quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos

Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a implantação da placa padrão Mercosul, que entrou em vigor na sexta-feira passada (31/01), causou queda no mercado de veículos de passeio no mês de janeiro.

Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, explica que o setor deixou de emplacar cerca de nove mil carros em todo o País por conta da transição das peças. Vale lembrar que cinco Estados brasileiros tiveram problemas na adoção das placas Mercosul. São eles: Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins. “Mesmo com um dia a mais de emplacamento, janeiro não conseguiu superar esses obstáculos e perdemos cerca de 9 mil emplacamentos no mês”, disse Assumpção.

Os emplacamentos de automóveis leves tiveram queda de 5,62% em comparação com janeiro do ano passado. Assumpção Júnior disse que se essas unidades tivessem sido emplacadas, o mercado teria uma alta de 1%, mas isso não aconteceu.

Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos
Foto: ALEX FALCãO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Dos nove mil, São Paulo, que tem a maior frota de veículos do país, foi o Estado mais afetado com a transição.

“Observamos, em janeiro, os reflexos da sazonalidade de compras, realizadas em dezembro, tipicamente, um mês muito forte, já que as marcas oferecem promoções antes do Natal. Além disso, a implantação das novas placas do Mercosul, em São Paulo, acabou represando a compra e emplacamentos veículos”, disse Assumpção Júnior.

Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos

Na última terça-feira, 04, a Fenabrave divulgou que os emplacamentos de veículos novos (considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) somaram 298.417 unidades. Logo, uma retração de 19,52% em comparação com dezembro do ano passado, que obteve 370.776 unidades emplacadas. Já em relação a janeiro de 2019, onde 303.295 carros foram emplacados, houve uma queda de quase dois por cento.

Sobre 2020, há expectativas de crescimento. “A oferta de crédito vai continuar agressiva por parte dos bancos, uma vez que já observamos uma retração expressiva na inadimplência e continuidade na política de redução das taxas de juros”, disse Júnior.

© Noticias Automotivas. A notícia Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário