Atual versão de entrada da linha Compass, o Jeep Compass Sport é também o modelo que entrega a melhor relação custo-benefício da gama. Ele já sai bem equipado de fábrica e tem o mesmo preço de SUVs compactos em suas versões topo de linha. Usa motor 2.0 litros flex, que atende bem quem busca por um carro para o dia-a-dia e algumas viagens.
Disponível desde o lançamento da segunda geração do Jeep em nosso mercado, no fim de 2016, o Compass Sport já vem equipado com recursos como ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, partida por botão, central multimídia com tela de sete polegadas, espelhamento de smartphones e câmera de ré, controles de estabilidade e tração, entre outros.
Atualmente, ele compete diretamente com modelos como Chery Tiggo 7, Hyundai ix35 e Kia Sportage. Há também o Tiguan Allspace, embora este seja mais caro.
Confira abaixo todos os principais detalhes do Jeep Compass 2020 na versão de entrada Sport:
Jeep Compass Sport – história
Novo Compass Sport chega em 2016 por R$ 99.990
A nova e atual geração do Jeep Compass começou a ser vendida no mercado brasileiro em setembro de 2016. Tratado como o segundo SUV mais em conta da linha, o novo Compass estreou nas configurações Sport, Longitude, Limited e Trailhawk. O então novo Compass Sport tinha preço inicial de R$ 99.990.
Uma das principais apostas do novo Jeep Compass era o maior espaço e conforto interno. Ele chegou com 4,41 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,64 m de altura e 2,63 m de distância entre-eixos. A versão Sport conta com o motor 2.0 Tigershark Flex de até 166 cv e 20,5 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2.
A lista de equipamentos de série do Compass Sport 2017 incluía central multimídia com tela sensível ao toque, navegador GPS integrado e câmera de ré, piloto automático, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, entre outros.
Seu único opcional era um pacote com airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista e banco do passageiro dianteiro dobrável com porta-objetos sob o assento.
Compass ganha mais equipamentos em 2017
As primeiras mudanças relevantes na linha do Jeep Compass foram promovidas pela marca em julho de 2017, como novidades para a linha Compass 2018. O utilitário-esportivo recebeu melhorias no motor 2.0 Flex, que segundo a FCA renderam uma redução de até 11% no consumo de combustível.
O propulsor flex adotou bomba de combustível e alternador com funcionamento sob demanda e sistema start/stop de série.
Além disso, o novo Compass Sport 2018 recebeu uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, em substituição à antiga central com tela de somente cinco polegadas. Outra novidade foi a adoção do ar-condicionado automático digital de duas zonas como item de série.
Na ocasião, o Jeep Compass já estava bem mais caro que em seu lançamento. O Sport 2018 passou a ser vendido por R$ 105.990.
Compass Sport ganha série especial com tração 4×4 em 2017
Em setembro de 2017, a Jeep lançou o primeiro Compass Flex com tração 4×4. Este modelo foi anunciado por R$ 117.990, equipado com o motor 2.0 Tigershark Flex, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4 Jeep Active Drive.
Outro diferencial era a central multimídia com tela de sete polegadas, que posteriormente passou a equipar toda a linha.
Jeep Compass 2019 recebe novos recursos em 2018
Já para a linha 2019, o Jeep Compass estreou em outubro de 2018 com novos equipamentos e uma lista de opcionais mais enxuta. Todas as versões do utilitário-esportivo médio ficaram mais equipadas e, obviamente, mais caras. O Compass Sport 2019 estreou por R$ 111.990.
Entre as novidades, o novo Sport recebeu inéditas rodas de liga-leve de 17 polegadas, com desenho exclusivo e acabamento diamantado, além de maçanetas das portas e capa dos retrovisores pintados na cor da carroceria.
Nova linha Compass 2020 com chave presencial em 2019
Mais recentemente, em agosto de 2019, o Jeep Compass 2020 foi anunciado com outras mudanças para ficar ainda mais equipado. Agora, todas as versões (incluindo a Sport) saem de fábrica com chave presencial keyless, partida do motor por botão, sensor de chuva e faróis com acendimento automático.
O Jeep Compass Sport 2020 recebeu ainda a opção de pintura da carroceria na cor perolizada Branco Polar.
Mais caro, ele estreou por R$ 116.990, ou R$ 3 mil a mais que o valor cobrado na tabela anterior.
Jeep Compass Sport – detalhes
Apesar de ser o mais em conta da gama, o Compass Sport tem baixa participação no volume de vendas do Jeep em nosso mercado. Ele responde por cerca de 10% do total de vendas do utilitário-esportivo médio – o Jeep Compass 2020 que mais vende é o Compass Longitude Flex, que custa R$ 149.990, ou R$ 33 mil a mais que o modelo aqui tratado.
Pelos quase R$ 117 mil cobrados pela Jeep, o Compass Sport agrada pela boa lista de equipamentos de conforto, tecnologia e segurança. Fica devendo, porém, recursos como airbags laterais e de cortina, que são ofertados somente como opcionais como parte de um pacote de R$ 3,6 mil. Um pecado, visto que os SUVs compactos desta mesma faixa de preço (como o VW T-Cross Highline) já contam com estes itens.
O Compass divide plataforma com o irmão Renegade e a prima Fiat Toro. Todavia, por ser mais caro, ele é mais refinado. Tem melhor isolamento acústico, suspensão mais eficiente e acabamento mais primoroso. Em comparação com outros SUVs compactos, o Jeep tem uma posição de condução mais elevada – nos modelos menores, você sente que está em um hatch compacto de salto alto.
A versão Sport é equipada com bancos revestidos em tecido. Porém, há couro no volante e na alavanca de câmbio. O modelo traz ainda volante multifuncional, apoio de braço com porta-objetos para o motorista e freio de estacionamento eletrônico acionado por botão.
O espaço do Jeep Compass é satisfatório e pode acomodar até cinco adultos de porte médio com certo conforto. Há bom espaço para a cabeça, ombros e pernas. Na traseira, há Isofix, apoio de braço central e saída de ar no console central.
Jeep Compass Sport – equipamentos
Segurança: airbags frontais, freios ABS, alarme, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, controle eletrônico anti capotamento, controle de estabilidade para trailer, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, freio a disco nas quatro rodas, Panic Break Assist, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, luzes de condução diurna, faróis e lanterna de neblina, entre outros.
Conforto: ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, volante ajustável em altura e profundidade, piloto automático, limpador e desembaçador do vidro traseiro, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas quatro portas com one touch, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos elétricos, apoio de braço dianteiro central com porta-objetos, banco traseiro bipartido e rebatível, bolsa porta-objetos atrás dos bancos dianteiros, chave de presença “Keyless Enter’N’Go”, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, entre outros.
Visual: rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 225/60, rack de teto na cor preta, retrovisores externos com repetidores de seta, revestimento externo nas colunas das portas, faróis e lanternas com assinatura em LED, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, entre outros.
Acabamento: volante com revestimento em couro, tapetes dianteiros e traseiros em carpete, pavimento do porta-malas com revestimento duplo, iluminação do porta-malas, entre outros.
Tecnologia: central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e comandos de voz, sistema de som com seis alto-falantes, câmera de ré, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e tempo de percurso), painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, entre outros.
Jeep Compass Sport – opcionais
Veja abaixo os três pacotes opcionais disponíveis para o Compass Sport 2020:
Pack Exclusive (R$ 2.550): rodas de liga-leve de 18 polegadas e bancos revestidos em couro;
Pack Safety (R$ 3.650): airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista;
Pack Protection (R$ 950): badge exclusivo “Pack Protection”, protetor para-barro dianteiro e traseiro e protetor de cárter.
Jeep Compass Sport – preços
Os preços do Compass 2020 na versão de entrada Sport são os seguintes:
- Jeep Compass Sport 2.0 Flex AT 2020 – R$ 116.990
- Jeep Compass Sport 2.0 Flex AT 2020 + opcionais + cor perolizada – R$ 126.340
Jeep Compass Sport – cores
A atual linha do Compass Sport 2020 está disponível com duas opções de cores sólidas, quatro cores metálicas e uma perolizada. Destas, somente uma é ofertada sem custo adicional – as demais variam de R$ 800 a R$ 2.200.
Veja abaixo as cores do Jeep:
- Verde Recon (sólida, sem custo adicional)
- Branco Ambiente (sólida, por R$ 800 adicionais)
- Preto Carbon (metálica, por R$ 1.700 adicionais)
- Cinza Antique (metálica, por R$ 1.700 adicionais)
- Prata Billet (metálica, por R$ 1.700 adicionais)
- Branco Polar (perolizada, por R$ 2.200 adicionais)
Jeep Compass Sport – motor
Sob o capô, o Compass Sport oferece um 2.0 litros flex de quatro cilindros em linha. Ele consegue desenvolver 159 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 166 cv com etanol, a 6.200 rpm. O torque é de 19,9 kgfm e 20,5 kgfm, respectivamente, entregue a partir de 4.000 giros.
Tal unidade é dotada de duplo comando de válvulas variável, bloco, cabeçote e cárter em alumínio e coletor de admissão variável. Outro recurso é o sistema start/stop, que desliga o motor em paradas curtas (como em semáforos) para economizar combustível.
Junto a este propulsor está uma transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira.
Vale ressaltar que a linha Jeep Compass ainda tem a opção do 2.0 litros turbodiesel, que entrega até 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático de nove marchas e sistema de tração nas quatro rodas.
Jeep Compass Sport – consumo
Veja abaixo os números de consumo do Compass Sport Flex, conforme os números divulgados pelo Inmetro:
- Consumo de 6,1 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina;
- Nota “D” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.
Jeep Compass Sport – desempenho
A Jeep divulga os seguintes números de desempenho do Compass com motor flex:
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos com gasolina;
- Velocidade máxima de 192 km/h com etanol;
- Velocidade máxima de 188 km/h com gasolina.
Jeep Compass Sport – revisões e garantia
A Jeep disponibiliza os preços das revisões do Compass em seu site. Confira os valores abaixo:
- Revisão de 12.000 km ou 1 ano: R$ 496
- Revisão de 24.000 km ou 2 anos: R$ 775
- Revisão de 36.000 km ou 3 anos: R$ 841
- Revisão de 48.000 km ou 4 anos: R$ 795
- Revisão de 60.000 km ou 5 anos: R$ 1.556
A garantia do carro é de três anos, sem limite de quilometragem.
Jeep Compass Sport – concorrentes
Hyundai ix35 2.0 AT 2020 – R$ 110.990
Com preço mais em conta que o do Jeep Compass Sport, o Hyundai ix35 pode atrair por quem busca por custo benefício. Um dos modelos mais velhos do segmento, o utilitário-esportivo coreano (que também é fabricado no Brasil) pode ser encontrado nas concessionárias por R$ 110.990.
Este modelo é bem equipado, com direito a chave presencial, partida por botão, ar-condicionado eletrônico, piloto automático, câmera de ré, start/stop, sensor de estacionamento, central multimídia com tela de sete polegadas, bancos em tecido e couro, faróis com projetor e fita em LED, rodas de liga-leve aro 17, faróis com acendimento automático, monitoramento da pressão dos pneus, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix, entre outros.
Entretanto, assim como o Compass, fica devendo recursos como airbags laterais e de cortina – no Jeep, porém, esses itens são ofertados como opcionais. O Hyundai ix35 peca também por trazer cinto traseiro central subabdominal, de apenas dois pontos.
Sob o capô, esconde um motor 2.0 litros flex de até 167 cavalos de potência e 20,6 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Tem cinco anos de garantia.
Chery Tiggo 7 TXS 1.5 Turbo AT – R$ 116.990
Primo do ix35 e fabricado na mesma planta da CAOA, o Chery Tiggo 7 tem exatamente o mesmo preço do Jeep Compass na versão Sport, mas ganha na lista de equipamentos e refinamento.
Em sua versão topo de linha TXS, o Tiggo 7 já sai de fábrica com central multimídia com tela de nove polegadas e espelhamento de smartphone, partida sem chave, chave presencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controles de estabilidade e tração, seis airbags, teto solar panorâmico, rodas aro 18, bancos em couro, câmeras com visão 360º, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e lombar, entre outros.
O motor usado pelo Tiggo 7 é um 1.5 litro turbo flex, que entrega até 150 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque. Usa uma transmissão de seis marchas e dupla embreagem e tração dianteira.
Kia Sportage P.161 2.0 Flex AT 2020 – R$ 117.990
Outro SUV médio de origem coreana que compete com o Compass é o Kia Sportage. Todavia, ele é R$ 1 mil mais caro que o Compass Sport e bem mais “pelado”. Não traz recursos importantes como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e airbags laterais e de cortina.
Oferece apenas itens como direção elétrica, ar-condicionado manual, central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque e espelhamento de celular, rodas de liga-leve aro 17, piloto automático, seletor de modos de condução, volante ajustável em altura e profundidade, trio elétrico, entre outros. Ou seja, itens que qualquer carro de R$ 70 mil ou até menos já oferece.
Na motorização há um 2.0 litros flex, que desenvolve potência máxima de 167 cv e torque máximo de 20,6 kgfm, com transmissão automática de seis marchas e tração 4×2.
Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI 2020 – R$ 129.990
Por último há o Tiguan Allspace, da Volkswagen. Ele é o mais caro da lista, custando R$ 13 mil a mais que o Compass de entrada. Todavia, recompensa na lista de equipamentos mais recheada e também no conjunto mecânico mais moderno e eficiente.
É equipado com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático de três zonas, direção elétrica, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, faróis de neblina, câmera de ré, detector de fadiga do motorista e freio de estacionamento eletrônico.
Há ainda rodas de liga-leve aro 17, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento de smartphones, volante multifuncional em couro e paddle shifts, entre outros.
O motor do Tiguan Allspace é também o melhor desta lista. Ele usa o 1.4 TSI turbo flex de até 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, com transmissão automatizada DSG de seis marchas e dupla embreagem e tração dianteira.
Jeep Compass Sport – ficha técnica
Motor |
2.0 Tigershark Flex |
Tipo |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1.995 |
Válvulas |
16 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão |
10,6:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Potência Máxima |
159 cv com gasolina e 166 cv com etanol a 6.200 rpm |
Torque Máximo |
19,9 kgfm com gasolina e 20,5 kgfm com etanol a 4.000 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Automático de seis marchas com conversor de torque |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Traseira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Liga-leve de 17 polegadas |
Pneus |
225/60 R17 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4.416 |
Largura (mm) |
1.819 |
Altura (mm) |
1.635 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.636 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
410 |
Tanque (litros) |
60 |
Porta-malas (litros) |
400 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
1.527 |
Jeep Compass Sport – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Jeep Compass Sport: motor, consumo, preço, equipamentos, detalhes é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Jeep Compass Sport: motor, consumo, preço, equipamentos, detalhes publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário