O airbag é um dos itens mais importantes na segurança veicular, junto com o cinto de segurança.
Esse sistema, que reduz as lesões nos ocupantes durante uma colisão, evitando assim mortes ou ferimentos graves, pode dar problema.
E isso é indicado no painel do carro. Então, se você estiver vendo a luz do airbag acesa no painel do seu carro, o que fazer?
Bem, airbag é o nome do dispositivo infláveis, composto por bolsas de ar, que se enchem em milésimos de segundos, criando um colchão cheio de gás que amortece o corpo do condutor e passageiro durante a desaceleração provocada por um impacto direto no carro.
Essas bolsas infláveis são usadas geralmente no volante e sobre o porta-luvas dos carros, mas existem alguns que possuem o dispositivo no teto, sobre o para-brisa (Citroën C4 Cactus europeu).
Também são usadas sobre as janelas laterais para proteger cabeça e ombro, assim como nas portas (para efeito semelhante) e sob o painel (joelhos).
O Ford Fusion, por exemplo, usa airbag até nos cintos de segurança.
Luz do airbag acesa, o que fazer?
Toda vez que a partida vai ser dada num automóvel com airbag, no momento de acionamento do contato, um check de segurança é feito em todos os sistemas e dispositivos eletro-eletrônicos do veículo. Um deles diz respeito às bolsas infláveis de proteção dos passageiros.
Trata-se de uma luz-espia que se acende por cerca de 5 segundos. Essa luz do airbag acesa não indica problema nessa fase pré-funcionamento do motor. Apenas informa que o sistema foi checado e que tu está bem. Mas, isso é somente se a luz apagar após esse período de tempo.
Se a luz do airbag acesa continuar, aí sim, é sinal de problema e grave. Afinal, qualquer intercorrência no sistema pode comprometer a segurança com o não acionamento das bolsas infláveis numa colisão, o que pode ser fatal, dependendo do impacto.
Verificando a causa
Com a luz do airbag acesa, o condutor deve imediatamente procurar uma concessionária da marca do carro ou oficina especializada nesse tipo de equipamento, não sem antes desligar e religar o carro para ver se não é um mau contato.
Mesmo que seja isso, é importante verificar o que o motivou.
Existe preocupação? Além da não deflagração do airbag em caso de acidente, existe uma coisa pior, a do próprio inflador está com defeito de fábrica, como no caso da japonesa Takata, podendo assim literalmente explodir durante o acionamento, projetando estilhaços metálicos, potencialmente fatais.
Verifique se o carro está em um recall de airbag.
Isso pode ser feito consultando o site do fabricante do veículo ou através do aplicativo CNH Digital, onde o documento do veículo está registrando se há ou não chamada para resolução desse problema.
Na concessionária ou oficina especializada (e autorizada pelo Exército, já que o airbag é um artefato explosivo), a primeira verificação será feita através de computador, já que apenas um scanner básico ou aplicativo de smartphone (desses que monitoram o carro e são atualizados pela porta OBD-II) não conseguem localizar de forma eficiente um defeito.
A causa para o mau funcionamento pode estar nos sensores de detecção de impacto, presentes na frente do carro, que inclusive podem ser acionados erroneamente em caso de freada brusca, mas sem deflagração do airbag.
A luz do airbag acesa pode indicar falha nos conectores do dispositivo ao sistema elétrico do veículo, presos sob o painel ou embaixo dos bancos dianteiros, onde limpeza com aspirador ou ajuste do assento, podem tensionar ou mesmo soltar o contato.
Ela (a luz) também pode indicar problemas no próprio acionador da bolsa inflável, demando abertura do componente para sua reparação.
No entanto, o mais importante de tudo isso é que se deve procurar uma assistência técnica e especializada imediatamente em caso da luz de airbag acesa.
Não tente simplesmente apaga-la, ignorando o defeito. Isso pode representar vida ou morte em caso de acidente.
© Noticias Automotivas. A notícia Luz do airbag acesa, o que fazer? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Luz do airbag acesa, o que fazer? publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário