que pode suportar condução semiautônoma.
Nissan Leaf
O hatch médio da Nissan está em sua segunda geração. O Nissan Leaf agora finalmente está disponível para o consumidor comum.
O modelo circula no Brasil desde 2011, fazendo testes inicialmente e depois sendo disponibilizado para taxistas, polícias militares e empresas privadas ligadas ao serviço público.
Com preço sugerido de R$ 178.400, o Nissan Leaf tem pré-venda liberada, mas suas entregas começarão apenas no segundo semestre.
O modelo chega versão com baterias de lítio de 40 kWh, que conferem autonomia de 241 km no ciclo EPA ou 389 km no NEDC, feito em laboratório.
Equipado com motor elétrico de 149 cavalos e 32,6 kgfm, o Nissan Leaf vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e tem máxima de 144 km/h (limitada).
Tudo isso com 1.582 kg, deslocando ainda um carro com 4,480 m de comprimento, 1,790 m de largura, 1,565 m de altura e 2,700 m de entre eixos.
Tendo suas baterias de lítio no assoalho, o Nissan Leaf tem 435 litros no porta-malas, o que não é ruim.
O médio tem ainda rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/55 R17, bem como faróis de LED, luzes diurnas em LED e lanternas em LED.
Apresentando um visual mais sofisticado que o anterior, o Nissan Leaf possui ainda faróis de neblina em LED e lanternas em LED com forma de bumerangue, apostando ainda num efeito 3D com fundo azul no lugar que seria de uma grade e acabamento em preto brilhante na tampa traseira.
Por dentro, um dos carros elétricos mais esperados, tem ambiente é muito parecido com o do Kicks, sendo que o volante é o mesmo do crossover, chamando atenção pelo botão de marchas e telas digitais no cluster e multimídia.
Renault Zoe
Ele foi o primeiro carro puramente elétrico de marca tradicional a ser vendido no Brasil.
Ainda durante o Salão do Automóvel 2018, a Renault surpreendeu ao anunciar o preço sugerido de R$ 149.990, que faz dele o mais barato do mercado nacional entre os automóveis.
Sem pré-venda, o Renault Zoe passou a estar disponível no dia seguinte à apresentação, mas somente em duas concessionárias do mesmo grupo, uma em São Paulo e outra em Curitiba.
O hatch compacto ainda é o da primeira geração, pois, a segunda foi revelada recentemente.
Disponível na versão ZE40, o Renault Zoe tem baterias de lítio de 41 kWh, que lhe permitem autonomia de 400 km no ciclo NEDC, o que equivale em torno de 300 km em condições reais de utilização.
Equipado com motor elétrico de 92 cavalos e 22,9 kgfm.
Este é suficiente para levar seus 1.480 kg de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e com máxima de 135 km/h.
O Renault Zoe tem tamanho próximo de um Sandero, medindo 4,084 m de comprimento, 1,730 m de largura, 1,562 m de altura e 2,588 m de entre eixos, oferecendo porta-malas com bons 338 litros.
Embora com alguns anos de mercado europeu, seu design continua atual, mesmo em relação à geração nova.
O Renault Zoe tem espaço interno razoável, pois as baterias ficam no assoalho. Com ar-condicionado automático, cluster digital e multimídia Easy Link com GPS e câmera de ré, o hatch elétrico tem até sistema de som premium da Bose.
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