Lançado no Brasil em 2008, o Ford Ka de segunda geração fez sucesso no mercado brasileiro. A linha Ford Ka 2010 em especial chegou no ano de 2009 com novos recursos de conforto e acabamento para deixa-lo mais competitivo frente a outros modelos do segmento, como Mille Economy, Clio Campus, Celta e Gol Ecomotion.
Atualmente, esta geração do Ka só pode ser encontrada no mercado de usados. Ele tem preços na casa dos R$ 15 mil nas configurações mais em conta e pode ser uma boa alternativa para quem busca por um carro com manutenção em conta, baixo consumo de combustível e dimensões compactas para rodar na cidade.
Veja a seguir todos os detalhes do Ford Ka 2010 no Brasil:
Ford Ka 2010 – novidades
Chegada do Ka 2010 em agosto de 2009
A linha 2010 do Ford Ka chegou em agosto de 2009 com melhorias na lista de equipamentos de série.
O popular passou a contar com desligamento automático das luzes e faróis, conta-giros, retrovisores com ajuste manual interno, luz de cortesia dianteira com temporizador, revestimento da lateral do porta-malas em carpete, adesivo preto na coluna B e para-sol do motorista com espelho cortesia.
Outra novidade foi a introdução de duas novas opções de cores ao catálogo: Azul Noronha e Verde Laguna, ambas metálicas.
O pacote Pulse recebeu novos itens como saídas de ar e painel central na cor cinza, novos alto-falantes, manopla de câmbio com detalhe prateado e rodas de aço de 14 polegadas.
Fora isso, a diferença de preços entre os modelos Ka 1.0 e Ka 1.6 caiu para R$ 3 mil.
Ford lança Ka ST 2010 em novembro de 2009
Como a última novidade da linha 2010 do Ford Ka, a marca norte-americana anunciou aos brasileiros a chegada do Ka com pacote ST em novembro de 2009 (foto acima).
Tal novidade lembrava os modelos esportivos da Ford na Europa, como o Fiesta ST e o Focus ST. Como diferenciais, oferecia apenas alguns recursos estéticos e detalhes exclusivos de acabamento. O pacote podia ser instalado nas concessionárias por R$ 1.549.
Entre os diferenciais, havia aerofólio traseiro, adesivos da versão, ponteira do escapamento em aço inoxidável, saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro.
Por dentro, o carro ganhava soleiras em vinil, pedaleiras exclusivas, tapetes em carpete com o logo ST e acabamento exclusivo na manopla do câmbio. Por mais R$ 1.200, o Ka ST recebia bancos em couro com o mesmo padrão do acabamento do Mustang.
Ford Ka 2010 – detalhes
Como citamos acima, o Ford Ka é um carro de dimensões compactas, ideal para o uso na cidade. Ele mede 3,83 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,42 m de altura, com entre-eixos de 2,45 l. Seu porta-malas consegue levar 263 litros de bagagens.
São medidas reduzidas. Mas, acredite: a primeira geração do carrinho era ainda menor, com expressivos 21 centímetros a menos no comprimento.
Um dos pecados do Ka é o fato de ter sido oferecido somente em carroceria de duas portas. Todos os outros modelos da categoria foram comercializados também na versão de quatro portas. Isso pode ser um empecilho para quem busca por um modelo para levar quatro pessoas o tempo todo, por exemplo, devido ao baixo nível de praticidade das duas portas para acessar o banco de trás.
Por outro lado, o Ford Ka tem um visual moderno e interior com desenho atual para a sua época – levando em consideração outros modelos do mesmo segmento e faixa de preço.
A linha 2010 do Ford Ka tinha recursos de série não vistos em boa parte dos rivais, como travas elétricas e tampa do porta-malas com acionamento elétrico pela chave.
O motor do carro tem bons números de potência e torque. E o Ka era o único entre seus rivais com a opção de motor 1.6 flex, mais potente, com até 110 cv.
Ford Ka 2010 – versões
O Ka linha 2010 foi comercializado no Brasil em somente duas configurações diferentes, sendo uma com motor 1.0 e a outra com o 1.6 flex, sempre com transmissão manual de cinco marchas.
Todavia, para satisfazer o desejo e necessidades de consumidores que buscavam por um carro mais completo, a marca oferecia alguns pacotes opcionais que agregavam recursos de conforto e detalhes visuais e de acabamento. São eles: Fly, mais básico, e Pulse, mais completo.
Havia ainda um kit esportivo chamado de ST, que agregava alguns itens visuais e de acabamento para dar uma cara mais “nervosa” ao Ka.
Veja abaixo as versões do Ka 2010:
- Ford Ka 2010
- Ford Ka Fly 2010
- Ford Ka Pulse 2010
- Ford Ka ST 2010
Ford Ka 2010 – equipamentos
Ford Ka 2010
Equipado de fábrica com recursos como travas elétricas com travamento automático das portas a 15 km/h, controle remoto de acionamento das portas e porta-malas, para-choques pintados na cor da carroceria, desligamento automático das luzes e faróis, retrovisores externos com ajuste manual interno, luz de cortesia dianteira com temporizador, para-sol do motorista com espelho de cortesia, adesivo preto na coluna B, painel de instrumentos com conta-giros, revestimento da lateral do porta-malas em carpete, entre outros.
Ford Ka Fly 2010
Agrega recursos como preparação para som nas portas, aquecedor e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro.
Ford Ka Pulse 2010
Se diferencia por recursos como detalhes na cor prata na manopla de câmbio, saídas de ar e painel central com acabamento na cor cinza, novos alto-falantes, rodas de aço de 14 polegadas, capa dos retrovisores, maçanetas externas e régua do porta-malas na cor da carroceria, cintos de segurança traseiros retráteis, alças de segurança traseiras, porta-malas com iluminação, quatro alto-falantes, entre outros.
Ford Ka ST 2010
Em relação ao Ka convencional, o modelo Ka ST 2010 contava com recursos extras como saias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio traseiro, ponteira do escapamento em aço inoxidável, tapetes em carpete com o logotipo ST, acabamento diferenciado na manopla de câmbio, pedaleiras exclusivas e soleiras em vinil.
Ford Ka 2010 – opcionais
Dependendo do exemplar do Ka 2010 no mercado de usados, você pode encontra-lo com os seguintes itens opcionais:
Ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, rodas de liga-leve de 14 polegadas, airbag duplo, painel de instrumentos exclusivo e sistema de som My Connection.
Para o modelo Ka ST, a Ford oferecia ainda a opção de bancos revestidos em couro com o mesmo padrão usado no muscle-car Mustang da época.
Ford Ka 2010 – preços
Quando chegou ao mercado brasileiro, em agosto de 2009, o Ford Ka 2010 tinha preços que partiam de R$ 25.510 na configuração 1.0 e R$ 30.450 no modelo com motor 1.6.
De acordo com os números da Tabela Fipe, o Ka linha 2010 pode ser encontrado no mercado de usados com preços a partir de R$ 14.600.
Veja a seguir os preços do Ka 2010 usado:
- Ford Ka 1.0 2010: R$ 14.600
- Ford Ka Tecno 1.0 2010: R$ 15.200
- Ford Ka 1.6 2010: R$ 16.960
- Ford Ka Tecno 1.6 2010: R$ 17.270
Ford Ka 2010 – cores
Embora os Ford Ka 2010 mais presentes nas ruas tenham carroceria com pintura nas cores branco, prata ou preto, a Ford comercializou o hatch popular em outras tonalidades.
Confira abaixo as cores que foram disponibilizadas pela Ford na linha Ka 2010:
- Azul Noronha (metálica);
- Branco Ártico (sólida);
- Prata Geada (metálica);
- Preto Ebony (sólida);
- Verde Laguna (metálica);
- Vermelho Bari (sólida).
Ford Ka 2010 – motores
Os dois motores usados pelo Ford Ka na linha 2010 são da família Zetec Rocam.
As configurações mais em conta do hatch popular usam o 1.0 8V Flex Zetec Rocam flex, que consegue desenvolver 69 cavalos de potência com gasolina e 73 cv com etanol, a 6.000 rpm. Já o torque é de 8,9 kgfm, a 4.750 rpm, e 9,3 kgfm, a 5.000 rpm, respectivamente.
Os modelos mais caros escondem sob o capô o 1.6 8V Zetec Rocam flex. Este modelo desenvolve 102 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm. O torque é de 14,5 kgfm e 15,3 kgfm, nesta ordem, entregue sempre a 4.250 giros.
Em ambos os casos, a transmissão é manual de cinco velocidades.
Ford Ka 2010 – consumo
De acordo com os números divulgados pelo Inmetro, os números de consumo do Ford Ka linha 2010 com motor 1.0 ou 1.6 são os seguintes:
Ford Ka 1.0
Etanol
- Consumo de 8,1 km/l na cidade;
- Consumo de 11,6 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 9,2 km/l na cidade;
- Consumo de 13,5 km/l na estrada.
Ford Ka 1.6
Etanol
- Consumo de 7,1 km/l na cidade;
- Consumo de 10,2 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 8,4 km/l na cidade;
- Consumo de 13,9 km/l na estrada.
Ford Ka 2010 – desempenho
A Ford divulga os seguintes números de desempenho do Ford Ka 1.0 2010 e Ford Ka 1.6 2010 na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:
Ford Ka 1.0
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos;
- Velocidade máxima de 160 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 15,7 segundos;
- Velocidade máxima de 157 km/h.
Ford Ka 1.6
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos;
- Velocidade máxima de 178 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos;
- Velocidade máxima de 160 km/h.
Ford Ka 2010 – revisões e manutenção
Por usar motores de concepção antiga da família Zetec Rocam, que inclusive são os mesmos do irmão maior Ford Fiesta, o Ford Ka tem manutenção descomplicada e com preços não tão elevados.
Todavia, vale observar que esses motores costumam ter problema crônico na válvula termostática. A peça original é fabricada em plástico e pode ser fonte de vazamento de água. Caso haja problema nesta peça, o motor pode sofrer superaquecimento e gerar outros problemas maiores para o proprietário do carro.
Ford Ka 2010 – concorrentes
Caso você esteja buscando por um hatch popular no mercado de usados e queira alternativas ao Ka, há outros modelos na mesma faixa de preço que brigavam com o carro da Ford entre 2009 e 2010. Veja a seguir as outras opções disponíveis:
Chevrolet Celta 2010
A primeira alternativa ao Ka é o Chevrolet Celta, que na linha 2010 passou a usar o motor 1.0 FlexPower VHCE de até 78 cavalos de potência – um dos mais potentes do segmento. Seus preços no mercado de usados variam entre R$ 14 mil e R$ 18 mil.
Ele também era vendido com pacote básico, sem direito a vidros e travas elétricas, direção hidráulica e muito menos ar-condicionado de série. Esses recursos eram ofertados na versão Spirit, topo de linha.
Fiat Mille Economy 2010
Líder em vendas na época, o Mille Economy é um carro mais robusto e indicado sobretudo para quem busca por um veículo para o trabalho. Ela apela (até demais) para a simplicidade e é um carro já bastante datado.
Diferente do Ka, o Fiat Mille Economy 2010 pode ser encontrado nas configurações de duas e quatro portas. Seus preços no mercado de usados ficam na casa dos R$ 15 mil.
Ele é “pelado”, com direito apenas a vidros verdes, espelho no para-sol do passageiro, cobertura do porta-malas, banco traseiro rebatível, alça de segurança para o carona, apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura, entre outros.
Seu motor é um 1.0 flex de até 65 cv e 9,1 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.
Renault Clio Campus 2010
Outra boa alternativa é o Clio Campus. Apesar da idade, ele consegue entregar um bom nível de acabamento, visual mais atual e motor eficiente. Seus preços como usado variam de R$ 13,2 mil a R$ 15 mil.
Sua versão de entrada dispõe de banco traseiro rebatível, bancos dianteiros com função cama, ar quente, para-choques na cor do carro, retrovisores com regulagem manual interna, apoios de cabeça dianteiros reguláveis em altura, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, entre outros.
Como opcional, dispõe de vidros elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado e lavador e limpador do vidro traseiro.
Seu motor é um 1.0 flex de 16 válvulas, que entrega até 77 cavalos de potência.
Volkswagen Gol Ecomotion 2010
Modelo mais espartano da linha Gol, o Gol Ecomotion foi vendido nas carrocerias de duas e quatro portas e, assim como o Mille, tinha como foco o menor consumo de combustível. O motor 1.0 8V flex foi recalibrado para beber menos e rende até 71 cv.
Com preços na casa dos R$ 16 mil no mercado de usados, o Gol Ecomotion 2010 oferece apenas itens como banco do motorista com ajuste de altura e tomada de 12 volts. Pode receber rádio com Bluetooth, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, entre outros.
Ford Ka 2010 – ficha técnica
Motor |
1.0 8V Zetec Rocam |
1.6 8V Zetec Rocam |
Tipo |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
1.598 |
Válvulas |
8 |
8 |
Taxa de compressão |
12,8:1 |
12,3:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima |
69 cv com gasolina e 73 cv com etanol, a 6.000 rpm |
102 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm |
Torque Máximo |
8,9 kgfm com gasolina, a 4.750 rpm, e 9,3 kgfm com etanol, a 5.000 rpm |
14,5 kgfm com gasolina e 15,3 kgfm com etanol, a 4.250 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas |
Manual de 5 marchas |
Freios |
||
Tipo |
Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira) |
Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
||
Tipo |
Não-assistida / hidráulica |
Não-assistida / hidráulica |
Suspensão |
||
Dianteira |
Tipo McPherson, com molas helicoidais |
Tipo McPherson, com molas helicoidais |
Traseira |
Tipo Twist-Beam, semi-independente auto-estabilizante |
Tipo Twist-Beam, semi-independente auto-estabilizante |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
Aço de 13 polegadas e aço ou liga-leve 14 polegadas |
Aço ou liga-leve de 14 polegadas |
Pneus |
165/70 R13 ou 175/65 R14 |
175/65 R14 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
3.836 |
3.941 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.641 |
1.695 |
Altura (mm) |
1.420 |
1.525 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.452 |
2.491 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
263 |
257 |
Tanque (litros) |
45 |
45 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
423 |
405 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
905 |
1.135 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
ND |
ND |
Ford Ka 2010 – fotos
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