A Strada Working é a versão de trabalho da picape leve da Fiat e está presente na gama de versões do produto há 20 anos.
Com 20 anos de mercado, a picape leve teve quatro atualizações de estilo ao longo do ano, tendo nascido do projeto 178, que deu origem aos modelos Palio, Palio Weekend e Siena.
A picape leve inovou ao criar um versão de cabine estendida e posteriormente de cabine dupla. Nesta, adicionou-se uma terceira porta.
No início, a Strada Working tinha apenas cabine simples, mas agora ela tem cabine estendida ou dupla com terceira porta, mas oferecida sempre com motor 1.4 Fire, o mais simples da gama.
Strada Working
A Strada Working é bem básica, tendo cabine simples, para-choques, grade, molduras nas saias de rodas e retrovisores sem pintura. Ela dispõe ainda de faróis simples, rodas de aço aro 14 polegadas sem calotas e pneus 175/70 R14.
Tem alças externas no teto e molduras da caçamba de carga em plástico preto. O para-choque traseiro tem dois apoios de pé metálicos e tampa da caçamba com alças de cabos em aço.
A Strada Working tem um visual bem antiquado e simplório, justamente para baixar preço.
Por dentro, a Strada Working tem painel desatualizado com cluster analógico, tendo o nível de combustível digital. O volante é antigo, assim como o conjunto todo.
O espaço interno é limitado e o estepe vai atrás do banco do passageiro.
Sem opcionais, ela não tem nem ar condicionado ou muito menos direção hidráulica. A caçamba de carga de 1.220 litros é toda revestida em plástico protetor.
Tem trava simples, retrovisores com controle interno, preparação para som com 2 alto-falantes, entre outros.
Com 4,438 m comprimento, 1,664 m de largura, 1,590 m de altura e 2,718 m de entre eixos, a Strada Working pesa 1.063 kg e tem capacidade de reboque de 400 kg.
Seu motor Fire 1.4, entrega 05 cavalos na gasolina e 88 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm. O torque é de 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm, respectivamente.
Tendo tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas, a Strada Working dispõe também de suspensão dianteira McPherson e traseira de eixo rígido com feixes de molas parabólicas.
A picape leve da Fiat vai de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos com máxima de 173 km/h.
O consumo com etanol é de 7,6 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Na gasolina, faz 10,9 km/l no circuito urbano e 13,2 km/l no rodoviário. Tem tanque de 58 litros e altura livre do solo de 170 mm.
Strada Hard Working
A Strada Working ganhou uma variação, a Strada Hard Working, que vem com conteúdo melhor.
Ela inclui o pacote de opcionais Pack Worker, que traz vidros e travas elétricos, abertura elétrica do bocal do tanque, assim como protetor de cárter e do vidro traseiro.
O Kit Protection compreende estes dois últimos itens. No Pacote Convenience, a Strada Hard Working tem todos os itens citados e ainda vem com rádio USB, bem como ajuste de altura do banco do motorista e calotas integrais.
Há também um adesivo “Hard Working” na tampa de carga. Além da cabine simples, existe a opção de cabine estendida.
Com isso, a caçamba tem seu volume reduzido para 910 litros.
Porém, a capacidade de carga se mantém em 705 kg, tendo o mesmo desempenho da cabine simples, mas com consumo de etanol em 7,4 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Na gasolina ela faz 10,8/12,3 km/l, respectivamente.
Na Strada Hard Working com cabine dupla, o peso é de 1.174 kg, enquanto a caçamba é reduzida para 680 litros. Ela vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e com máxima de 173 km/h.
A capacidade de carga é reduzida para 650 kg.
O acesso pela porta lateral só se dá por meio da abertura da frente. O banco tem dois apoios de cabeça, mas o espaço atrás é muito reduzido.
A Strada Hard Working pode ainda dispor de barras longitudinais no teto como acessório.
Strada Working – início lá em 1999
A Strada Working surgiu em 1999 junto com a primeira geração de Palio e Siena. O modelo tinha como objetivo substituir a picape Fiorino, que nunca conseguiu combater a rival VW Saveiro de forma satisfatória.
Com um projeto elaborado pelo estúdio I.DE.A, na Itália, o projeto 178 foi bem rico ao criar uma família de compactos, apesar da semelhança com os indianos da Tata, feitos no mesmo estúdio e época.
A primeira versão da Strada Working tinha duas opções de cabine, sendo a simples e a estendida. Esta última tinha 800 litros na caçamba.
A capacidade de carga era de 685 kg. Na versão de cabine simples, tinha 1.100 litros e os mesmos 705 kg de carga de hoje.
Naquela época, a Strada Working não era a opção mais barata, pois havia uma sem designação. Seu motor ainda era o Fiat Fiasa 1.5 8V.
Esse propulsor entregava 76 cavalos a 5.000 rpm e 12,1 kgfm a 2.750 rpm, tendo assim uma boa força em baixa rotação.
Com ele, a Strada Working de 1999 ia de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e tinha máxima de 165 km/h. Tendo câmbio manual de cinco marchas, a picape leve fazia 8,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.
O modelo da Fiat tinha para-choques pretos, assim como saias de rodas, retrovisores e barras no teto.
A Strada Working 1999 também podia dispor de grade na vigia traseira. A caçamba já vinha com protetor plástico, enquanto o para-choque traseiro exibia degraus de metal.
Os faróis simples e a grade integrada ao para-choque eram as principais características estéticas, assim como o entre eixos longo e a suspensão traseira por feixe de molas parabólicas de lâmina única.
A Strada Working 1999 com cabine estendida oferecia mais conforto e espaço interno.
Primeira atualização em 2001
Em 2001, a Strada Working ganhou faróis duplos mais retangulares e com piscas integrados, assim como grade anexada ao capô, mas de tamanho menor.
Os para-choques eram pretos e a rodas de aço ganhavam calotas integrais. Havia opção de rodas de liga leve.
Também era opcional a capota marítima. Nessa época, o estepe ia na própria caçamba de carga.
O interior permanecia o mesmo de 1999, tendo instrumentação ampla, volante de três raios, difusores de ar centrais inclinados, rádio, entre outros.
A Strada Working mantinha o motor Fiasa 1.5 8V, mas acrescentou o mais potente Torque 1.6 16V, que entregava 106 cavalos a 5.500 rpm e 15,1 kgfm a 4.500 rpm.
Com ele, a picape ia de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tinha máxima de 180 km/h. O consumo de gasolina era de 10,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, algo muito bom.
Este motor Torque 1.6 16V só era oferecido na Strada Working de cabine simples, enquanto a de cabine estendida tinha opção das duas cabines.
No ano de 2003, a Fiat tira de cena o Fiasa 1.5 e introduz o GM 1.8, o mesmo motor usado no passado pelo Chevrolet Monza.
A Strada Working estava disponível com cabine simples ou estendida. O GM Família I tinha injeção multiponto e cabeçote de 8 válvulas, entregando 103 cavalos a 5.400 rpm e 17,0 kgfm a 2.800 rpm.
O propulsor de 1.796 cm3 e 9,4:1 de taxa de compressão fazia a picape ir de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos com final de 176 km/h.
A Strada Working 1.8 tinha consumo de 7,1 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. Apesar do motor mais forte, a capacidade de reboque e carga não mudaram.
Além disso, a versão de acesso sem denominação passou a ser também Working, ganhando assim a opção do quatro cilindros Fire 1.3 8V (1.25), que tinha somente 67 cavalos a 5.250 rpm e 11,1 kgfm a 2.250 rpm.
Como era mais fraca, a Strada Working 1.3 ia de 0 a 100 km/h em 15,2 segundos e tinha máxima de apenas 152 km/h. Porém, o consumo era bom, fazendo 8,9 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Esta versão também teve um adicional, pneus 175/80 R14 ante os de série 70, ampliando assim a economia verificada nos números.
Os retrovisores elétricos passaram a figurar como opcionais na Working. Capota marítima, assim como a direção hidráulica, passaram a ser de série junto com outros itens.
Segunda atualização em 2005
Em 2005, a Strada Working ganha nova frente.
Na segunda atualização de estilo da picape leve, entram os novos faróis com projetor baixo maior que o alto, ganhando um contorno próprio, assim como grade com visual estilizado e para-choque pronunciado com vincos abertos na parte superior e espaço para quatro faróis auxiliares, presentes apenas na Adventure.
O modelo também ganhou lanternas levemente atualizadas, enquanto a tampa adiciona proteção extra, com vincos como na frente.
Com a alterações nos para-choques, a Strada Working 2005 passou a ter 4,444 m de comprimento. A altura também ampliou-se para 1,559 m.
O painel também mudou, adotando um conjunto mais vertical e com volante de três raios diferenciado.
O cluster também é novo, assim como o sistema de áudio integrado e o ar condicionado com botões mais ergonômicos.
A maior mudança mecânica é o fim do motor 1.3 Fire na picape, enquanto que seu substituto passou a ser o Fire 1.4 8V, nova opção que trazia a tecnologia flex, entregando assim 80 cavalos na gasolina e 81 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm.
Os torques eram de 12,2/12,4 kgfm a 2.250 rpm.
Com câmbio manual de cinco marchas, a Strada Working 2005 com motor Fire Flex, ia de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e tinha máxima de 162 km/h.
No etanol, o consumo era de 7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Na gasolina, era 9,3 km/l no circuito urbano e 14,0 km/l no ciclo rodoviário.
Terceira atualização em 2010
Na terceira atualização, a Strada Working ganhou mais alterações no visual, mas agora com um diferencial, a cabine dupla.
Ainda apenas com duas portas, a picape leve da Fiat tinha seu comprimento reduzido para 4,409 m e adicionava faróis amendoados e de projetor simples, enquanto grade e para-choque voltavam a ter a mesma estrutura.
A Strada Working 2010 também ganhou faróis de neblina, assim como saias de rodas com proteção parafusada, enquanto a proteção traseira ficava mais lisa.
As lanternas ganharam extensão sobre a tampa da caçamba de carga. A cabine dupla tinha apliques nas laterais das colunas C, assim como protetor de vidro traseiro e barras longitudinais no teto.
Um aplique foi adicionado à solda da cabine traseira, adicionando um visual bem estranho ao modelo. A Strada Working tinha vigia traseira basculante.
As rodas ganharam novas calotas, enquanto o painel tinha a parte central em cinza mais claro. O cluster era completo e tinha computador de bordo. O sistema de áudio com CD player era embutido.
Airbag duplo e freios ABS eram opcionais. Por dentro, o espaço para quem ia atrás era apertado, mas os bancos tinham bom basculamento.
A Strada Working 2010 também ganhou melhorias no motor Fire, que passou a ser chamado de Fire Evo, tendo agora 85 cavalos na gasolina e 88 cavalos no etanol, obtidos em 5.750 rpm. Os torques eram de 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm, respectivamente.
Na Strada Working CD 1.4, a aceleração era de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos com máxima de 164 km/h.
Os consumos eram bem ruins com etanol, fazendo 6,3 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada. Na gasolina, era de 10,3/12,2 km/l, respectivamente.
Quarta atualização em 2014
A Strada Working mudou mais uma vez, agora pela quarta em 2014. O modelo ganhou frente com faróis menores, dotados de lente única com repetidores de direção e lanternas.
A picape leve ganhou para-choque pronunciado com grade integrada e acabamento cinza. Além disso, recebeu ainda nova entrada de ar central e faróis de neblina.
As saias de rodas com proteção também permaneceram, enquanto as lanternas traseiras passaram a ser mais compactas e elevadas, tendo ainda uma tampa da caçamba lisa, que tem base protegida por plástico, assim como as laterais.
O para-choque mantém os degraus de apoio ao embarque e manejo de cargas.
De série, a Strada Working 2014 vinha com capota marítima, rack no teto, caçamba revestida com protetor plástico, direção hidráulica, ambiente preto, cluster com computador de bordo e conta-giros, entre outros. As rodas de aço ganharam novas calotas.
Na versão com cabine simples, a Strada Working 2014 tinha 1.220 litros na caçamba, mantendo a capacidade de carga em 705 kg.
O motor Fire Evo 1.4 Flex garante aceleração de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos com máxima de 164 km/h. Na gasolina, ela faz 9,2 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. No álcool, 6,3/8,4 km/l.
Na versão com cabine estendida, os números são bem parecidos. Já na cabine dupla, a novidade foi a introdução da terceira porta.
Ela permitiu melhor acesso aos dois bancos traseiros, eliminando assim a coluna B do lado direito, bem como reposicionando a fixação do cinto de segurança do passageiro.
Além disso, a Strada Working 2014 ganhou novas rodas de liga leve aro 14 polegadas opcionais. Nesse ano surge a edição especial Hard Working, com vários itens de série.
Opcionalmente tinha rodas de liga leve aro 15.
Na linha 2017 da Fiat, a Strada Working teve a opção Hard integrada à gama de versões.
No ano seguinte, ela recebeu melhoramentos no acabamento para atrair mais a atenção na gama de entrada, visto que a versão Freedom ficou bem mais cara, porém, atraente pelo conteúdo e visual.
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