A realidade dos carros elétricos mudou drasticamente nos últimos anos, quando a autonomia que mal passava de 160 km agora alcançar mais de 600 km. Alcançava, já que iniciou a produção de um novo modelo (supostamente o Wey P8), que chegará a impressionantes 880 km.
Este é o Wey P8, um dos muitos SUVs elétricos de origem chinesa, mas como um diferencial importante: não usa cobalto em suas baterias de lítio. Desenvolvidas pela empresa Svolt, estas células de energia oferecem alta densidade em um pacote de tamanho padrão.
Ainda sigilosa em alguns detalhes, a Svolt tem dois tipos de bateria sem cobalto, sendo que a NMx tem custo entre 5% e 15% menos que a NCM811, produzida por fabricantes importantes da China e Coreia do Sul, como CATL, Samsung e LG Chem, por exemplo.
Segundo a chinesa Svolt, a bateria sem cobalto tem vida útil mais longa, densidade de energia maior e segurança superior às células comuns, que usam o elemento químico 27. Esse tipo de bateria já está sendo produzido e adicionado a carros elétricos da Great Wall, sendo que o Wey P8 aparentemente fará a estreia do mesmo.
Nesse caso, o P8 – se de fato for confirmado – terá uma autonomia de 880 km sem recarga, algo que deixa para trás todos os carros da Tesla e de outras marcas importantes do setor.
Segundo cálculos, já que o processo chinês segue o antigo europeu NEDC, a autonomia real será de 800 km no WLTP, o que ainda é superior aos 660 km do Tesla Model S LR no país.
Embora pareça uma proeza tecnológica a ser aplicada localmente, a verdade é que a Svolt está de olho mesmo é na Europa, onde procura um local.
A empresa confirmou o investimento de US$ 2,24 bilhões numa fábrica de baterias no velho continente, onde produzirá anualmente 24 GWh em células sem cobalto. Isso, sem dúvida, deve assustar bastante os atuais players desse setor.
[Fonte: FCE]
© Noticias Automotivas. A notícia Wey P8: SUV chinês usará nova bateria sem cobalto e alcançará 880 km é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Wey P8: SUV chinês usará nova bateria sem cobalto e alcançará 880 km publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário