segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Nissan estuda separação da Renault, diz Financial Times

Nissan estuda separação da Renault, diz Financial Times

Executivos da Nissan estão estudando uma forma de se separar da Renault, revelou o jornal britânico Financial Times. As empresas fazem parte de um grupo há mais de 20 anos. Caso haja a separação, haverá a divisão de produção, das áreas de engenharia, bem como uma mudança no conselho que administra a Nissan.

A notícia vem num momento conturbado para o grupo, com a prisão do ex-CEO, Carlos Ghosn. Uma semana após a fuga do executivo, a Nissan se pronunciou classificando como “extremamente lamentável” Ghosn ter ido para o Líbano. “A Nissan continuará fazendo a coisa certa, cooperando com as autoridades judiciais e reguladoras sempre que necessário”, ressaltou.

Nissan estuda separação da Renault, diz Financial Times

De acordo com a própria reportagem do Financial Times, a fuga do brasileiro Carlos Ghosn teria aumentado as chances de separação entre Nissan e Renault. Fontes ouvidas pelo jornal disseram que a parceria “se tornou tóxica já que muitos executivos da Nissan creem que a empresa francesa põe para baixo o grupo japonês”.

Ainda segundo a reportagem, o descontentamento é antigo. Durante a administração Ghosn, com tudo funcionando bem para ambas as marcas, engenheiros da Nissan não estavam insatisfeitos com a proposta do ex-CEO de combinar engenharia e produção de Nissan/Renault.

Com a mudança do setor para os eletrificados, as vendas em queda, o aumento de custo, entre outros empecilhos do setor automotivo, a possível separação poderia fazer com que as montadoras buscassem novos parceiros. Vale lembrar que isso já uma tendência, tendo em vista que Chrysler e PSA se fundiram recentemente e Ford e Volkswagen formaram uma aliança.

Nissan estuda separação da Renault, diz Financial Times

Em dezembro, Jean-Dominique Senard, presidente do conselho de administração da Renault, disse ao Financial Times: “não podemos sobreviver se não agirmos rapidamente, agora, para compartilhar de verdade”.

Procuradas, as duas empresas não quiseram comentar sobre o assunto. Agora, teremos que aguardar para ver se a separação de fato será concretizada.

[Fontes: UOL e O Globo]

© Noticias Automotivas. A notícia Nissan estuda separação da Renault, diz Financial Times é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Nissan estuda separação da Renault, diz Financial Times publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário