O Ford Ka Sedan 2018 ganhou visual retocado, novo nome e até um motor mais moderno, assim como também melhoramentos importantes, como a transmissão automática de seis marchas.
Ocupando uma proposta próximo do antigo Ford New Fiesta Sedan, o sedã compacto se atualizou para ampliar a oferta e também para melhorar as vendas, o que de fato aconteceu.
Equipado com novo motor Dragon 1.5 Ti-VCT de três cilindros, o sedã compacto da Ford ganhou não só economia, mas também performance.
Com 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no álcool, o modelo simplesmente deu um salto de potência em relação ao anterior Ka+, que tinha 105 no derivado de petróleo e 110 no combustível vegetal.
Algo que a Ford deveria ter feito desde o início foi a introdução da caixa automática de seis marchas com conversor de torque, que somente no 1.5 Dragon aconteceu.
Mais confortável ao dirigir, o Ford Ka Sedan 2018 também recebeu outras novidades, como multimídia SYNC 3, que ampliou a conectividade a bordo com sistemas como Google Android Auto e Apple CarPlay, bem como apps dedicados.
Na base, o sedãzinho manteve o bom motor 1.0 3C de 12V com 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol, apenas manual e com proposta mais frugal em termos de economia e conteúdo.
De projeto moderno, o Ka Sedan nasceu para atender o segmento de entrada da Ford, tendo apenas um equivalente encurtado na Índia, onde é chamado Ford Aspire.
Com linhas modernas e que remetem completamente em estilo global da Ford, o pequeno três volumes se resigna com seu pequeno porta-malas, de apenas 445 litros, passando longe da proposta de alguns rivais, especialmente do Grand Siena.
Feito sobre a plataforma B da Ford e tendo o Ka Hatch como irmão, o Ka Sedan é um produto que chegam atenção também por alguns itens, como direção elétrica, vidros e travas elétricas, assim como ar condicionado e alarme.
Fabricado em Camaçari, região metropolitana de Salvador, o sedã tem dimensões pequenas, medindo 4,27 m de comprimento e mantendo a plataforma com 2,491 m do EcoSport.
Na próxima geração, o modelo deve seguir o rival Chevrolet Onix Plus, aumentando de tamanho e também de entre-eixos, ganhando assim em espaço interno, conforto e porta-malas, que naturalmente ficará maior.
As mudanças devem seguir o Ka Hatch e o Novo EcoSport, mas a dupla de motores atuais tem potencial para manter-se por mais algum tempo em uso até a chegada de propulsor com turbocompressor e injeção direta (EcoBoost).
Com as alterações aplicadas em 2018 no Ka Sedan foram importantes para reforçar a missão do compacto, que será de grande importância nos próximos anos, pois, atualmente é o único sedã da Ford no Brasil e assim ficará daqui adiante.
Tendo preços competitivos e alto nível de conectividade, que inclui ainda o assistente de emergência, que liga para o SAMU (192) em caso de colisão com acionamento dos airbags ou batida traseira com desligamento do combustível.
Ford Ka Sedan 2018 – detalhes
O Ford Ka Sedan 2018 tem um visual bem moderno, fruto da renovação visual recente, que lhe deu um ar mais atraente para os consumidores da faixa de entrada.
Compacto, o sedã da marca americana tem frente com grade hexagonal levemente ovalizada, tendo acabamento preto ou cromado, dependendo da versão.
Os faróis possuem lentes puxadas que dão fluidez ao conjunto, tendo ainda lente única com monoparabola e luzes de repetição de direção e lanterna. Sobre a grade, o logotipo do oval azul se destaca. O capô surge mais atrás na frente.
O para-choque possui vincos laterais destacados, sendo pretos ou cromados, além de molduras com faróis de neblina circulares dotados de aros brilhantes. A grade inferior é preta e bem estreita.
Já os retrovisores possuem desenho aerodinâmico com repetidores de direção (a partir da SEL), enquanto a capa do mesmo e as maçanetas são na cor do carro. As rodas de liga leve aro 15 polegadas possuem desenho elegante.
O Ford Ka Sedan 2018 tem antena proeminente no teto, próxima do para-brisa. Com colunas C largas e tampa do porta-malas curta, o modelo de 4,27 m tem lanternas com formato quase triangular, que destacam seu visual.
A tampa do bagageiro é alta e tem vários vincos pronunciados, enquanto o para-choque vem com cortes nas extremidades, além de suporte e iluminação na placa, bem como câmera de ré, sensores de estacionamento e friso cromado (Titanium).
Por dentro, o modelo tem ambiente moderno e jovial, destacando-se o painel com cluster compacto, dotado de instrumentação analógica .
Esta vem com velocímetro, conta-giros, nível de combustível e display do computador de bordo, além de indicador de troca de marchas (manual) e fundo preto.
Nas versões SE e SE Plus, o acabamento da moldura central, detalhes do volante e portas são em cinza, enquanto na SEL e Titanium, estes aparecem em preto brilhante.
No console central, os difusores de ar ficam inclinados e o rádio MyConnection tem display azul. Logo acima, fica o suporte My Ford Dock, que disponibiliza uma entrada USB para recarga da bateria do aparelho móvel.
Nas versões com multimídia, naquela época, o display do SYNC 3 tinha 6,5 polegadas e vinha com sensor de toque no display, além dos sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, além de apps dedicados e informações do veículo.
Câmera de ré só estava disponível a partir da versão SEL. O dispositivo de mídia permitia ainda plena conexão Bluetooth e possuía comandos no volante. Este ainda podia ter acabamento em couro.
Com ela, o Ford Ka Sedan 2018 tinha ainda o assistente de emergência com ligações para o SAMU (192) através da conexão com celular pareado, sendo acionado pelo disparo das bolsas infláveis ou corte na linha de combustível.
O ar condicionado é manual e há duas entradas USB, enquanto o porta-luvas pequeno tem iluminação. Já os difusores de ar laterais são circulares.
Os ajustes dos retrovisores ficam na coluna A ao lado do motorista, sendo pouco ergonômicos. Vidros tinham seus controles nas portas. A chave era do tipo canivete com telecomando, mas na Titanium era presencial.
Com cintos de segurança ajustados em altura, o Ford Ka Sedan 2018 tinha também o banco do condutor ajustável em altura também. A alavanca de câmbio tinha pomo anatômico.
Os bancos tinham padronagem diferenciada nas versões SE e SE Plus, tendo ainda couro e tecido na SEL e apenas couro na Titanium. Tendo espaço interno suficiente na frente e limitado atrás, o sedã ainda tem outros detalhes.
Atrás, o banco tinha encosto bipartido e apoio de cabeça para todos, assim como cintos de segurança de três pontos. O porta-malas é bem limitado, tendo 445 litros, mas podendo ser aumentado por conta desses encostos.
O estepe fica deitado sobre o assoalho e é temporário. Há iluminação no pequeno bagageiro, cujo travamento é elétrico, podendo ser feito pela chave canivete ou presencial.
Ford Ka Sedan 2018 – versões
As versões do Ford Ka Sedan 2018 diferem ligeiramente do Ford Ka Hatch 2018. O sedã não teve versão S nesse ano, assim como também não havia opção Trail ou FreeStyle, apesar da proposta conceitual da Ford. A SEL é exclusiva.
Este foi o Ford Urban Warrior, um show car baseado no Ka Sedan, que tinha suspensão mais alta, proteções adicionais novos para-choques, saias de rodas e laterais, assim como rodas de liga leve exclusivas. Nunca foi produzido.
- Ford Ka Sedan SE 1.0 MT
- Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 MT 2020
- Ford Ka Sedan SE 1.5 MT
- Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 MT
- Ford Ka Sedan SE 1.5 AT
- Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT
- Ford Ka Sedan SEL 1.5 AT
- Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT
Equipamentos
O Ford Ka Sedan 2018 tinha um pacote de equipamentos considerado bom, especialmente a partir da versão SE Plus. A Titanium é considerada pouco generosa em conteúdo, devendo mais itens pelo preço cobrado. Confira os itens abaixo:
Ford Ka Sedan SE 1.0 MT – O motor 1.0 12V com transmissão manual de cinco marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, banco traseiro bipartido, Isofix, airbag duplo, freios com ABS e EDB, computador de bordo, retrovisores externos com controle interno, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/65 R14, alças de mão no teto, banco do motorista com regulagem de altura, quatro alta-falantes, rádio MyConnection com Bluetooth, iluminação no porta-luvas, para-sóis com espelhos, detalhes do interior em cinza, maçanetas e retrovisores na cor do carro, suporte para celular no painel MyFord Dock, entre outros.
Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 MT – Itens acima, mais multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, assistente de emergência (SAMU 192), retrovisores elétricos, vidros elétricos traseiros, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 195/55 R15, duas entradas USB, faróis de neblina e sensor de estacionamento.
Ford Ka Sedan SE 1.5 MT – Itens da SE 1.0 MT, mais motor 1.5 12V com transmissão manual de cinco marchas.
Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 MT – Itens da SE Plus 1.0 MT, mais mais motor 1.5 12V com transmissão manual de cinco marchas
Ford Ka Sedan SE 1.5 AT – Itens da SE 1.5 MT, mais transmissão automática de seis marchas com modo Sport e mudança de marchas em botão na alavanca.
Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT – Itens da SE Plus 1.5 MT, mais transmissão automática de seis marchas com modo Sport e mudança de marchas em botão na alavanca.
Ford Ka Sedan SEL 1.5 AT – Itens da SE Plus 1.5 MT, mais alarme volumétrico, detalhes do interior em preto brilhante, airbags laterais, airbags de cortina, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de ré, retrovisores com repetidores de direção e bancos parcialmente em couro.
Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas com modo Sport e mudança de marchas em botão na alavanca, além de bancos totalmente em couro e chave presencial com botão de partida.
Preços
Os preços do Ford Ka Sedan 2018 estavam bem equalizados para o mercado daquele ano, sendo bem competitivos e colocando o modelo em rota de colisão com os principais players do segmento.
- Ford Ka Sedan SE 1.0 MT – R$ 49.490
- Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 MT – R$ 51.990
- Ford Ka Sedan SE 1.5 MT – R$ 55.490
- Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 MT – R$ 59.990
- Ford Ka Sedan SE 1.5 AT – R$ 57.990
- Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT – R$ 62.490
- Ford Ka Sedan SEL 1.5 AT – R$ 65.990
- Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT – R$ 70.990
Ford Ka Sedan 2018 – motor
O Ford Ka Sedan 2018 tem dois motores disponíveis, sendo o pequeno 1.0 3C Ti-VCT, que não possui um nome comercial, assim como o 1.5 Ti-VCT da família Dragon, que na Índia tem uma versão 1.2 Ti-VCT.
Com três cilindros, o 1.0 3C Ti-VCT tem bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com duplo comando variável, além de quatro válvulas por cilindro.
Dotado de injeção eletrônica multiponto flex, ele tem 997 cm3 e taxa de compressão de 12:1. Feito em Camaçari, o propulsor entrega 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol, ambos a 6.500 rpm.
O torque é de 10,2 kgfm no derivado de petróleo e 10,7 kgfm no combustível vegetal, ambos a 3.500 rpm. A Ford diz que boa parte do torque está em baixa rotação, garantindo assim um bom desempenho.
Esse motor do Ford Ka Sedan 2018 é equipado apenas com transmissão manual de cinco marchas, tendo ainda embreagem com acionamento hidráulico.
Já a novidade na época foi o novo motor Dragon 1.5 Ti-VCT de três cilindros, construído totalmente em alumínio. Esse motor estreou no EcoSport e é um propulsor de alcance global, tendo sua versão EcoBoost em alguns mercados.
Tendo cárter em alumínio também, dentro dele o Dragon tem eixo balanceiro para equilibrar a vibração, natural em motores de três cilindros, devido ao descompasso no movimento dos pistões.
Dotado de injeção eletrônica multiponto flex e duplo comando de válvulas variável, o Dragon 1.5 Ti-VCT dispõe de 1.499 cm3 e tem taxa de compressão de 12:1.
Com isso, no Ford Ka Sedan 2018, ele entrega potência máxima aos 6.500 rpm, sendo 128 cavalos na gasolina (o EcoSport tem 130 cavalos, nesse caso) e 136 cavalos no etanol (137 no SUV).
O torque é atingido a 4.750 rpm, tendo quase tudo em rotações bem mais baixas, fornecendo assim 16 kgfm na gasolina e 16,5 kgfm no etanol. Trata-se de um motor mais que suficiente para as pretensões do Ka Sedan e seu sucessor.
Ele vem equipado com transmissão manual de cinco marchas ou automática com conversor de torque, dispondo de seis marchas. Essa caixa 6F15 traz o modo Sport e também mudança de marchas manual em botão na alavanca de câmbio.
Com ela, o Ka Sedan conseguiu finalmente oferecer conforto ao dirigir num conjunto motriz equilibrado, tendo também bom desempenho e economia, devido ao baixo peso do carro: 1.117 kg.
Por ser automática plena, utilizando engrenagens e um circuito hidráulico, tem mais confiabilidade mecânica e robustez que a problemática caixa de dupla embreagem Powershift, da Getrag, que equipou New Fiesta e Focus, por exemplo.
Desempenho
O desempenho do Ford Ka Sedan 2018 está atrelado ao bom rendimento dos motores 1.0 3C Ti-VCT e Dragon 1.5 Ti-VCT, permitindo assim ao compacto ir de 0 a 100 km/h e ter velocidade máxima final de:
- Ford Ka Sedan 2018 1.0 MT – 16 segundos e 166 km/h
- Ford Ka Sedan 2018 1.5 MT – 9,9 segundos e 181 km/h
- Ford Ka Sedan 2018 1.5 AT – 10,6 segundos e 181 km/h
Consumo
O consumo do Ford Ka Sedan 2018 é bom, considerando os novos motores de três cilindros, que possuem boa força em baixa rotação e exigem menos do pedal. Assim, o sedã faz média em cidade/estrada com gasolina e álcool de:
- Ford Ka Sedan 2018 1.0 MT – 9,2/10,7 km/l e 13,4/15,5 km/l
- Ford Ka Sedan 2018 1.5 MT – 8,4/10,3 km/l e 12,9/14,8 km/l
- Ford Ka Sedan 2018 1.5 AT – 7,8/10,1 km/l e 11,0/14,2 km/l
Ford Ka Sedan 2018 – manutenção e revisão
O Ford Ka Sedan 2018 tem plano de manutenção com intervalo de 10.000 km entre as revisões ou 12 meses, o que acontecer primeiro. O compacto da marca americana tem custo de revisão com preços razoáveis.
Tabelados, os valores não variam muito entre as revisões, exceto nos casos daquelas de 40.000 km e 60.000 km. Com plano adequado, o pós-venda fica mais acessível aos compradores do pequeno sedã.
Revisão | 10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total |
1.0 12V | R$ 449,00 | R$ 549,00 | R$ 449,00 | R$ 699,00 | R$ 499,00 | R$ 899,00 | R$ 3.544 |
1.5 12V | R$ 449,00 | R$ 549,00 | R$ 449,00 | R$ 799,00 | R$ 499,00 | R$ 599,00 | R$ 3.344 |
Ford Ka Sedan 2018 – ficha técnica
Em porte, o Ford Ka Sedan 2018 é muito próximo do Fiat Grand Siena, Toyota Etios Sedan, Renault Logan e VW Voyage, por exemplo, tendo 4,27 m de comprimento e tendo 2,49 m de entre eixos, mas com bagageiro encolhido: 445 litros.
Seu porte pequeno é bom para o meio urbano, facilitando as manobras e estacionamento, porém, provendo pouco espaço interno e conforto, devido às dimensões contidas.
Motor | 1.0 12V | 1.5 12V |
Tipo | ||
Número de cilindros | 3 em linha | 3 em linha |
Cilindrada em cm3 | 997 | 1499 |
Válvulas | 12 | 12 |
Taxa de compressão | 12:1 | 12:1 |
Injeção eletrônica | Indireta Flex | Indireta Flex |
Potência máxima | 80/85 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol) | 128/136 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 10,2/10,7 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol) | 15,6/16,1 kgfm a 4.750 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas ou automática de 6 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Aço ou liga leve, aro 14 ou 15 polegadas | Aço ou liga leve, aro 14 ou 15 polegadas |
Pneus | 175/65 R14 ou 195/55 R15 | 175/65 R14 ou 195/55 R15 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 4.275 | 4.275 |
Largura (mm) | 1.695 | 1.695 |
Altura (mm) | 1.525 | 1.525 |
Entre eixos (mm) | 2.491 | 2.491 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 445 | 445 |
Tanque de combustível (L) | 51 | 51 |
Carga (Kg) | 415 | 386 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.045 | 1.084/1.115 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,32 | 0,32 |
Ford Ka Sedan 2018 – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Ford Ka Sedan 2018: preços, versões, motor, equipamentos, etc é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Ford Ka Sedan 2018: preços, versões, motor, equipamentos, etc publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário