Na última segunda-feira, 06 de janeiro, a Nissan se posicionou sobre a fuga de seu ex-presidente, Carlos Ghosn, 65. A montadora se posicionou após uma semana do ocorrido, declarando como “extremamente lamentável”. Vale lembrar que o brasileiro era presidente da Renault-Nissan-Mitsubishi, considerado como o magnata da indústria automobilística.
“A fuga de Carlos Ghosn para a República Libanesa sem a permissão do tribunal, violando suas condições de fiança é um ato que desafia o sistema judicial do Japão”, disse a Nissan em nota. Ghosn estava em prisão domiciliar e aguardava julgamento que deve ocorrer nos próximos meses em um tribunal de Tóquio, no Japão.
No país, ele é acusado por omitir das autoridades remunerações oriundas da Nissan e por usar recursos da empresa ilegalmente para cobrir despesas pessoais. O ex-CEO foi preso pela primeira vez em 19 de novembro de 2018. Depois foi liberado após pagar fiança. O acordo de liberação previa comunicação e movimentos restritos e não podia sair do país.
Carlos Ghosn deixou o Japão afirmando ser vítima de um “sistema judicial tendencioso” e fugiu para o Líbano, onde tem cidadania. De acordo com a imprensa local, Ghosn saiu de Tóquio em uma caixa de música num jatinho privado e fez conexão na Turquia antes de chegar no Líbano.
“A Nissan continuará fazendo a coisa certa, cooperando com as autoridades judiciais e reguladoras sempre que necessário”, acrescenta a nota da montadora. Com relação às consequências para empresa, a Nissan diz: “A investigação interna encontrou evidências incontestáveis de vários atos de má conduta por Ghosn, incluindo declarações errôneas de sua compensação e apropriação indevida dos ativos da empresa para seu benefício pessoal”. “As consequências da má conduta de Ghosn têm sido significativos”.
Japão e Líbano não têm acordo de extradição. Entretanto, Yoshihide Suga, chefe de gabinete e ministro porta-voz do Japão, disse que fará todo o esforço diplomático para conseguir que o Líbano entregue Ghosn.
[Fonte: UOL]
© Noticias Automotivas. A notícia “Extremamente lamentável”, diz Nissan sobre fuga de Carlos Ghosn é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
“Extremamente lamentável”, diz Nissan sobre fuga de Carlos Ghosn publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário