quarta-feira, 27 de maio de 2020

Espanha: Saída da Nissan pode facilitar fabricante chinês na Europa

Espanha: Saída da Nissan pode facilitar fabricante chinês na Europa

A reestruturação das operações da Renault-Nissan-Mitsubishi pelo mundo, terá maior impacto na Europa, onde realmente a montadora francesa vem enfrentando problemas desde a crise de Ghosn, agradava com a Covid-19.

Contudo, a Nissan também não anda em seus melhores dias e tem pretensão de dispensar 20.000 pessoas em todo o mundo, cortando 15% da capacidade produtiva. Isso significa que algumas fábricas (fala-se em quatro) serão fechadas.

Uma dessas plantas parece ser a de Barcelona, onde atualmente são produzidas as picapes Nissan Frontier, Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X. Também é feita no local, a van Nissan e-NV200.

Espanha: Saída da Nissan pode facilitar fabricante chinês na Europa

Só que a fábrica da montadora japonesa está muito ociosa em produção, agravada ainda com a crise do coronavírus. Antes mesmo do coronavírus, a Nissan já tinha seu plano pronto para cortar parte de sua cadência global.

Fazendo apenas picapes médias e uma van elétrica, a fábrica de Barcelona atrai a atenção do governo espanhol e de autoridades locais, já que a unidade é forte candidata ao fechamento.

Uma proposta local quer que a Nissan invista € 300 milhões em Barcelona, provavelmente muito ou tudo isso financiado pelo governo, para a produção de um carro elétrico em programa de pelo menos 10 anos de duração.

Localmente, o Ministério da Indústria diz que a Nissan terá um custo estimado em torno de € 1 bilhão apenas para fechar a fábrica. Lá trabalham 3.000 pessoas, mas outras 30.000 atuam de forma indireta.

Espanha: Saída da Nissan pode facilitar fabricante chinês na Europa

Nesse ambiente, que lembrava o de uma certa fábrica de carros e caminhões do ABC paulista, o fechamento parece algo cada vez mais real. Assim, já se fala em uma alternativa.

Esse plano B estaria em execução por parte do governo local, dada as condições que a Nissan apresenta no momento. Comenta-se que as autoridades contactaram pelo menos três montadoras de veículos (número igual ao do caso brasileiro), sendo todas chinesas.

A ideia é atrair fabricantes chineses, preferencialmente de carros elétricos, para ocupar a fábrica da Nissan, que pode deixar a instalação nos próximos meses ou anos. O plano de corte da empresa vai até 2023.

Espanha: Saída da Nissan pode facilitar fabricante chinês na Europa

Com isso, marcas como BYD, Geely, Chery, entre outras, teriam uma porta aberta para se estabelecer na Europa. Isso porque a planta está numa região de alta concentração de autopeças e sistemistas, sem contar a farta mão de obra especializada. Por ora, não se sabe quais foram as marcas contatadas.

Aqui, a fábrica da Ford em Taboão não teve tempo para uma transição entre proprietários, pois CAOA, Foton e BYD não conseguiram fechar negócio.

Dos 3.000 empregados, apenas 600 ainda restam sob a Ford, mas até quando? Mais três empresas estariam interessadas, sendo duas chinesas.

[Fonte: FCE]

© Noticias Automotivas. A notícia Espanha: Saída da Nissan pode facilitar fabricante chinês na Europa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Espanha: Saída da Nissan pode facilitar fabricante chinês na Europa publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário