quinta-feira, 4 de abril de 2019

Noruega: carro elétrico alcança mais da metade do mercado

Noruega: carro elétrico alcança mais da metade do mercado

A Noruega pode colocar em seu histórico mais uma primeira posição. O mercado desta nação escandinava simplesmente passou a ter mais automóveis movidos por energia do que aqueles abastecidos com gasolina, GNV ou diesel.

Com 58,4% das vendas em março, os carros elétricos superaram os modelos convencionais e entraram para a história junto com a Noruega. De acordo com a Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, o trimestre ainda é dominado pelos automóveis movidos por combustíveis fósseis, mas pelo jeito, isso não deve durar muito mais.

No período, os elétricos somam 48,4%. Em março, este tipo de veículo teve 10.728 unidades vendidas de um total de 18.375 automóveis e comerciais leves. O volume é pequeno se compararmos com muitos mercados, mas mostra que um país de grande importância no mercado mundial, como a Noruega, já comprou a ideia de eliminar a emissão de poluentes em sua frota nacional.

Noruega: carro elétrico alcança mais da metade do mercado

Com pouco mais de 5,3 milhões de habitantes e um território de 385.155 km, a Noruega – em contraste com os carros elétricos – é um importante exportador de petróleo e gás, tendo ainda energia elétrica proveniente de recursos hídricos para enviar para fora. Embora tenha uma frota pequena e um mercado reduzido em comparação com outros países da Europa, o estado setentrional foca muito nos incentivos para virar o jogo.

Além de bônus para compra de carros elétricos, os proprietários ainda possuem estacionamentos exclusivos, faixas de tráfego separadas e isenção de tarifa em alguns pedágios. No entanto, pelo menos os incentivos fiscais na aquisição desse tipo de carro acabará em 2021 e o país proibirá a venda de carros com combustíveis fósseis em 2025.

Com a fomentação do carro elétrico em alto nível, a Noruega está num caminho sem volta, com os consumidores mudando para a eletricidade como forma de condução. Mesmo que os incentivos acabem, a energia deve seguir como preferência da maioria, enquanto os demais terão de se contentar com carros usados daqui a seis anos.

[Fonte: Época]

© Noticias Automotivas. A notícia Noruega: carro elétrico alcança mais da metade do mercado é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Noruega: carro elétrico alcança mais da metade do mercado publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário