Bridgend, no Reino Unido, conta com 1.700 funcionários, que deverão dispensados em 2020. Essa é a data de fechamento dessa unidade da Ford inglesa que produz motores da linha GTDI (EcoBoost) para a Jaguar Land Rover e parte da gama da marca.
Com o fim do contrato de fornecimento de propulsores para as duas britânicas controladas pela Tata, a demanda caiu. O anúncio do fechamento rapidamente foi explicado no parlamento como não tendo relação com o Brexit, que é a saída do país da União Europeia, atrasada mais uma vez.
Diante do aumento dos custos de produção com por conta da saída do principal cliente da fábrica, a Ford diz que ficou insustentável a manutenção dessa planta inglesa, que se juntará à francesa que produzia transmissões. A empresa diz lamentar a demissão desses empregados, mas mantém a decisão de manter-se no país mesmo com o Brexit.
Por ora, o futuro da Grã-Bretanha ainda é incerto com o Brexit, visto que o governo adiou mais uma vez a saída do bloco e o temor de sobretaxas alfandegarias no comércio com o continente fez com que várias montadoras anunciassem o fechamento de suas principais plantas,
Isso é tal como ocorreu com a Honda em Swindon, onde 3.500 pessoas trabalham. Ela será fechada em 2021. Em Sunderland, na Nissan, o processo de esvaziamento de investimentos e produção deve levar ao mesmo destino. Outros fabricantes têm destino a produção de novos carros para o continente, como a própria Jaguar Land Rover, que foi até para o Leste Europeu.
A MINI, por exemplo, já tem planos da BMW para ir para a Holanda no caso do Brexit sem acordo com a União Europeia. A PSA, por ora, não vê uma saída do país da mesma forma como antes.
A ideia de manter a Vauxhall com fábrica no país isolado comercialmente é interessante, visto que sem concorrentes, a marca inglesa pode até mesmo crescer internamente. Por aqui, a Ford mantém o cronograma de fechamento de Taboão com duas propostas de compra.
[Fonte: UOL]
© Noticias Automotivas. A notícia Ford fecha mais uma fábrica na Europa, agora no Reino Unido é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Ford fecha mais uma fábrica na Europa, agora no Reino Unido publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário