terça-feira, 26 de maio de 2020

Fiat unificará 500X e 500L em um SUV compacto maior

Fiat unificará 500X e 500L em um SUV compacto maior

A Fiat unificará os modelos Fiat 500X e Fiat 500L. A proposta é de um SUV maior que englobe as características dos dois produtos, de acordo com Olivier François, presidente da marca italiana.

A ideia é de um modelo que tenha entre-eixos suficiente para acomodar baterias de lítio, já que a missão do novo carro, chamado de Fiat 500XL será ter uma versão 100% elétrica.

O chefe da Fiat disse que o produto não deverá chegar agora, ele cita o fim do ano, mas podemos esperar por ele nos próximos dois ou três anos. Contudo, o que François não disse é se o mesmo manterá a plataforma atual.

O motivo é que FCA e PSA estão na mesma estrada e logo vão se encontrar na primeira parada para saírem juntos numa fusão. Isso permitirá que a Fiat tenha acesso à plataforma e-CMP dos franceses, que tem 2,65 m de entre-eixos máximo.

Isso é mais que os quase 2,62 m da minivan Fiat 500L. Além disso, a base da PSA já está pronta para baterias de 50 kWh e motor elétrico de 136 cavalos com 26,5 kgfm.

Fiat unificará 500X e 500L em um SUV compacto maior

Para François, o novo carro precisa atender bem famílias como a Fiat 500L e ser um SUV bem dinâmico como o Fiat 500X. O primeiro, um monovolume sérvio, tem variantes curta (4,14 m) e longa (4,35 m), onde entram sete pessoas.

Olhando para a proposta da Fiat, o 500XL seria um equivalente local do Peugeot e-2008, por exemplo. Nada mal, mas entra em curso de colisão com outra proposta recente, revelada pelo próprio François: Fiat Tipo SUV.

Sabe-se que a Fiat tem intenção de manter duas famílias de carros na Europa, sendo uma derivada do Panda e outra do 500. Porém, Olivier François já confirmou um sucessor do Punto, assim como um SUV baseado na família Tipo, que vai bem por lá.

Fiat unificará 500X e 500L em um SUV compacto maior

Como o Tipo é um carro médio (só o hatch mede 4,36 m), provavelmente esse SUV ficará acima do Fiat 500XL, talvez alcançando entre 4,50 m e 4,60 m.

Para isso, sua plataforma teria de ser a EMP2 da PSA ou a atual, atualizada. A marca italiana vê essa gama de fabricação turca como uma proposta de custo-benefício e isso pode gerar algum conflito em preço, nas duas propostas.

Além disso, a Fiat estranhamente ficaria sem um SUV pequeno, exceto que aceitasse a importação brasileira, algo improvável sem um acordo de livre comércio com a União Europeia. Será que veremos um “made in Betim” no mercado europeu?

[Fonte: Auto Express]

© Noticias Automotivas. A notícia Fiat unificará 500X e 500L em um SUV compacto maior é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Fiat unificará 500X e 500L em um SUV compacto maior publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário